Resumo (PT):
Esta tese tem por base a temática da educação e formação de adultos,
particularmente na sua relação com o trabalho e na sua expressão enquanto
formação profissional contínua. As questões da articulação entre a formação e a
produtividade nos contextos de trabalho representa uma problemática atual e
importante no âmbito lato da educação e formação de adultos. Torna-se assim
indispensável, perceber a articulação destas políticas em contextos de trabalho, eles
próprios, num processo importante de transformação, e seus impactos na formação,
considerando-se as relações entre formação e trabalho uma relação entre dois
mundos intercomunicáveis (Santos, 1989).
Centrando-se nas questões da formação em contexto empresarial, o objetivo é tentar
perceber quais os sentidos que adultos/trabalhadores e empresas/empregadores
atribuem à formação, ou seja, quais as perceções que atualmente os atores mais
relevantes do mercado de trabalho têm sobre a formação de adultos, particularmente
sobre a formação profissional continua. Tratando-se de um estudo de caso de um
grupo empresarial no setor do Turismo, importa perceber também as especificidades
inerentes ao mesmo e enquadrá-lo no âmbito das políticas relativas à formação das
empresas em Portugal e seu desenvolvimento na prática. Através de uma
metodologia mista, embora privilegiando uma abordagem qualitativa, o interesse é
perceber a realidade das várias empresas do grupo em estudo, no que respeita à(s)
necessidade(s), conteúdos e funções da formação, procurando compreender a
articulação entre as medidas postas em prática e as questões da sua operacionalidade
em contexto de trabalho.
Idioma:
Português
Nº de páginas:
327