Resumo (PT):
No nosso percurso de docente-investigadora, enquanto imigrante digital, temo-nos confrontado com fenómenos informacionais e de sociabilidade com mudanças profundas e rápidas; entre outras, a difusão alargada de conteúdo, o acesso mais democratizado aos mesmos, a possibilidade de nos tornarmos não apenas uma utilizadora, como também cumulativamente, uma utilizadora produtora (Bruns 2009), a constituição de uma cultura participativa (Jenkins 2006), realidades que não podem ser ignoradas diante de um público de estudantes, também ele oriundo de um contexto em que a web social se vai tornando num facto holístico. Tratar-se-á, pois, de neste estudo, considerar esses desafios nas vertentes ensino e investigação no âmbito das Humanidade Digitais.
Abstract (EN):
FR: Dans notre parcours d¿enseignante-chercheure, nous, immigrante numérique, nous nous sommes confrontée à des phénomènes informationnelles et de sociabilité aux changements profonds et rapides ; entre autres, la diffusion élargie de contenus, l¿accès plus démocratisé à ces mêmes contenus, la possibilité de devenir non seulement un usager, mais aussi cumulativement un usager producteur (Bruns 2009), la constitution d¿une culture participative (Jenkins 2006), des réalités impossibles d¿être ignorées face à un public d¿étudiants lui aussi issu d¿un contexte où le web social devient un fait holistique. Il s¿agira donc dans notre étude de considérer ces enjeux et leurs effets dans les versants enseignement et recherche, dans le cadre des humanités numériques.
Idioma:
Francês
Tipo (Avaliação Docente):
Científica