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Mapa das Instalações

Projeto/Contrato PS:PTDC/TRA/72998/2006

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto EncerradoEncerrado
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 63725
 
Referência: PTDC/TRA/72998/2006
Nome Curto: SAFESPEED
Título: SAFESPEED - Estratégias de gestão da velocidade: um instrumento para a implementação de soluções de gestão rodoviária seguras e eficientes
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?:
Nº de Instituições Participantes: 3
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: I&DT - Projectos de I&DT em Todos os Domínios Científicos
Instituição Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2009-01-01
Data de Conclusão Prevista: 2011-12-31
Data de Conclusão Efetiva: 2011-12-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 150.000,00 EUR
Detalhes
Resumo: Este projecto tem por objectivo o desenvolvimento de uma metodologia integrada aplicável ao planeamento e projecto geométrico e operacional deste tipo de estradas.
Especificamente, o objectivo consiste na identificação de um número limitado de ambientes rodoviários significativamente diferenciados, justificando a adopção de diferentes limites de velocidades e a implementação de condições de circulação específicas, e ainda a identificação de um conjunto de critérios base que possam ser usados para identificar esses diferentes ambientes rodoviários.
Para cada um desses ambientes, será desenvolvido um conjunto de princípios e de soluções padrão suficientemente flexíveis e capazes de integrar diferentes volumes de tráfego e perfis transversais tipo.
Finalmente, será desenvolvido um procedimento orientado para a avaliação do desempenho integrado ao nível de um itinerário completo, capaz de analisar a compatibilidade entre as soluções apontadas para os diferentes trechos que integram esse itinerário
Para implementar esta metodologia, há, no entanto, a necessidade de compreender as interacções entre os diferentes utilizadores da estrada, nomeadamente veículo/condutores e peões, e entre estes e a infraestrutura e o ambiente rodoviário.
Assim, o projecto inicia-se com o desenvolvimento de modelos analíticos capazes de estimar a velocidade do tráfego em regime livre e condicionado pelo tráfego, em estradas de duas vias implantadas em diferentes ambientes rodoviários. Estes modelos constituirão uma ferramenta válida para o desenvolvimento e avaliação das soluções padronizadas, tendo por referência a abordagem da FHWA descrita no HCM2000, mas também para a estimação das gamas previsíveis de dispersão de velocidades.
Os modelos de velocidade serão desenvolvidos recorrendo de forma integrada a duas abordagens. Na primeira será utilizado um simulador de condução, em ambiente controlado, para avaliação da influência de um número restrito de características geométricas da Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Observações: António Manuel Cabral Vieira Lobo - Bolseiro (dedicação 100%;contribuição 30%)
URL: http://www.fct.mctes.pt/projectos/pub/2006/Painel_Result/vglobal_projecto.asp?idProjecto=72998&idElemConcurso=917
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências da engenharia e tecnologias > Engenharia civil

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

  • Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil

Palavras Chave

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Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Universidade do Minho UMINHO Portugal Universidade Coordenador Paulo António Alves Perei
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra FCTUC Portugal Universidade Parceiro
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal Universidade Parceiro Carlos Rodrigues cmr@fe.up.pt
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 52.747,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: 52.747,00 EUR
Valor co-financiado Aprovado: 0,00 EUR
Taxa de Financiamento: 100 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP António José Fidalgo do Couto AFC Investigador 10 40
FEUP António Manuel Cabral Vieira Lobo AVL Investigador 0 0
FEUP Carlos Manuel Rodrigues CMR Investigador Responsável na UO 25 60

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FEUP 454101 Filipe Miguel Falcão da Rocha
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
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