Resumo: |
A evolução da tecnologia das plataformas móveis levou ao aparecimento de um conjunto inovador de serviços e aplicações. O aumento de largura de banda dos sistemas de comunicação destas plataformas móveis permite a transmissão de maior quantidade de informação.
Por outro lado, o aumento da precisão do sistema GPS e sua integração em plataformas móveis, torna-as adequadas para a prestação de serviços e aplicações baseadas no contexto do utilizador, tais como serviços de navegação e orientação.
O objectivo principal deste projecto é o desenvolvimento de processos para a criação de modelos tridimensionais extensos de ambientes virtuais urbanos, que possam ser utilizados em serviços e aplicações que proporcionem ao utilizador um ambiente virtual hipermédia e interactivo da área envolvente.
Este tipo de serviços pode ser amplamente adoptado em soluções desde o turismo virtual, a manutenção de infraestruturas, ou planeamento urbano, entre outros.
O problema da interoperabilidade em Sistemas de Informação Geográfica, sugere a necessidade de desenvolver procedimentos para a estruturação e integração de informação georeferenciada proviente de várias fontes, em conformidade com os standards emergentes para informação geográfica, como a série 19100 (TC211) e OpenGIS (OGC).
Estes procedimentos darão origem a um modelo estruturado, que deve ter em conta a natureza complexa dos ambientes urbanos, bem como, o grande número de fornecedores de informação, a redundância geográfica provocada pela grande diversidade de temas sobre a mesma informação geográfica de base, e divergências temporais na recolha dos dados.
A modelação de ambientes virtuais extensos, requer normalmente uma grande intervenção humana. Por outro lado, existe uma grande quantidade de informação sobre os ambientes reais a modelar que provém de diversas fontes de informação, tais como SIG, bases de dados reacionais, documentos ou imagens. Toda esta informação tem grande potencial para modelização tridimension |
Resumo A evolução da tecnologia das plataformas móveis levou ao aparecimento de um conjunto inovador de serviços e aplicações. O aumento de largura de banda dos sistemas de comunicação destas plataformas móveis permite a transmissão de maior quantidade de informação.
Por outro lado, o aumento da precisão do sistema GPS e sua integração em plataformas móveis, torna-as adequadas para a prestação de serviços e aplicações baseadas no contexto do utilizador, tais como serviços de navegação e orientação.
O objectivo principal deste projecto é o desenvolvimento de processos para a criação de modelos tridimensionais extensos de ambientes virtuais urbanos, que possam ser utilizados em serviços e aplicações que proporcionem ao utilizador um ambiente virtual hipermédia e interactivo da área envolvente.
Este tipo de serviços pode ser amplamente adoptado em soluções desde o turismo virtual, a manutenção de infraestruturas, ou planeamento urbano, entre outros.
O problema da interoperabilidade em Sistemas de Informação Geográfica, sugere a necessidade de desenvolver procedimentos para a estruturação e integração de informação georeferenciada proviente de várias fontes, em conformidade com os standards emergentes para informação geográfica, como a série 19100 (TC211) e OpenGIS (OGC).
Estes procedimentos darão origem a um modelo estruturado, que deve ter em conta a natureza complexa dos ambientes urbanos, bem como, o grande número de fornecedores de informação, a redundância geográfica provocada pela grande diversidade de temas sobre a mesma informação geográfica de base, e divergências temporais na recolha dos dados.
A modelação de ambientes virtuais extensos, requer normalmente uma grande intervenção humana. Por outro lado, existe uma grande quantidade de informação sobre os ambientes reais a modelar que provém de diversas fontes de informação, tais como SIG, bases de dados reacionais, documentos ou imagens. Toda esta informação tem grande potencial para modelização tridimensional destes ambientes virtuais, atravÈs de processos automáticos.
Um dos pontos chave deste sistema é a sua capacidade de prototipagem rápida de ambientes virtuais extensos e possibilidade de erfinamento progressivo por forma a atingir um maior nível de realismo.
Estes ambientes virtuais permitirão a diferentes tipos de utilizador, interagir com diferentes classes de informação com apresentações visuais diversas, consoante o seu perfil.
Como as plataformas móveis, têm capacidade de processamento e largura de banda limitadas, é essencial desenvolver procedimentos para a extracção rápida de segmentos de ambientes virtuais com diferentes níveis de detalhe, a partir da localização e contexto do utilizador. |