Você está em: Início > Notícias > Lançamento do livro | A Educação como Experiência Ética, Estética e Solidária

Lançamento do livro | A Educação como Experiência Ética, Estética e Solidária

14 de setembro | 18h00 | Auditório 2A

A CoPIn do CIIE-FPCEUP Políticas de Inclusão e vozes: Diversidade, Género e Intersecionalidade (PIV) desenvolveu uma apresentação transindividual performativa que pretende, simbólica e teoricamente, corporizar diferentes leituras e visões intercruzadas da obra A Educação como Experiência Ética, Estética e Solidária: Buscando Inspiração em Freire, financiada pelo CIIE-FPCEUP.

A partir das interpretações e experiências de leitura desta obra, membros da CoPIn-PIV mobilizaram-se na construção de poéticas, trechos sonoro-musicais, pantomima, texto e cordel na busca de expressão de si na pluralidade de visões que emergiram do debate entre:

- Alexandra Carvalho
- Ana Beatriz Pinho
- Ana Garcia
- Eunice Macedo (Dir.)
- Inês Moura
- Joana Mesquita
- José Cidade
- Marianita Freitas
- Lilian Calaça
- Ludmila Lins
- Maria Jesus
- Régia Vidal dos Santos
- Sara Pinheiro

O livro é lançado no dia 14 de setembro, às 18 horas, celebrando Paulo Freire. A iniciativa decorrerá no auditório 2A da FPCEUP, com transmissão em simultâneo (https://www.youtube.com/c/FPCEUPvideos), com comentários de Luiza Cortesão e Moana Soto.

A participação é gratuita, mas limitada na versão presencial. Inscrições através de https://forms.gle/M4Hio97GNBh9Ei529

Ficam as Primeiras Palavras:

Este livro surge a público no ano da Celebração do Centenário de Paulo Freire e dos 20 anos do Instituto Paulo Freire de Portugal. Associa-se também às comemorações dos 40 anos da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, que acolhe o instituto desde a sua fundação, numa relação privilegiada com o Centro de Recursos Paulo Freire e com o Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FPCEUP, que apoia esta publicação.

Neste número 7 da Coleção Querer Saber, que o IPFP tem vindo a construir, desde a sua fundação, em 2001, foram desafiados potenciais autores e autoras a escrever sobre o tema da educação como experiência ética, estética e solidária.

Como membros de uma comunidade freiriana que se tem vindo a construir e a expandir, um pouco por todo o mundo, ao longo dos anos, sugeria-se que Freire – pessoa e obra – constituísse inspiração e proposta de trabalho.

Como terão oportunidade – e esperamos, desejo – de explorar, este número é organizado em torno de um conjunto de argumentos e constituído por uma multiplicidade de contributos, de diversos campos académicos e experienciais, oriundos de diferentes países e num enquadramento intergeracional. Retomam-se lugares e memórias de trabalho, algumas mais recentes e biográficas, outras mais institucionais ou de investigação mais formal; recuperam-se memórias da construção da experiência em busca da reinvenção de um mundo outro possível.

Desafiamos potenciais leitores e leitoras a alinhar connosco nesta viagem entre passados vividos e enunciados, e futuros anunciados, engajando-se nos textos propostos a partir da sua realidade e investindo connosco na ideação de um horizonte mais humanamente humano.

14set2021

--
Ao participar neste evento, autorizo que a FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto faça a recolha do áudio e/ou da minha imagem em fotografia, vídeo ou outra forma de media.
Os dados recolhidos serão utilizados para registo (arquivo) do evento e poderão ser usados para a sua disseminação nos canais de comunicação da FPCEUP e para a produção de material de divulgação da Faculdade.

By participating in this event, I grant permission to the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP) to capture the audio and/or my image in photographs, video, or any other media format.
The data collected will be used for archive, for the eventual dissemination of the event via FPCEUPs media channels and for the production of promotional material concerning the Faculty.

Copyright 1996-2021 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-09-27 às 15:33:23 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais