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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Filipe Agostinho Pinto da Costa Galvinas Piedade

16 de setembro | 14h30

Provas de doutoramento no ramo de Ciências da Educação, requeridas pelo Mestre Filipe Agostinho Pinto da Costa Galvinas Piedade.

Apreciação da tese intitulada: "Contributos da escola para uma cidadania europeia crítica"


Equipa de orientação:

Doutora Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo
Doutor Tiago Guedes Barbosa do Nascimento Neves
Doutor Manuel Vicente da Sousa Lima Loff


Júri:
  • Doutora Maria Amélia da Costa Lopes
  • Doutora Cristina Maria Coimbra Vieira
  • Doutora Isabel Maria Estrada Carvalhais
  • Doutora Carolina Fernandes de Carvalho
  • Doutor Manuel Vicente de Sousa Lima Loff (orientador)
  • Doutor Joaquim Luís Braga dos Santos Coimbra
  • Doutor Pedro Daniel Tavares Ferreira

 
Esta prova irá realizar-se por videoconferência, ao abrigo do Despacho Reitoral n.º GR-06/03/2020 - COVID-19 - Medidas excecionais e temporárias no âmbito das Reuniões dos órgãos colegiais e de prestação de provas públicas, da Universidade do Porto. 

A sessão é aberta a todos os interessados, através do seguinte Link:
https://www.youtube.com/c/FPCEUPvideos


RESUMO:

O projeto da União Europeia (UE) de consolidação de uma cidadania europeia comum tem vindo a deparar-se com dificuldades. As várias crises económico-financeiras, a acentuação de sentimentos eurocéticos e o crescente apoio popular a correntes políticas populistas e partidos da extrema-direita têm vindo a pôr à prova a ligação entre os/as cidadãos dos Estados-membros e a UE. Estas circunstâncias reforçam a importância dos apelos feitos pelas instituições europeias para que os Estados-membros aumentem o espaço dado à dimensão europeia nos seus sistemas educativos. Em simultâneo, tanto ao nível europeu como nacional, os discursos educativos reforçam a importância de promover as competências de pensamento crítico (PC) das/os cidadãs. Perante este cenário, procuramos perceber que tipo de cidadania europeia tem vindo a ser transmitida aos/às estudantes do ensino secundário português, bem como qual a importância do PC no seu posicionamento político e qual a influência das suas emoções nestes processos. Para o conseguir efetuámos um estudo que incluiu a análise de (i) planos curriculares e manuais escolares e de (ii) discursos de professores/as e (iii) estudantes. Os resultados demonstram uma desconexão entre o objetivo de promoção do PC e as práticas educativas adotadas no ensino científico-humanístico e profissional. A UE e a cidadania europeia são apresentadas pelos manuais de forma desproblematizada e normativa, não promovendo o PC dos/as estudantes sobre assuntos europeus. Tanto os discursos de professores/as como os de estudantes revelaram que esta desconexão se deve, em boa medida, à falta de tempo para promover atividades pedagógicas que permitam esse desenvolvimento. No ensino científico-humanístico, essa situação é provocada por currículos demasiado extensos e pelo peso excessivo da avaliação. Em paralelo, os/as professores/as reconhecem que a sua falta de formação limita a adoção e eficácia de métodos pedagógicos críticos. Perante estas evidências, procurou-se identificar vias alternativas e estratégias pedagógicas que permitam a promoção efetiva do PC dos/as estudantes. Concluiu-se que atividades pedagógicas que estimulam o PC poderiam ser integradas nos espaços destinados à educação para a cidadania, devendo incluir experiências interativas sobre temas sociopolíticos moralmente controversos e, preferencialmente, ligados a questões humanitárias, ambientais, dos direitos dos animais e sobre o funcionamento democrático. Sublinham-se ainda algumas das potencialidades que as ligações afetivas dos/as participantes com esses temas podem assumir no seu desenvolvimento cognitivo e moral. Finalmente, reforça-se a importância de dar formação aos/às professores/as envolvidos/as nestas atividades, assim como de as fazer acompanhar por uma transformação do ambiente escolar que proporcione condições aos/às estudantes para exercitarem as suas competências críticas dentro do contexto escolar.


ABSTRACT:

The European Union’s (EU) project of consolidating a common European citizenship has been facing difficulties. Several economic and financial crises, the increase of Eurosceptic feelings, the growing popular support given to populist political forces and to far-right parties have been challenging the connection between citizens from the several member-states and the EU. These circumstances reinforce the importance of some European institution’s calls for member-states to increase the space given to the European dimension within their educational systems. Simultaneously, both at the national and European levels, educational discourses underline the importance of promoting citizens’ critical thinking (CT) abilities. In this scenario, we have tried to find out what kind of European citizenship has been transmitted to upper secondary Portuguese students, what is the importance of CT in their political stances and what are the influences of their emotions in these processes. To achieve this, we have conducted a study that included the analysis of (i) curricular plans and textbooks and the (ii) discourses produced by teachers and (iii) students. The results revealed a disconnection between the goal of promoting CT and the educational practices adopted in both academic and vocational upper secondary schools. The EU and European citizenship are presented in a non-confrontational and normative way that does not promote the students CT skills about European topics. Both the discourses of teachers and students allowed us to understand that this disconnection is, largely, due to a lack of time to promote pedagogical activities that allow that development. In academic education, this lack of time exists because curricula are excessively long and because of the weight of evaluation. Additionally, teachers recognize that their own lack of training significantly limits the adoption and efficacy of pedagogical critical methods. In this knowledge, we have sought to identify alternative paths and pedagogical strategies that may allow an effective promotion of the students’ CT skills about European topics. We have concluded that pedagogical activities that stimulate CT could be integrated in the time slots destined to citizenship education and that these activities should include interactive experiences about sociopolitical topics that are morally controversial and that are, preferably, connected to humanitarian, environmental and animal’s rights issues and to democratic functioning processes. Additionally, the potential of participants’ affective connections with these topics towards their cognitive and moral development is also discussed. Finally, we stress the importance of training the teachers involved in these activities, as well as the need of accompanying this with a transformation of school environment that allows students to exercise their critical competences within the schooling context.


RÉSUMÉ:

Le projet de l’Union européenne (UE) de consolidation d’une citoyenneté européenne commune se heurte à des difficultés. Plusieurs crises économiques, l'augmentation des sentiments eurosceptiques, le soutien populaire aux forces politiques populistes et aux partis d'extrême droite ont remis en cause le lien entre les citoyens de plusieurs États membres et l'UE. Ces circonstances renforcent l’importance des appels par institutions européennes aux États membres pour qu’ils augmentent l’espace donné à la dimension européenne au sein de leurs systèmes éducatifs. Dans le même temps, les discours éducatifs soulignent l’importance de promouvoir les capacités de pensée critique (PC) des citoyens. Dans ce scénario, nous avons essayé de savoir quel type de citoyenneté européenne a été transmis aux étudiants portugais du secondaire, quelle est l'importance de la PC dans leurs prises de position politiques et quelles sont les influences de leurs émotions dans ces processus. Nous avons mené une étude qui comprenait l'analyse des plans et manuels scolaires et des discours produits par les enseignants et les étudiants. Les résultats ont révélé une déconnexion entre l'objectif de promotion de la PC et les pratiques pédagogiques adoptées dans les lycées tant scientifique-humaniste que professionnels. L'UE et la citoyenneté européenne sont présentées d'une manière non conflictuelle et normative qui ne favorise pas les compétences PC des étudiants sur des sujets européens. Les discours des enseignants que des élèves nous ont permis de comprendre que cette déconnexion est due à un manque de temps pour promouvoir des activités pédagogiques qui permettent ce développement. Dans l'enseignement scientifique-humaniste, ce manque de temps existe parce que les programmes sont trop longs et en raison du poids de l'évaluation. De plus, les enseignants reconnaissent que leur propre manque de formation limite considérablement l'adoption et l'efficacité des méthodes pédagogiques critiques. Ainsi, nous avons cherché à identifier des voies alternatives et des stratégies pédagogiques susceptibles de permettre une promotion efficace des compétences PC des étudiants. Nous avons conclu que les activités pédagogiques qui stimulent la PC pourraient être intégrées dans les plages horaires destinées à l'éducation à la citoyenneté et que ces activités devraient inclure des expériences interactives sur des sujets sociopolitiques qui sont moralement controversés et sur les questions humanitaires, environnementales, des droitsdes animaux et aux processus de fonctionnement démocratique. De plus, le potentiel des liens affectifs des participants avec ces sujets pour leur développement cognitif et moral est également discuté. Enfin, nous soulignons l'importance de former les enseignants, ainsi que la nécessité de l'accompagner d'une transformation de l'environnement scolaire qui permette aux élèves d'exercer leurs compétences critiques dans le contexte scolaire.

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