Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Ana Teresa Pollo Mendonça

Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Ana Teresa Pollo Mendonça

29 de julho | 14h00

Provas de doutoramento no ramo de Ciências da Educação, requeridas pela Mestre Ana Teresa Pollo Mendonça.

Apreciação da tese intitulada: "A transformação das práticas profissionais docentes tendo como referência a metodologia TELESSALAtm: um estudo de caso de professores que trabalharam no programa Autonomia entre 2009 e 2015"

Equipa de orientação:
Doutora Ariana Maria de Almeida Matos Cosme


Júri:
  • Doutora Maria Amélia da Costa Lopes
  • Doutora Maria Luísa Lebres Aires
  • Doutora Patrícia Lupion Torres
  • Doutora Ana Maria de Sousa Neves Vieira
  • Doutor João Carlos Pereira Caramelo
  • Doutora Ariana Maria de Almeida Matos Cosme
  • Doutora Eunice Margarida Batista Macedo Alves



Esta prova irá realizar-se por videoconferência, ao abrigo do Despacho Reitoral n.º GR-06/03/2020 - COVID-19 - Medidas excecionais e temporárias no âmbito das Reuniões dos órgãos colegiais e de prestação de provas públicas, da Universidade do Porto. 

A sessão é aberta a todos os interessados, através do seguinte Link:
https://www.youtube.com/c/FPCEUPvideos


RESUMO: 

Nesta tese analisam-se as transformações nas práticas docentes de professores que trabalharam no Programa Autonomia – uma parceria entre a Fundação Roberto Marinho (FRM) e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), Brasil, que visava a aceleração de estudos para a conclusão da Educação Básica de alunos em defasagem idade-série – entre 2009 e 2015, tendo como referência a Metodologia TelessalaTM. Sem nunca ter sido nossa intenção elegê-la como um “ideal”, assumimos para esta investigação – inserindo-nos dentro do paradigma sócio-crítico –, uma abordagem qualitativa, com recurso ao estudo de caso, a partir da realização de entrevistas individuais semiestruturadas, grupos de discussão focalizada e uma breve análise documental, interpretadas utilizando a técnica de análise de conteúdo.
As afirmações dos dezessete professores e três representantes da Fundação Roberto Marinho (FRM) indicam que o modelo de educação bancária (Freire, 1987) trabalhado no ensino regular não os desafiava pedagogicamente, afirmando que as suas práticas são claramente marcadas pelo antes e depois da vivência do Programa Autonomia, pois passaram a organizar situações que reconhecem a singularidade do perfil dos alunos, na luta por uma escola inclusiva e democrática. Neste sentido, destaca-se como contributos para a transformação da sua prática didática a partir do trabalho com a Metodologia TelessalaTM a unidocência, não só por possibilitar o trabalho interdisciplinar, dialógico, visando aprofundar a complementaridade/complexidade dos conteúdos curriculares, mas por posicionar o professor como problematizador do contexto em que a comunidade escolar se insere, valorizando os conhecimentos prévios dos estudantes, sem o qual a produção de significados fica comprometida. Uma vez que os sujeitos relatam não identificar mudanças significativas na formação inicial de professores, destacam a formação continuada como um contributo, esta se tornando imprescindível para garantir a reflexão sobre novos paradigmas pedagógicos, através dos quais essas mudanças se dão.
Há possibilidades de melhoria qualitativa do processo de ensino-aprendizagem em contextos de elevados índices de reprovação e evasão escolar, a partir do trabalho com a Metodologia TelessalaTM, já que essa mudança fez com que professores acomodados resgatassem o sentido do início de carreira, e os que pensavam em se aposentar se realizassem profissionalmente – alguns tendo assumindo o papel de coordenadores pedagógicos/ diretores de escola. A resposta ao “fracasso escolar” é uma resposta não só pedagógica, mas política. Para isso, a escola precisa ter como prioridade o princípio da educabilidade, de que todos os alunos são capazes de aprender. Esta alteração paradigmática que implica a transformação das práticas docentes não é exclusiva da Metodologia TelessalaTM: essa mudança já vem ocorrendo, nos inéditos viáveis (Freire, P., 1987) de outras experiências bem sucedidas com pedagogias inovadoras em andamento no Brasil e no mundo.

Palavras-Chave: Transformação das práticas profissionais docentes; Metodologia TelessalaTM; Programa Autonomia; professor enquanto profissional reflexivo


ABSTRACT:

This thesis analyzes the teaching practices transformations of teachers who worked in the Autonomy Program – a partnership between Roberto Marinho Foundation (FRM) and Rio de Janeiro State Education Department (SEEDUC), Brazil, which aimed to accelerate the studies for the conclusion of Basic Education of students with age and grade gaps – between 2009 and 2015, regarding TelessalaTM Methodology. Without ever having been our intention to choose it as an “ideal”, we assumed for this research – inserting ourselves within the socio-critical paradigm –, a qualitative approach, using the case study, since the individual semi-structured interviews, focus group discussions and a brief documentary analysis realized, interpreted using the content analysis technique.
The comments of the seventeen teachers and three representatives of the Roberto Marinho Foundation (FRM) shows that the banking education model (Freire, 1987), worked in regular education did not challenge them pedagogically, asserting that their practices are marked by the before and after the experience in the Autonomy Programme, as they started to organise situations that recognise the uniqueness of the students' profile, in their struggle for an inclusive and democratic school. In this sense, it stands out as contributions to their teaching practice transformation regarding the TelessalaTM Methodology the role as a mediator teacher, not only because it enables interdisciplinary, dialogical work, aiming to deepen the complementarity/complexity of curricular contents, but for positioning the teacher as a problematiser of the context where the school community is inserted, valuing the students' prior knowledge, without which the production of meanings is compromised. Once the subjects report not identifying significant changes in the initial teacher training, they highlight the continuing education as a contribution, essential to guarantee the reflection on the new paradigm, through which those changes take place.
There are possibilities of qualitative improvement of the teaching-learning process in high rates of failure and school dropout contexts, regarding TelessalaTM Methodology, since this change has made accommodated teachers rescue the meaning of the beginning of their career, and those who were thinking of retiring became professionally fulfilled – some having assumed the role of pedagogical coordinators/school headmasters. The answer to “school failure” is not only pedagogical but a political one. For this, the school needs to prioritise the principle of educability, which says that all students are capable of learning. This paradigmatic change that implies the teaching practices transformations is not exclusive to the TelessalaTM Methodology: this change has already been occurring, in the untested feasibility (Freire, P., 1987) of other successful experiences with innovative pedagogies in progress in Brazil and around the world.

Keywords: Teaching practices transformation; TelessalaTM Methodology; Autonomy Program; transformations; teacher as a reflective professional


RÉSUMÉ: 

Cette thèse analyse les transformations des pratiques pédagogiques des enseignants qui ont travaillé pour le Programme Autonomie – un partenariat entre la Fondation Roberto Marinho (FRM) et le Département de l'Éducation de l'État de Rio de Janeiro (SEEDUC), au Brésil, qui visait à accélérer les études pour l'achèvement de l'éducation de base des élèves en décalage, entre 2009 et 2015 - ayant pour référence à la Méthodologie TelessalaTM. Sans jamais avoir eu l'intention de choisir cette méthodologie comme modèle “idéal” pour notre recherche, nous avons supposé – en nous insérant dans le paradigme sociocritique –, une approche qualitative, en utilisant l'étude de cas, à partir de la réalisation d'entretiens individuels semi-structurés, avec des groupes de discussion ciblés et d'une brève analyse documentaire, qui furent interprétés selon la technique de l'analyse de contenu.
Les rapports de dix-sept enseignants et de trois représentants de la Fondation Roberto Marinho (FRM) signalent que le modèle d'éducation bancaire (Freire, 1987) travaillé dans l’enseignement ordinaire ne les a pas interpellés sur le plan pédagogique, considérant que leurs pratiques sont clairement marquées par l'avant et l'après de leur participation au Programme Autonomie. En effet, ces vingt participants ont commencé à organiser des activités pédagogiques qui reconnaissent le caractère unique du profil des élèves, dans la lutte pour une école inclusive et démocratique. En ce sens, nous avons alors distingué comme une contribution à la transformation de leur pratique par rapport au travail avec la Méthodologie TelessalaTM le rôle d'un enseignant médiateur. Non seulement parce qu’il permet un travail interdisciplinaire et dialogique, visant à approfondir la complémentarité/complexité des contenus et programmes scolaires, mais parce qu’il positionne l'enseignant comme problématiseur du contexte dans lequel la communauté scolaire est insérée, valorisant les connaissances préalables des élèves, sans lesquelles la production de sens est compromise. En fin de compte, les participants rapportent l’importance de la formation continue comme une contribution, devenant essentiel pour assurer la réflexion sur les nouveaux paradigmes pédagogiques, à travers lesquels ces changements ont lieu.
Il existe des possibilités d'amélioration qualitative du processus d'enseignement et d'apprentissage dans des contextes de taux élevés d'échec et d'abandon scolaire, grâce au travail avec la Méthodologie TelessalaTM, puisque ce changement a permis aux enseignants de retrouver le sens du début de leur carrière, et même à ceux qui pensaient prendre leur retraite de se réaliser professionnellement. – certains ayant assumé le rôle de coordinateurs pédagogiques/directeurs d'école. La réponse à “l’échec scolaire” n'est pas seulement une réponse pédagogique, mais aussi politique. Pour cela, l'école doit avoir comme priorité le principe de l'éducabilité, selon lequel tous les élèves sont capables d'apprendre. Ce changement paradigmatique qui implique la transformation des pratiques n'est pas exclusif à la Méthodologie TelessalaTM: ce changement s'est déjà produit, dans l’inédite viable (Freire, P., 1987) ainsi que dans d'autres expériences réussies de pédagogies innovantes en cours au Brésil et dans le monde.

Mots-clés: Transformation des pratiques professionnelles d'enseignement; Méthodologie TelessalaTM; Programme Autonomie; l'enseignant en tant que professionnel réfléchi

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-07-24 às 11:45:42 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais