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Provas de Doutoramento em Psicologia - Anna Rosa e Souza Ochiuzzo

28 de julho | 12h00

Provas de doutoramento no ramo de Psicologia, requeridas pela Mestre Anna Rosa e Souza Ochiuzzo.

Apreciação da tese intitulada: "Conceção e a prática de enfermeiro dos Cuidados de Saúde Primários acerca da saúde mental infantojuvenil: um estudo entre Brasil e Portugal"

Orientação:
Doutora Marina Gomes Serra de Lemos


Júri:
  • Doutora Maria de São Luís de Vasconcelos Fonseca e Castro Schöner
  • Doutora Lígia Maria Monteiro Lima
  • Doutora Maria de Fátima de Oliveira Coutinho Silva
  • Doutora Marina Gomes Serra de Lemos
  • Doutora Inês Maria Soares Areal Rothes



Esta prova irá realizar-se por videoconferência, ao abrigo do Despacho Reitoral n.º GR-06/03/2020 - COVID-19 - Medidas excecionais e temporárias no âmbito das Reuniões dos órgãos colegiais e de prestação de provas públicas, da Universidade do Porto. 

A sessão é aberta a todos os interessados, através do seguinte Link:
https://www.youtube.com/c/FPCEUPvideos


RESUMO: 

Visando analisar as concepções e a prática da saúde mental infantojuvenil ( de enfermeiros que atuam nos Cuidados de Saúde Primár ios (CSP), no Brasil e em Portugal, este estudo, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizado com 131 enfermeiros brasileiros da cidade de João Pessoa e 124 portugueses da cidade do Porto. Foram utilizados um Teste de Associação Livre de Pal avras (TALP), analisado por meio da Análise Prototípica desenvolvida por Pierre Vergès; uma entrevista semiestruturada, por meio da Análise Categorial Temática de Bardin; e um questionário com questões referentes à caracterização sociodemográfica e profiss ional dos participantes, à importância e à frequência das práticas dos enfermeiros no cuidado voltado para a SMI. Os dados levantados por meio desse questionário foram analisados através do programa Statistica l Package for Social Science utilizando se métodos estatísticos descritivos e inferenciais. Da análise realizada nas entrevistas com os enfermeiros brasileiros e portugueses, os resultados revelaram concepções, predominantemente, com uma perspetiva mais restrita, voltadas para o paradigma biomédico. Contudo, também foi evidenciada uma concepção mais alargada sobre a SMI, situando a de forma compatível com o modo psicossocial. Por meio do TALP, tanto para o conceito de saúde quanto para o de doença mental in fantojuvenil, o estudo indicou que as evocações dos enfermeiros brasileiros e portugueses mais uma vez, remetem aos paradigmas psicossocial e biomédico. Os dados analisados estatisticamente, de ambos os países, revelaram que existem contradições no modo como os profissionais pensam (concepções) e como realizam (autorrelato) suas práticas no cuidado voltado para a criança e o adolescente, no âmbito da SMI, pois a variável 'importância' das práticas foi sempre superior aos resultados relativos à variável 'frequência' de utilização das mesmas Nas duas nacionalidades, os enfermeiros sentem dificuldades no cotidiano assistencial e percebem que é preciso ter formação em saúde mental voltada para o público infantojuvenil. Considerando os resultados encontrados, espera se que este estudo traga contribuições relevantes sobre a compreensão do cuidado em SMI, para que os enfermeiros possam obter melhores resultados em sua prática assistencial, no contexto dos CSP, para novas investigações referentes ao tema e para o ensino da Enfermagem.

Palavras-Chave: Enfermeiro; cuidados de saúde primários; saúde mental; criança.


ABSTRACT:

Aiming to analyze the concepts and practice of child and adolescent mental health (CAMH) of nurses working in Primary Health Care (PHC), in Brazil and Portugal, this study, with a qualitative and quantitative approach, it was conducted with 131 Brazilian nurses from the city of João Pessoa and 124 Portuguese from the city of Porto. A Free Word Associati on Test (FWAT) was used, analyzed using the Prototypic Analysis developed by Pierre Vergès; a semi structured interview, through Bardin's Thematic Category Analysis; and a questionnaire with questions related to the sociodemographic and professional characterization of the participants, the importance and frequency of nurses' practices in care focused on CAMH. The data collected through this questionnaire were analyzed through the Statistical Package for Social Science program using descriptive and inferential statistical methods. From the analysis conducted in the int erviews with Brazilian and Portuguese nurses, the results revealed conceptions, predominantly, with a more restricted perspective, focused on the biomedical paradigm. However, a broader concept ion of CAMH was also evidenced, situating it in a way compatible with the psychosocial mode. Through the TALP, both for the concept of health and for the concept of child and adolescent mental illness, the study indicated that the evocations of nurses Br azilians and Portuguese once again, refer to psychosocial and biomedical paradigms. The statistically analyzed data from both countries revealed that there are contradictions in the way professionals think (conceptions) and how they perform (self report) their practices in care aimed at children and adolescents, within the scope of IMS, because the variable 'importance' of practices was always superior to the results related to the variable 'frequency' use of the same practices. In both nationalities, nurses experience difficulties in daily care and realize that ment al health education aimed at the children's public needs to be trained. Considering the results found, it is expected that this study will bring relevant contributions on the understanding of care in CAMH, so that nurses can obtain better results in their care practice, in the context of the PHC, for new investigations related to the theme and for nursing teaching.

Keywords: Nurse; primary health care; mental health; child; adolescent.


RÉSUMÉ: 

Visant à analyser les conceptions et la pratique de la Santé Mentale des Enfants et des Adolescents (SMEA) des infirmières travaillant dans les Soins de Santé Primaires (SSP), au Brésil et au Portugal, cette étude, avec une approche qualitative et quant itative, a été menée avec 131 infirmières brésiliennes de la ville de João Pessoa et 124 portugaises de la ville de Porto. Un Test d’Association de Mots Libres (TAML) a été utilisé, analysé à l’aide de l’Analyse Prototypique développée par Pierre Vergès; une entrevue semi structurée, par l’entremise de l’Analyse Thémat ique des Catégories de Bardin; et un questionnaire avec des questions liées à la caractérisation sociodémographique et professionnelle des participants, à l’importance et à la fréquence des pratiques des infirmières en soins axées sur le SMEA. Les données recueillies dans le cadre de ce questionnaire ont été analysées dans le cadre du programme Statistical Package for Social Science à l’aide de méthodes statistiques descriptives et inférences. D’après l’analyse effectuée dans les entretiens avec des infirmi ères brésiliennes et portugaises, les résultats ont révélé des conceptions, principalement, avec une perspective plus restreinte, axées sur le paradigme biomédical. Toutefois, une conception plus large du SMEA a également été démontrée, la situant d’une ma nière compatible avec le mode psychosocial. Par le biais du TAML, tant pour le concept de santé que pour le concept de maladie mentale chez les enfants et les adolescents, l’étude a indiqué qu e les évocations des infirmières brésiliennes et portugaises se réfèrent une fois de plus aux paradigmes psychosociaux et biomédicaux. Les données analysées statistiquement des deux pays ont révélé qu’il existe des contradictions dans la façon dont les professionnels pensent (conceptions) et comment ils exécutent ( auto déclarent) leurs pratiques en matière de soins destinés aux enfants et aux adolescents, dans le cadre du SMEA, parce que l’importance variable des pratiques a toujours été supérieure au x résultats liés à la fréquence variable d’utilisation des mêmes pratiques. Dans les deux nationalités, les infirmières éprouvent des difficultés dans les soins quotidiens et se rendent compte que l’éducation en santé mentale destinée au public des enfants doit être formée. Comptetenu des résultats obtenus, on s’att end à ce que cette étude apporte des contributions pertinentes sur la compréhension des soins dans le SMEA, afin que les infirmières puissent obtenir de meilleurs résultats dans leur pratique des soins, dans le contexte du SSP, pour de nouvelles enquêtes l iées au thème et à l’enseignement d’Infirmière.

Mots-clés: Infirmière; soins des santé primaires; santé mentale; l’enfant; adolescent.

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