Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Jubilação do Professor João Marques Teixeira

Jubilação do Professor João Marques Teixeira

-

No dia da sua jubilação, expressamos a nossa gratidão ao Prof. João Marques Teixeira, pelos anos de dedicação à FPCEUP e à docência, e o nosso reconhecimento pelos inestimáveis contributos para o desenvolvimento e afirmação da nossa instituição.

Endereçamos-lhe os nossos Parabéns e os votos de que a sua trajetória profissional continue a prosseguir este rumo e a marcar indelevelmente a FPCEUP.

Muito obrigada!

A Direção da FPCEUP
4 de maio de 2021

foto
Conferência de abertura Congresso Mundial de Psiquiatria (2019)

Licenciou-se em Medicina e Cirurgia, em 1974, na Faculdade de Medicina, onde iniciou a sua carreira docente, em 1975, lecionando as aulas práticas de Anatomia Topográfica.

Especializou-se em Psiquiatria em 1983 e em 1985 recebe o título de psicoterapeuta antropo-analista pela Sociedade Portuguesa de Antropoanálise.

De 1979 a 1991 é assistente hospitalar de psiquiatria no Hospital Conde de Ferreira, e começa a lecionar na FPCEUP, como assistente convidado na disciplina de Psicofisiologia entre 1984-1991

Em 1991 doutora-se em Psicologia na FPCEUP e assume a regência da disciplina de Psicofisiologia como Professor Auxiliar, até 1997, onde assume o cargo de Professor Associado, mantendo a regência da mesma disciplina.

foto2
Com Danish Bugra e Alonso Fernandez (2016)

Em 2000 faz a sua agregação com a lição “Biopsicologia do Crime – O que a evidência não nos diz” e em 2013 inicia a sua colaboração com a Faculdade de Medicina na docência do programa doutoral em Neurociências. Participou na criação do mestrado e doutoramento inter-faculdades da Universidade do Porto em Ciências Forenses, fazendo parte até ao presente da Comissão Científica.

Em 2014, enquanto Presidente do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos, propõe a criação da sub-especialidade em Psiquiatria Forense e recebe o título de Sub-Especialista em Psiquiatria Forense pela Ordem dos Médicos, em 2017, presidindo ao respetivo Colégio.

Em 2016, enquanto Presidente do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos, propõe a criação da competência em Adictologia Clínica e, em 2019, recebe a Competência em Adictologia Clínica, pela Ordem dos Médico, presidindo à sua Comissão Instaladora.

Em 1983 criou o Laboratório de Psicofisiologia na FPCEUP (hoje Laboratório de Neuropsicofisiologia), tendo-o dirigido desde essa altura.

foto3
Com Henri Atlan (2016)

Define a política de investigação do Laboratório e cria as principais linhas que vão definir a sua especificidade no futuro. Nomeadamente, um modelo de neuro-melhoramento e neuroterapia por neurofeedback, cognição normal e patológica e reabilitação em Saúde Mental. Foi investigador principal em mais de 35 projetos financiados.

Publicou 11 livros, 7 capítulos de livros e mais de 6 dezenas de artigos em revistas nacionais e internacionais com factor de impacto.

foto4
Com Carlos Mota Cardoso e Cândido Agra (2017)

Foi fundador e é Presidente da Associação Portuguesa de Neurofeedback e Neurotecnologia.

Foi fundador e é Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Centrada no Cliente e Abordagem Centrada na Pessoa.

Ex-Presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental.

Foi fundador e é Presidente Honorário da Associação Portuguesa de Grupos Balint.

É Membro Honorário da World Psychiatric Association.

foto5
TED Talks (2011)


Lista completa de publicações AQUI
ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-1000-5318

IMPRENSA | João Marques Teixeira despede-se da docência na FPCEUP



Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-05-12 às 08:17:14 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais