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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Daniela Filipa Ferreira Pinto

13 de abril | 16h00

Provas de doutoramento no ramo de Ciências da Educação, requeridas pela Mestre Daniela Filipa Ferreira Pinto.

Apreciação da tese intitulada: "Desenhar pontes entre níveis de ensino: um estudo misto sobre a dimensão pedagógica e educativa da transição do ensino secundário para o ensino superior"

Equipa de orientação:
Doutora Maria Amélia da Costa Lopes e Doutora Ana Maria Mouraz Lopes

Júri:
  • Doutor António Manuel Magalhães Evangelista
  • Doutor Rui Marques Vieira
  • Doutora Alexandra Maria Dantas Castro Araújo Mendes
  • Doutora Isabel José Botas Bruno Fialho
  • Doutora Ana Maria Mouraz Lopes (orientadora)
  • Doutora Maria de Fátima Carneiro Ribeiro Pereira
  • Doutora Maria Amélia Pina Tomás Veiga



Esta prova irá realizar-se por videoconferência, ao abrigo do Despacho Reitoral n.º GR-06/03/2020 - COVID-19 - Medidas excecionais e temporárias no âmbito das Reuniões dos órgãos colegiais e de prestação de provas públicas, da Universidade do Porto. 

A sessão é aberta a todos os interessados, através do seguinte Link:
https://www.youtube.com/c/FPCEUPvideos


RESUMO: 

A transição entre ensino secundário e ensino superior constitui um desafio aos sistemas educativos, apostados em aumentar a qualificação académica continuada dos/as seus/suas cidadãos/ãs. A investigação sobre os processos de transição para o ensino superior tem incidido maioritariamente na influência de fatores individuais e sociais, sendo menos explorados os efeitos de fatores pedagógicos e curriculares. Neste projeto, partimos da ideia de que as práticas pedagógicas nos dois níveis de ensino apresentam algumas diferenças, motivadas por dissemelhanças nas características institucionais, na formação docente e na organização pedagógica e curricular. A investigação teve como principal objetivo perceber como é que as diferenças institucionais, pedagógicas e curriculares influenciam os processos de transição e como é que estes podem ser melhorados. Para tal, mobilizou-se uma metodologia mista, com recurso a métodos de recolha e análise de dados de natureza quantitativa e qualitativa. Para explorar a temática foi fundamental compreender as perspetivas de estudantes e de docentes do ensino secundário e do ensino superior, o que possibilitou aprofundar e cruzar perceções sobre o tema. Os resultados indicam que os/as estudantes identificam diferenças entre o ensino secundário e o ensino superior, evidenciando a passagem de uma lógica centrada na relação pedagógica, no ensino secundário, para uma lógica centrada no conhecimento, mais presente no ensino superior. Os discursos dos/as docentes corroboram estas perspetivas, evidenciando-se práticas focadas no apoio e acompanhamento dos/as alunos/as, no ensino secundário, e um foco no desenvolvimento da autonomia dos/as estudantes, no ensino superior. Estas diferenças parecem gerar dificuldades nos processos de transição, assinaladas por estudantes e docentes, ao nível do desenvolvimento de competências transversais que possibilitem uma efetiva preparação para a transição para o ensino superior. Os resultados evidenciam características institucionais e das políticas educativas vigentes que limitam uma melhor preparação e apoio dos/as estudantes nos seus processos de transição. Destes resultados emergem possibilidades de articulação entre o ensino secundário e o ensino superior, potenciadoras dos processos de transição e dos percursos formativos dos/as estudantes.


ABSTRACT:

School transitions between secondary education and higher education, are a challenge to education systems, focused on increasing the lifelong learning qualification of their citizens. The research about the transition processes to higher education has focused individual and social factors and the effects of pedagogical and curricular factors are less explored. In this project we start from the idea that the pedagogical practices in these two education levels seem to present some differences, due to dissimilarities in institutional characteristics, teacher’s training, and pedagogical and curricular organization. This research had as main objective to identify how these institutional, pedagogical, and curricular differences influence the transition processes and how they can be improved. To this end, a mixed methodology was used, using quantitative and qualitative methods to collect and analyse data. To explore this theme, we consider it is essential to understand the perspectives of students and teachers from secondary and higher education, which enabled the deepen and cross-check perceptions about this theme. The project’s results indicate that students identify differences between secondary education and higher education, showing the transition from a logic focused on the pedagogical relationship, in secondary education, to a logic focused on knowledge, more evidenced in higher education. The teachers’ speeches confirm those perspectives, showing practices focused on the support and monitoring of students in secondary education, and a focus on the development of students' autonomy in higher education. These differences seem to generate difficulties in the transition processes, which were highlighted by students and teachers, particularly in terms of the development of transversal skills that allow an effective preparation for the transition to higher education. The results show institutional characteristics and current educational policies that limit better preparation and support for students in their transition processes. From these results, possibilities for articulation between secondary education and higher education emerge, enhancing the transition processes and the students' educational paths.


RÉSUMÉ:

Les transitions scolaires entre l'enseignement secondaire et l'enseignement supérieur, posent un défi aux systèmes éducatifs, axés sur l'augmentation de la qualification académique continue de leurs citoyens/citoyennes. La recherche s'est concentrée sur la façon dont les facteurs individuels et sociaux influencent les processus de transition, étant les effets des facteurs pédagogiques et curriculaires moins explorés. Dans ce projet, nous partons de l'idée que les pratiques pédagogiques aux deux niveaux d'enseignement semblent présenter des différences, motivées pour dissemblances de caractéristiques institutionnelles, de formation des enseignants et d'organisation pédagogique et curriculaire. Cette recherche avait l’objectif principal d'identifier comment ces différences institutionnelles, pédagogiques et curriculaires influencent les processus de transition et comment peuvent-elles être améliorées. Nous avons mobilisé une méthodologie mixte, utilisant des méthodes de collecte et d'analyse de données de nature quantitative et qualitative. Pour explorer le thème, il était essentiel de comprendre les perspectives des étudiants/es et des enseignants/es du secondaire et du supérieur, ce qui a permis d'approfondir et de recouper les perceptions sur le thème. Les résultats indiquent que les élèves identifient des différences entre l'enseignement secondaire et l'enseignement supérieur, mettant en évidence le passage d'une logique centrée sur la relation pédagogique, dans l'enseignement secondaire, à une logique centrée sur la connaissance, plus présent dans l'enseignement supérieur. Les discours des enseignants/es corroborent ces perspectives, mettant en évidence des pratiques axées sur l'accompagnement et le suivi des élèves du secondaire, et une focalisation sur le développement de l'autonomie des étudiants dans l'enseignement supérieur. Ces différences semblent générer des difficultés, mis en évidence par étudiants/es et enseignants/es, en termes de développement de compétences transversales qui permettent une préparation efficace à la transition vers l'enseignement supérieur. Les résultats montrent des caractéristiques institutionnelles et des politiques éducatives actuelles qui limitent une meilleure préparation et accompagnement des étudiants/es dans leurs processus de transition. De ces résultats émergent des possibilités d'articulation entre l'enseignement secondaire et l'enseignement supérieur, renforçant les processus de transition et les parcours de formation des étudiants/es.

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