Você está em: Início > Notícias > Inquéritos Pedagógicos da Universidade do Porto (IPUP)

Inquéritos Pedagógicos da Universidade do Porto (IPUP)

-

A propósito dos resultados dos Inquéritos Pedagógicos (IPUP) de 2019/2020, o Conselho Pedagógico e a AEFPCEUP mobilizaram-se numa iniciativa conjunta com a finalidade de apelar à reflexão e à recolha de sugestões sobre atividades que possam contribuir para aumentar a adesão ao preenchimento.

Dessa iniciativa, que agora divulgamos, resultaram um vídeo de sensibilização e apelo e um FORMULÁRIO para preenchimento com as ideias que quiserem sugerir e partilhar. Só com a participação inequívoca do maior número possível de estudantes será possível obter um retrato real das problemáticas envolvidas com vista a atingir uma melhor compreensão das mesmas e desenhar estratégias para as abordar.

Aproveitamos para relembrar que os IPUP relativos ao primeiro semestre de 2020/2021 podem ser preenchidos até ao dia 5 de março.

Tradução do vídeo - PT

Sabes o que são os Inquéritos Pedagógicos?

Os Inquéritos Pedagógicos (IPUP) são um importante instrumento de melhoria contínua da qualidade do ensino na Universidade do Porto, incentivando à reflexão sobre a organização das unidades curriculares e sobre a forma como as mesmas são conduzidas pelos docentes, em cada semestre.

Onde, quando e quem preenche os Inquéritos Pedagógicos?

Estes inquéritos são disponibilizados online, no Sigarra, no final de cada semestre.  Todos/as os/as estudantes são convidados a preenchê-los, de forma anónima.

Porém, a taxa de preenchimento no ano letivo 2019/2020 foi inferior a 50% no 1º e no 2º semestre.

Queremos que olhes para os resultados que recebeste pelo webmail e que nos digas: Estes resultados representam-te?

Baixas taxas de preenchimento fazem com que os resultados médios obtidos nestes inquéritos possam não ser fiéis para representar a maioria dos estudantes.

Para inverter esta tendência só existe um caminho - levar todos e todas os e as estudantes a preencherem os próximos IPUP! Não te demitas do teu papel!

Por esta via, nós, estudantes, podemos colaborar ativa, direta e construtivamente para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da nossa própria faculdade.

E tu? Queremos ouvir-te! Que impacto gostarias que estes inquéritos tivessem? Responde ao nosso formulário através do link disponibilizado!

Video Translation - EN

Do you know what pedagogical surveys are?

The Pedagogical Surveys are an important instrument for the continuous improvement of the quality of teaching at the University of Porto, encouraging reflection on the organization of the course units, and about the way they’re conducted by the teachers, in each semester.

Where, when, and who fills the pedagogical surveys?

These surveys are made available online, at the end of each semester. All students are invited to fill them out, anonymously.

However, the rate of completion in the academic year 2019/2020 was less than 50% in the first and second semesters.

We ask you to look at the results you received via webmail, and tell us: do these results represent you?

Low completion rates mean that the average results obtained in these surveys, may not be reliable to represent the majority of students.

To reverse this trend, there is only one way – to take all students to complete the next pedagogical surveys! Don’t resign from your role!

By this way, we, students, can actively, directly, and constructively collaborate to improve the teaching and learning process of our university.

We want to hear from you: what impact would you like these surveys to have?

Copyright 1996-2021 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-03-01 às 23:20:50 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais