Você está em: Início > Notícias > XIII Jornadas Internacionais de Inverno de História da Educação, Herança Cultural e Museologia

12 de março | 14h00 | online

Dia 12 de março de 2021, às 14h00, realizam-se as XIII Jornadas Internacionais de Inverno de História da Educação, Herança Cultural e Museologia, subordinadas ao tema "Das pandemias à saúde escolar. História, Educação e Museus".

Convidados:
- Ivan Laranjeira (Membro fundador da Associação IVERCA e Diretor do Museu Mafalala, Maputo, Moçambique)
- Maria Teresa Santos (Membro do CIDEHUS e docente do Departamento de Filosofia, Universidade de Évora)

Comissão Científica:
Margarida Louro Felgueiras (CIIE)
José Pedro Amorim (CIIE)
Anabela Amaral (CIIE)
Maria José Magalhães (CIIE)
Márcia Terezinha Cruz (CIIE)
José António Afonso (UM)
Cristina Rocha (CIIE)

As inscrições estão abertas até às 17h00 do dia 10 de março e podem ser efetuadas AQUI.

E. | jornadasinverno@gmail.com

Das pandemias à saúde escolar

A escola foi, ao longo dos tempos, um lugar de educação das crianças em que o cuidado com a saúde e as doenças se encontra associado às condições da sociedade e à afirmação da eugenia. Os professores desempenharam sempre funções de cumplicidade e de parceria com a classe médica, que emanava orientações, preceitos e recomendações aos alunos que, na prática, se estendiam à sociedade.

Perante o contexto da doença, em que a tuberculose se manifestou como uma pandemia, durante um largo período de tempo, a classe médica e a do professorado conceberam, frequentemente com incursões pouco convencionais nos domínios médicos e educativo, propostas inovadoras e experimentais, que pretendiam enfrentar a doença. Surgem assim medidas de higiene do espaço escolar, ao nível da ventilação, da dimensão e do arejamento das salas de aula, da lavagem frequente das mãos, do exercício físico, do mobiliário ergonómico, da iluminação ou, ainda, a escola ao ar livre e a escolarização em ambiente hospitalar.

Neste contexto, tão rico de experiências que se cruzavam mundialmente, importa garantir a preservação da sua memória, em publicações, arquivos documentais, espólios museológicos, exposições, mostrando os investimentos feitos, no passado, neste domínio. Foram os médicos e professores que, sob investimento pessoal, com bolsas de estudo e movimentos de angariação popular e de mecenato frequentaram congressos médicos e pedagógicos, que possibilitavam o intercâmbio e circulação de ideias e de práticas.

Desta forma, pretendemos, numa época assolada pela pandemia Covid-19, manter uma prática que já vai na sua 13ª edição, desta vez na modalidade à distância,mostrando a recorrência de práticas médico-pedagógicas, comuns em pleno século XIX e sua atualidade no século XXI. Num ano, em que a palavra Saudade é eleita pelos portugueses como a palavra de 2020, assumimos uma saudade dos encontros pessoais, de pessoas que não podemos deixar cair no esquecimento e de um desejo e convicção de voltarmos aos rostos sem máscara e ao abraço de amizade.

Anabela Amaral

jornadas museologia2021

--
Ao participar neste evento, autorizo que a FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto faça a recolha do áudio e/ou da minha imagem em fotografia, vídeo ou outra forma de media.
Os dados recolhidos serão utilizados para registo (arquivo) do evento e poderão ser usados para a sua disseminação nos canais de comunicação da FPCEUP e para a produção de material de divulgação da Faculdade.

By participating in this event, I grant permission to the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP) to capture the audio and/or my image in photographs, video, or any other media format.
The data collected will be used for archive, for the eventual dissemination of the event via FPCEUPs media channels and for the production of promotional material concerning the Faculty.

Copyright 1996-2021 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-03-01 às 22:37:42 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais