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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação- Rita Ribeiro dos Santos Tavares de Sousa

26 de fevereiro | 10h00

Provas de doutoramento no ramo de Ciências da Educação, requeridas pela Mestre Rita Ribeiro dos Santos Tavares de Sousa.

Apreciação da tese intitulada: "A articulação entre o ensino e a investigação na formação inicial de professores no Ensino Superior: um estudo realizado em Portugal e Inglaterra"

Equipa de orientação:
Doutora Maria Amélia Lopes e Doutor Pete Boyd

Júri:
  • Doutora Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo
  • Doutora Marta Kowalczuk-Waledziac
  • Doutora Isabel Huet
  • Doutora Maria Pacheco Figueiredo
  • Doutora Maria Amélia da Costa Lopes (orientadora)
  • Doutora Maria de Fátima Carneiro Ribeiro Pereira


Esta prova irá realizar-se por videoconferência, ao abrigo do Despacho Reitoral n.º GR-06/03/2020 - COVID-19 - Medidas excecionais e temporárias no âmbito das Reuniões dos órgãos colegiais e de prestação de provas públicas, da Universidade do Porto. 

A sessão é aberta a todos os interessados, através do seguinte Link:
https://www.youtube.com/c/FPCEUPvideos


RESUMO:

A articulação entre o ensino e a investigação é hoje uma questão central para a qualidade da formação no ensino superior. Os estudos sobre o nexus ensino e investigação são um contributo, mas centram-se essencialmente nas universidades tradicionais, tendendo a ignorar outras áreas de saber e a não considerar especificidades contextuais, sejam elas institucionais ou nacionais. A investigação desenvolvida teve como objetivo geral identificar o sentido que formadores e estudantes atribuem à relação entre o ensino e a investigação enquanto estratégia de ensino e de aprendizagem na formação inicial de professores (FIP), considerando especificidades do próprio campo profissional, dos sistemas educativos e dos contextos nacionais.
Neste sentido, esta investigação foi desenvolvida na forma de estudo multicasos, analisando os casos de Portugal e Inglaterra. As opções metodológicas seguiram um conjunto de etapas influenciadas por orientações de cariz misto. Na sua dimensão qualitativa, recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas e a grupos de discussão focalizada (com estudantes e formadores) e à análise de conteúdo. Na sua dimensão quantitativa, foram realizados inquéritos por questionário aplicados a formadores de professores a nível nacional. O conhecimento produzido nesta investigação possibilitou a produção de vários artigos científicos que integram o corpo desta tese.
A análise dos dados recolhidos permitiu concluir que o valor atribuído à investigação é variável entre os países e as instituições em estudo. Conclui-se que no caso da formação inicial de professores as dificuldades relacionam-se com questões estruturais e organizativas associadas à história da formação e aos seus modelos, por um lado, e com o ensino superior, suas culturas e práticas mais comuns, por outro. Em ambos os casos, o(s) sentido(s) atribuído(s) à relação entre o ensino e a investigação enquanto estratégia de ensino e de aprendizagem na FIP enfocam em inquietações relativamente à visão tecnicista do ser professor e à presença tardia da investigação nos programas de FIP.

Palavras-Chave: ensino superior; formação inicial de professores; nexus investigação-ensino; Portugal; Inglaterra.


ABSTRACT:

The link between teaching and research is now a central issue for the quality of education in higher education institutions. Studies on the research-teaching nexus are a contribution, but they focus essentially on traditional universities, tending to ignore other areas of knowledge and not to consider contextual specificities, be they institutional or national. The main objective of this research was to identify the meaning that teacher educators and students attribute to the relationship between teaching and research as a teaching and learning strategy in initial teaching education, considering specificities of the professional field itself, of the educational systems and of the national contexts.
In this sense, the research was developed in the form of a multi case study analysing the situation in Portugal and in England. The methodological options followed a set of steps influenced by mixed methods guidelines. In its qualitative dimension, semi-directive interviews, focus groups (with teacher educators and student teachers) and content analysis were used. In its quantitative dimension, questionnaire surveys were conducted with teacher educators at national level. The knowledge produced in this research has made possible the publication of several scientific papers which are part of the body of this thesis.
Data analysis led to the conclusion that the value attributed to research varies between the countries and institutions under study. In the case of initial teacher education, the difficulties are related to structural and organisational issues associated with the history of training and its models, on the one hand, and with higher education, its most common cultures and practices, on the other. In both cases, the meaning(s) attributed to the relationship between teaching and research as a teaching and learning strategy in ITE focus on concerns about the technical view of being a teacher and the late presence of research in ITE programmes.

Keywords: higher education; initial teacher education; research-teaching nexus; Portugal; England.


RÉSUMÉ:

Le lien entre l'éducation et la recherche est désormais une question centrale pour la qualité de la formation dans l'enseignement supérieur. Les études sur le lien entre l'enseignement et la recherche constituent une contribution, mais elles sont essentiellement axées sur les universités traditionnelles, qui ont tendance à ignorer les autres domaines de connaissance et à ne pas tenir compte des spécificités contextuelles, qu'elles soient institutionnelles ou nationales. L'objectif général de la recherche effectuée était d'identifier le sens que les formateurs et les étudiants attribuent à la relation entre l'enseignement et la recherche en tant que stratégie d'enseignement et d'apprentissage dans la formation initiale des enseignants (FIE), en tenant compte des spécificités du domaine professionnel lui-même, des systèmes éducatifs et des contextes nationaux.
Dans ce contexte, cette recherche a été développée sous la forme d'une étude pluridisciplinaire, analysant les cas du Portugal et de l'Angleterre. Les options méthodologiques ont suivi un ensemble d'étapes influencées par des par des orientations qualitatives et quantitatives. Dans sa dimension qualitative, nous avons utilisé des entretiens semi-directifs et des groupes de discussion ciblés (avec des étudiants et des formateurs) ainsi qu'une analyse de contenu ont été utilisés. Dans sa dimension quantitative, des enquêtes par questionnaire ont été appliquées aux formateurs d'enseignants au niveau national. La connaissance produite dans cette recherche ont permis de produire plusieurs articles scientifiques qui font partie du corps de cette thèse.
L'analyse des données recueillies a permis de conclure que la valeur attribuée à la recherche varie selon les pays et les institutions étudiées. On peut conclure que dans le cas de la formation initiale des enseignants, les difficultés sont liées à des questions structurelles et organisationnelles liées à l'histoire de la formation et à ses modèles, d'une part, et à l'enseignement supérieur, à ses cultures et à ses pratiques les plus courantes, d'autre part. Dans les deux cas, le sens attribué à la relation entre l'enseignement et la recherche en tant que stratégie d'enseignement et d'apprentissage au sein de le FIE met l'accent sur les préoccupations liées à la vision technique du métier d'enseignant et à la présence tardive de la recherche dans les programmes de le FIE

Mots-clés: Enseignement supérieur; Formation initiale des enseignants; Recherche; Enseignement; Portugal ; Angleterre.

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