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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Hugo Alves da Cruz

02 de fevereiro | 10h00

Provas de doutoramento no ramo de Ciências da Educação, requeridas pelo Licenciado Hugo Alves da Cruz.

Apreciação da tese intitulada: "Práticas artísticas comunitárias e participação cívica e política: experiências de grupo teatrais em Portugal e no Brasil"


Equipa de orientação:
Doutora Isabel Menezes,  Doutora Isabel Bezelga


Júri:
  • Doutor António Manuel Magalhães Evangelista de Sousa
  • Doutor Fernando Ilídio Silva Ferreira
  • Doutor Paulo Jorge Pinto Raposo
  • Doutora Marina Henriques Coutinho
  • Doutora Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo (orientadora)
  • Doutor Henrique Malheiro Vaz


Esta prova irá realizar-se por videoconferência, ao abrigo do Despacho Reitoral n.º GR-06/03/2020 - COVID-19 - Medidas excecionais e temporárias no âmbito das Reuniões dos órgãos colegiais e de prestação de provas públicas, da Universidade do Porto. 

A sessão é aberta a todos os interessados, através do seguinte Link:
https://www.youtube.com/c/FPCEUPvideos


RESUMO:

As práticas artísticas comunitárias têm vindo, nos últimos anos, à semelhança do sucedido noutros momentos históricos, a configurar-se como um campo que reúne um interesse crescente, traduzido numa produção diversa e intensa, prática e teórica. Esta ação é transversal a diferentes geografias e tem afirmado como sua característica a hibridez epistemológica e metodológica, integrando contributos de distintas confluências disciplinares. Também a construção destas práticas tem acontecido num duplo sentido: se, por um lado, a criação artística contemporânea tem aprofundado a sua dimensão participativa, por outro, a educação e a intervenção comunitária e social têm recorrido às linguagens artísticas como alternativa às abordagens tradicionais. Perante esta realidade, a presente investigação procura concretizar o cruzamento dos contributos da arte, nomeadamente do teatro, da educação e da participação cívica e política, num aprofundamento de diálogo, ainda incipiente, entre teoria e empiria. Os principais objetivos centram-se na identificação e discussão dos elementos definidores das práticas artísticas comunitárias, assim como das potencialidades e fragilidades que os seus processos criativos encerram e, finalmente, na indagação das dimensões que as conectam à participação cívica e política dos/as participantes. A partir dos paradigmas interpretativo e crítico, numa perspetiva de estudo de caso múltiplo, desenvolveram-se três estudos que recorreram a métodos mistos, opção invulgar neste campo, integrando notas de terreno, entrevistas, grupos focais e inquéritos por questionário. Esta investigação teve a participação de 332 pessoas, com enfoque em artistas não profissionais de 23 grupos teatrais de Portugal e do Brasil. As principais reflexões desta investigação apontam no sentido da identificação de elementos que permitem atualizar a definição de práticas artísticas comunitárias, bem como propor o conceito de qualidade de participação cultural e artística. São, ainda, sugeridas conceções de teatro associadas a estas práticas e um conjunto de efeitos percebidos que permitem estabelecer relações entre este tipo de criação e a participação cívica e política.


ABSTRACT:

Community artistic practices have, in recent years, as in other historical moments, become a field of growing interest, translated into diverse and intense production, both practical and theoretical. This action is transversal to different geographies and has affirmed as its characteristic the epistemological and methodological hybridity, integrating contributions from different disciplinary confluences. The construction of these practices has also taken place in a double sense: while, on one hand, contemporary artistic creation has deepened its participatory dimension, on the other hand, education and community and social intervention have resorted to artistic languages as an alternative to traditional approaches. Faced with this reality, the present research seeks to achieve a crossing of contributions of art, namely theater, education and civic and political participation, in a deepening dialogue, still incipient, between theory and empirical research. The main objectives focus on identifying and discussing the defining elements of community artistic practices, as well as the potentialities and fragilities that their creative processes contain and, finally, on investigating the dimensions that connect artistic practices to the civic and political participation of those involved. From the interpretative and critical paradigms, in a perspective of multiple case studies, three studies were developed, using mixed methods, an unusual option in this field, and integrating field notes, interviews, focus groups and surveys. This research had 332 participants, focusing on non-professional artists from 23 theater groups from Portugal and Brazil. The main reflections of this research consist on the identification of elements that allow updating the definition of community artistic practices, as well as proposing the concept of quality of cultural and artistic participation. Conceptions of theater associated with these practices and a set of perceived effects, that allow establishing relationships between this type of creation and civic and political participation, are also suggested.


RÉSUMÉ:

Les pratiques artistiques communautaires ont, ces dernières années, comme dans d’autres moments historiques, été configurées comme un domaine qui rassemble un intérêt croissant, qui se traduit par une production diverse et intense, tant pratique que théorique. Cette action est transversale aux différentes géographies et a affirmé comme caractéristique l’hybridité épistémologique et méthodologique, en intégrant les contributions de différentes confluences disciplinaires. La construction de ces pratiques a également eu lieu dans un double sens : alors que, d’une part, la création artistique contemporaine a approfondi sa dimension participative, d’autre part, l’éducation et l’intervention communautaire et sociale ont eu recours aux langages artistiques comme alternative aux approches traditionnelles. Face à cette réalité, cette recherche veut réaliser le croisement des apports de l›art, à savoir le théâtre, de l’éducation et de la participation civique et politique, dans un approfondissement du dialogue, encore naissant, entre théorie et empirie. Les principaux objectifs consistent à identifier et à discuter des éléments qui définissent les pratiques artistiques communautaires, ainsi que des potentialités et des faiblesses que contiennent leurs processus de création et, enfin, à étudier les dimensions qui les connectent à la participation civique et politique des participants. Du point de vue des paradigmes interprétatif et critique, dans une perspective d’études de cas multiples, trois études ont été développées en utilisant des méthodes mixtes, une option inhabituelle dans ce domaine, intégrant des notes de terrain, des entretiens, des groupes de discussion et des enquêtes par questionnaire. Cette recherche a eu la participation de 332 personnes, et s’est concentrée sur les artistes non professionnels de 23 groupes de théâtre du Portugal et du Brésil. Les principales réflexions de cette recherche consistent de l’identification d’éléments permettant d’actualiser la définition des pratiques artistiques communautaires, ainsi que de proposer le concept de qualité de la participation culturelle et artistique. Des conceptions théâtrales associées à ces pratiques et un ensemble d’effets perçus, qui permettent d’établir des relations entre ce type de création et la participation civique et politique, sont également proposés.

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