Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Abertura da pré-candidatura a mobilidade nacional e internacional - para realização de ESTUDOS - 2021/2022

Abertura da pré-candidatura a mobilidade nacional e internacional - para realização de ESTUDOS - 2021/2022

De 15 de dezembro de 2020 a 15 de fevereiro de 2021

Serviço de Relações Internacionais e Mobilidade (SRIM) informa que a 1ª convocatória de PRÉ-CANDIDATURA a MOBILIDADE INTERNACIONAL e NACIONAL, para realização de estudos, no âmbito dos programas: ERASMUS+, Santander Universidades, Acordos de Cooperação e Almeida Garrett, estará aberta de 15 de dezembro de 2020 a 15 de fevereiro de 2021.

Estes programas de mobilidade oferecem aos estudantes a possibilidade de efetuar um período de estudos, com ou sem financiamento, com garantia de reconhecimento académico, em instituições parceiras da FPCEUP e da UP, permitindo-lhes enriquecer o seu percurso académico e pessoal, desenvolver a autonomia e competências transversais altamente valorizadas pelos empregadores.

A presente convocatória destina-se a estudantes que pretendam realizar uma mobilidade de estudos no 1º e/ou 2º semestre de 2021/2022.

ESTUDANTES ELEGÍVEIS
Podem candidatar-se à presente convocatória os/as estudantes:

  1. inscritos/as regularmente no 1º, 2º ou 3º ciclo de um curso da FPCEUP no momento da pré-candidatura/candidatura e realização da mobilidade;
  2. No caso dos estudantes de primeiro ciclo, inscritos, pelo menos, no segundo ano de estudos, aquando do início do período de mobilidade;
  3. Que não estejam em risco de prescrever;
  4. Que estejam em situação regular relativamente ao pagamento de propinas e do seguro escolar na FPCEUP, à data de início do período de mobilidade.


PRÉ-CANDIDATURA
O prazo de PRÉ-CANDIDATURA decorre de 15 de dezembro de 2020 a 15 de fevereiro de 2021.

TUTORIAL


Os/as estudantes interessados/as deverão candidatar-se, ONLINE, no SIGARRA.


Para o efeito, após efetuar o login, deverão:

  1. Aceder ao item COOPERAÇÃO e PRÉ-CANDIDATURA;
  2. Consultar a lista de instituições e vagas disponíveis;
  3. Procurar a informação necessária à escolha das Universidades Parceiras, nomeadamente, tendo em atenção os respetivos programas de estudos e requisitos linguísticos;
  4. Preencher o formulário de PRÉ-CANDIDATURA colocando, por ordem de preferência, as Universidades pretendidas.


Após a apresentação da pré-candidatura, dentro do prazo estipulado, os/as estudantes poderão consultar diariamente as colocações PROVISÓRIAS e dispõem, ainda, da opção desistir caso não pretendam prosseguir com a sua pré-candidatura.

Nota:
 Apesar de existirem vagas definidas para 9 meses de mobilidade, as mesmas podem ser utilizadas para a realização de apenas 1 semestre de estudos, com a duração de 5 meses.


SERIAÇÃO DE CANDIDATOS/AS

Depois de verificados os critérios de elegibilidade, os/as candidatos/as serão ordenados, para efeitos de alocação de vaga, por ordem decrescente da nota de candidatura, de acordo com os seguintes critérios:


Licenciatura e Mestrado Integrado:

  • Prioridade a estudantes que nunca realizaram mobilidade anteriormente
  • Prioridade a estudantes com a melhor média ponderada por ECTS
  • Prioridade a estudantes com o maior número de ECTS


Os/as estudantes sem Unidades Curriculares concluídas até 31 de dezembro serão seriados/as no final da restante lista de candidatos, pela média de entrada no curso, nas vagas ainda sobrantes (caso existam).

Mestrado:

  • Prioridade a estudantes que nunca realizaram mobilidade anteriormente
  • Prioridade a estudantes com melhor média ponderada por ECTS
  • Prioridade a estudantes com melhor média de conclusão de Licenciatura

Doutoramento:

  • Prioridade a estudantes que nunca realizaram mobilidade anteriormente
  • Prioridade a estudantes com melhor média ponderada por ECTS
  • Prioridade a estudantes com melhor média de conclusão de Mestrado. Se não o possuírem, considera-se a média de Licenciatura.

No caso de dois ou mais estudantes terem a mesma classificação e selecionarem a mesma vaga, na mesma prioridade, o critério a ser usado será a data de pré-candidatura efetuada no Sigarra.


Nota: Nas pré-candidaturas preenchidas ATÉ dia 31 de dezembro o cálculo da média e do número de ECTS será o que consta do Sigarra à data de candidatura. Nas pré-candidaturas preenchidas APÓS o dia 31 de dezembro o cálculo reportar-se-á sempre a essa mesma data.


RESULTADOS E PRAZO DE RECLAMAÇÃO

Após o término do prazo de pré-candidatura, será realizada a ordenação e colocação automática dos/as candidatos/as. A lista de colocações deverá ser consultada online e poderá ser objeto de reclamação, no prazo de dois dias, por email dirigido ao SRIM.

A lista definitiva será publicada online no dia 18 de fevereiro 2020.


FORMALIZAÇÃO DA CANDIDATURA

Após colocação, os/as estudantes admitidos deverão dar início ao processo de preenchimento da candidatura no Sigarra, de acordo com as indicações a serem disponibilizadas pelo SRIM para esse efeito.


RECONHECIMENTO ACADÉMICO

O pleno reconhecimento académico é uma condição essencial para a mobilidade de estudantes e pressupõe que o período de estudos realizado Universidade de Destino substitua efetivamente um período de estudos comparável na FPCEUP (incluindo as épocas avaliativas e respetivas formas de avaliação).

O reconhecimento das Unidades Curriculares (UC) implica a creditação dos estudos efetuados na Universidade de Destino e a conversão para a escala nacional, de acordo com o estipulado pelo “Regulamento de Mobilidade de Estudantes OUT (U. Porto) Transcrição de Registos: conversão das classificações da universidade anfitriã para a escala numérica 10-20” (Despacho nº GR.04/01/2013), contribuindo para a média do estudante da mesma forma que as realizadas na FPCEUP, de acordo com os créditos ECTS correspondentes e com a classificação atribuída pelo método proposto no referido regulamento.


BOLSA ERASMUS+

Os/as estudantes que apresentarem pré-candidatura a universidades da União Europeia, parceiras da FPCEUP, estarão automaticamente admitidos ao concurso para atribuição de uma bolsa de mobilidade. As candidaturas admitidas serão validadas e seriadas pela FPCEUP e será da competência do Serviço de Relações Internacionais (SRI) da Reitoria centralizar a atribuição de financiamento. O valor desta bolsa é definido anualmente e varia em função do país de destino e o número de meses de mobilidade.

Aos/as estudantes bolseiros/as dos SASUP (Serviços de Ação Social) será ainda atribuída, cumulativamente à bolsa do referido serviço e à bolsa de mobilidade Erasmus, uma bolsa suplementar.

Os/as estudantes com necessidades especiais poderão, cumulativamente, candidatar-se a uma bolsa suplementar (DIS/SEVD) atribuída pela Agência Nacional Erasmus+ (informação a ser disponibilizada pela Agência).


BOLSA SANTANDER

Os/as estudantes que apresentarem a pré-candidatura a universidades da América Latina, parceiras da UP, constantes da lista de instituições elegíveis, poderão apresentar a sua candidatura ao Programa Santander Universidades, cujo prazo e procedimento será divulgado pelo SRIM, oportunamente. Este programa contempla uma bolsa de valor único, num total de 2.300 euros (1 semestre).

As candidaturas admitidas serão validadas e seriadas pela FPCEUP e será da competência do Banco Santander a atribuição de financiamento.


PROCEDIMENTOS NA FPCEUP

É da inteira responsabilidade do/a estudante de mobilidade ter a inscrição e o pagamento de propinas e seguro escolar regularizada na FPCEUP, dentro dos prazos estipulados para o efeito, à semelhança dos restantes estudantes da Faculdade.


NOTAS FINAIS

  • Os estudantes poderão realizar mobilidade no âmbito dos programas acima referidos, com ou sem atribuição de uma bolsa, com pleno reconhecimento académico.
  • Antes da apresentação da pré-candidatura, aconselha-se a leitura do documento “Normas de mobilidade de estudantes OUT, estudos, da FPCEUP”, disponibilizado pelo SRIM.
  • Na 2ª convocatória (em setembro) serão disponibilizadas as vagas sobrantes da presente convocatória (caso existam).


Serviço de Relações Internacionais e Mobilidade (SRIM) da FPCEUP estará disponível para o esclarecimento de todas as dúvidas que possam surgir no âmbito deste concurso.




Mais informações
Serviço de Relações Internacionais e Mobilidade - SRIM
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Universidade do Porto
T. | 22 040 06 46 | 22 606 18 81
E. | erasmus@fpce.up.pt
Sala 125

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-01-17 às 15:57:51 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais