Você está em: Início > Notícias > No laboratório à conversa com...31

No laboratório à conversa com...31

21 de outubro | 14h30 às 15h30 | Sala 247

No dia 21 de outubro, a partir das 14h30 na Sala 247 da FCPEUP, tem lugar mais uma edição de "No Laboratório à conversa com", desta vez a número 31.

Esta sessão conta com presença de Alessandra S. Souza da FPCEUP para a conferência Há relação entre as experiências linguísticas (bidialetalismo, mono- ou bilinguismo) e a eficiência das funções executivas?.

A globalização tornou o domínio de diversas línguas (e dialetos) uma realidade frequente. Além dos benefícios sociais e económicos, alguns estudos sugeriram que o bilinguismo produziria vantagens nas funções executivas – responsáveis pela regulação do pensamento, emoções e ações. Entretanto, o entusiamo inicial deu lugar a dificuldades de replicação. Limitações metodológicas abundaram como explicação dessas inconsistências: (a) amostras pequenas; (b) definições variadas de bilinguismo; (c) heterogeneidade nas línguas faladas e (d) das tarefas de função executiva. Nessa apresentação, irei abordar dados coletados em dois estudos que examinaram a relação entre as funções executivas e (1) o nível de bilinguismo (avaliado em um continuum) e (2) a similaridade entre as línguas faladas, usando para tal largas amostras de participantes e uma bateria ampla de tarefas cognitivas. Mesmo controlando as limitações metodológicas apontadas acima, não foram obtidas evidências de que o manejo de múltiplas línguas treine as funções executivas aumentando a sua eficiência.

O número de lugares para assistir é limitado. A participação presencial exige inscrição em: http://bit.do/fJ5Nw

Todo o evento será transmitido em direto através do canal do youtube da FPCEUP, em: https://www.youtube.com/c/FPCEUPvideos

Organização:
NCL/CPUP

Mais informações:
E. | andreianunes@fpce.up.pt

cartaz

--
Ao participar neste evento, autorizo que a FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto faça a recolha do áudio e/ou da minha imagem em fotografia, vídeo ou outra forma de media.
Os dados recolhidos serão utilizados para registo (arquivo) do evento e poderão ser usados para a sua disseminação nos canais de comunicação da FPCEUP e para a produção de material de divulgação da Faculdade.

By participating in this event, I grant permission to the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP) to capture the audio and/or my image in photographs, video, or any other media format.
The data collected will be used for archive, for the eventual dissemination of the event via FPCEUPs media channels and for the production of promotional material concerning the Faculty.

Copyright 1996-2020 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-10-22 às 11:46:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais