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Provas de Doutoramento em Psicologia - Mónica Raquel Saraiva da Costa

22 de outubro| 14h30

Provas de doutoramento no ramo de Psicologia, requeridas pela Mestre Mónica Raquel Saraiva da Costa.

Apreciação da tese intitulada: "Qualidade da relação com o cuidador, dimensões contextuais, regulação emocional e bem-estar em adolescentes em acolhimento residencial"

Júri:
  • Doutora Marina Gomes Serra de Lemos
  • Doutora Maria Manuela Pedro Veríssimo
  • Doutora Maria Manuela Calheiros
  • Doutora Ana Catarina Pires Pinheiro da Mota (orientadora)
  • Doutora Maria Adelina Acciaiuoli Faria Barbosa Ducharne

Esta prova irá realizar-se por videoconferência, ao abrigo do Despacho Reitoral n.º GR-06/03/2020 - COVID-19 - Medidas excecionais e temporárias no âmbito das Reuniões dos órgãos colegiais e de prestação de provas públicas, da Universidade do Porto. 

A sessão é aberta a todos os interessados, através do seguinte Link:
https://www.youtube.com/c/FPCEUPvideos


RESUMO:

Tendo por base os pressupostos da teoria da vinculação, foram realizados quatro estudos que, recorrendo a diferentes metodologias, pretendem contribuir para uma melhor compreensão do papel das dinâmicas relacionais entre os jovens e os cuidadores e de características do contexto nos processos de regulação emocional e bem-estar dos jovens em acolhimento residencial. No estudo 1, foi realizada uma revisão sistemática com o objetivo de analisar e sistematizar os resultados dos estudos disponíveis sobre os fatores de proteção e de risco que contribuem para o ajustamento psicossocial dos jovens em contexto residencial. No estudo 2 pretendeu-se identificar os preditores da qualidade das relações entre adolescentes e os cuidadores em acolhimento residencial. No estudo 3 explorou-se o papel moderador da qualidade da relação (perspetiva do jovem e do cuidador) na associação entre vinculação e regulação emocional, avaliada seis meses mais tarde. Finalmente, no estudo 4 analisou-se o bem-estar dos adolescentes ao longo de um ano e o efeito direto e o papel moderador da qualidade da relação com os cuidadores (perspetiva do jovem) no bem-estar dos mesmos. Os resultados da revisão sistemática apontam para a necessidade de um maior enfoque no papel das relações com os cuidadores e em variáveis do contexto. Em geral, nos estudos empíricos realizados os resultados demonstram que o género, a regulação emocional e a vinculação dos adolescentes constituem importantes preditores da qualidade da relação estabelecida com os cuidadores. Para além disso, a relação entre a vinculação dos adolescentes e a regulação emocional apresentou-se moderada pela qualidade da relação percebida pelos cuidadores. Verificou-se que quando o padrão de vinculação evitante é elevado e os cuidadores percebem proximidade emocional com os jovens, estes tendem a apresentar melhores estratégias de regulação emocional ao longo do tempo. Por fim, os resultados demonstram que a qualidade da relação com os cuidadores prediz o bem-estar dos adolescentes ao longo do tempo. Em suma, este trabalho traz implicações para a prática psicológica, salientando o contributo das dinâmicas relacionais nos processos de regulação emocional e bem-estar dos adolescentes em acolhimento residencial.

Palavras-chave: acolhimento residencial, qualidade da relação, vinculação, regulação emocional, bem-estar, cuidador, adolescentes 


ABSTRACT:

Based on attachment theory we reported four studies that, by using different methodological approaches, aimed to examine the role of relational dynamics between adolescents and caregivers and of contextual characteristics on the emotional regulation and well-being processes of young people in residential care. In Study 1, we conducted a systematic review aiming to summarize the worldwide evidence regarding the protective and risk factors associated with the psychosocial adjustment of adolescents in residential care. In study 2 we explored the predictors of the quality of the relationship between adolescents and caregivers in residential care. In Study 3 we tested the moderating effect of caregivers’ perception of quality of their relationship with adolescents on the link between attachment and adolescents` emotion regulation, assessed six months later. Finally in study 4 we analyzed the adolescents’ well-being across one year and the direct effect and moderating role of the quality of the relationship with caregivers (youth perspective) on their well-being. The results of systematic review highlight to the need of studies on the role of caregiver relationships and context variables. In general, the results of empirical studies indicated that gender, emotional regulation and adolescents’ attachment are important predictors of the quality of the relationship established with caregivers. Moreover, results demonstrated a moderating effect of the quality of relationship (emotional closeness) as perceived by the caregivers in the link between adolescents` attachment and emotion regulation. Specifically, when the level of adolescents’ avoidance was high and caregivers reported high emotional closeness with their group of adolescents, adolescents reported higher levels of emotion regulation strategies over a six-month period. Finally, results from the last study showed that the quality of the relationship (emotional closeness) as perceived by adolescents moderated the association between adolescents’ well-being and their well-being six months later. These results have implications for psychological practice, highlighting the contribution of relational dynamics in the processes of emotional regulation and well-being of adolescents in residential care.

Keywords: residential care, quality of therelationship, attachment, emotion regulation, well-being, caregivers, adolescents


RÉSUMÉ:

Ayant pour base la théorie de l'attachement quatre études ont été menées qui, en utilisant différentes méthodologies, visent à contribuer à une meilleure compréhension du rôle de la dynamique relationnelle entre les jeunes et les soignants et les caractéristiques du contexte dans les processus de régulation émotionnelle et de bien-être des jeunes vivant en institution résidentielle. Dans l'étude 1, une revue systématique a été réalisée pour analyser et systématiser les résultats des études disponibles sur les facteurs de protection et de risque qui contribuent à l'adaptation psychosociale des jeunes en institution résidentielle. Dans l'étude 2 nous avons cherché à identifier les prédicteurs de la qualité des relations entre les adolescents et les soignants dans les soins en institution. Dans l'étude 3 le rôle modérateur de la qualité de la relation (perspective des jeunes et des soignants) dans l'association entre l'attachement et la régulation émotionnelle a été exploré, évalué six mois plus tard. Les résultats de la revue systématique indiquent la nécessité de études sur le rôle des relations avec les soignants et les variables de contexte. Dans l'étude 4 nous avons analysé le bien-être des adolescents de plus d'un an et l'effet direct et le rôle modérateur de la qualité de la relation avec les soignants (perspective des jeunes) sur leur bien-être. En général, les résultats de les études empiriques montrent que le sexe, la régulation émotionnelle et les modèles d'attachement des adolescents sont d'importants prédicteurs de la qualité de la relation établie avec les soignants. De plus, les résultats montrent que la relation entre l'attachement des adolescents et la régulation émotionnelle est modérée par la qualité de la relation perçue par les soignants. Lorsque le modèle d'attachement évitant est élevé et que les soignants perçoivent une proximité émotionnelle avec les jeunes, ils ont tendance à avoir de meilleures stratégies de régulation émotionnelle au fil du temps.

Mots-clés: en institution résidentielle, qualité de la relation, attachement, régulation émotionnelle, bien-être, soignants, jeunes

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