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ADIADO | Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Sara Filipa Silveira Pinheiro

30 de março | 14h

Provas de Doutoramento no ramo de Ciências da Educação, requeridas pela Mestre Sara Filipa Silveira Pinheiro

Apreciação da tese intitulada: Cidadania Europeia: para que te quero?”.

Orientação de:
Doutora Eunice Margarida Baptista de Macedo Alves e Doutora Helena C. Araújo.


Júri:
  • Doutora Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo
  • Doutora Teresa Seabra Almeida
  • Doutor Américo Nunes Peres
  • Doutor Ricardo Manuel das Neves Vieira
  • Doutora Carla Sofia Marques da Silva
  • Doutora Eunice Margarida Baptista de Macedo Alves - orientadora
  • Doutor Pedro Daniel Tavares Ferreira

A sessão é aberta a todos os interessados.



RESUMO:

A investigação que aqui se apresenta pretende produzir conhecimento sobre a educação em cidadania europeia (CE) e em cidadania nacional, com jovens provenientes do que se conceptualizou como etnias não-dominantes, estejam estas relacionadas com a diversidade, em termos sociais, culturais, religiosos e/ou provenientes de situações de insucesso e/ou abandono escolar. Defende-se o debate em cidadanias europeia e nacional, como se poderá compreender nos argumentos apresentados nas conclusões desta investigação. Explorou-se e debateu-se a educação para a cidadania nacional e europeia, não só como parte integrante do nosso currículo, mas como práticas que vão para além do currículo. Questionando o atual panorama de multiculturalidade na União Europeia e nos seus Estados-Membro e os desafios que se colocam aos sistemas educativos, apostou-se em compreender os sentidos de pertença e identificação de jovens com as cidadanias europeia e nacional. A investigação teve como objetivos centrais escutar e trazer à luz as suas vozes, vivências e perspetivas; buscando compreender se e como as pessoas jovens se envolvem e sentem envolvidas em práticas de cidadania nacional e europeia, nos contextos escolar, social e cultural, no quadro do desenvolvimento de um pensamento crítico e da
cidadania ativa. 
Esta investigação com jovens assentou num estudo de caso numa escola profissional, a qual apelidamos Escola Quotidianos de Profissionalização. No quadro de uma abordagem qualitativa, recorreu-se à observação participante, com vista a uma aproximação ao terreno de investigação, e à recolha de dados com informantes-chave, nomeadamente, através de discussão focalizada em grupo e entrevistas individuais de aprofundamento com pessoas jovens. A recolha foi ainda complementada com entrevistas a diretores/as, coordenadoras e formadores/as, para facilitar a imersão no contexto.
Atendendo à potencial existência de situações de falta de poder e/ou de desigualdade, perspetiva-se a necessidade de criar lugares onde se possa refletir sobre as práticas de cidadanias europeia e nacional na educação, numa perspetiva mais inclusiva. Para além dos
princípios, direitos e deveres a que as cidadanias europeia e nacional podem estar associadas, equaciona-se a busca de cidadania como meio para atingir justiça social, apostando em desenvolver o pensamento crítico das pessoas jovens e as suas formas de intervenção para a construção de uma sociedade europeia intercultural, inclusiva e mais igualitária.


ABSTRACT:

The research presented here aims to produce knowledge on education in European citizenship (EC) and national citizenship, with young people coming from what has been conceptualized as non-dominant ethnic groups, whether these are related to diversity, in social, cultural, religious terms and/or coming from educational underachievement and/or early school leaving. It is advocated for the debate on European and national citizenships, as can be understood in the arguments presented in the conclusions of this research. Education for national and European citizenship was explored and debated, not only as an integral part of our curriculum, but as practices that go beyond the curriculum. Questioning the current panorama of multiculturalism in the European Union and its Member States, and the challenges faced by education systems, the focus of this work was on understanding the sense of belonging and identification of young people with European and national citizenship. The research had as central objectives to listen and bring to light their voices, experiences and perspectives; seeking to understand if and how young people get involved and feel involved in practices of national and European citizenship, in school, at social and cultural contexts, within the framework of the development of critical thinking and active citizenship.
This research with young people was based on a case study in a professional school, which we call the Daily School of Vocational Training. As part of a qualitative approach, participant observation put in place, in order to have a closer view to the research field, and for the
collection of data with key informants, namely through a focus group discussion and indepth individual interviews with young people. The collection was also complemented with interviews with directors, coordinators and trainers to facilitate immersion in the context. Given the possible existence of situations of lack of power and/or inequality, exists the need to create spaces to reflect on the practices of European and national citizenship in education, in a more inclusive perspective. In addition to the principles, rights and duties to which European and national citizenship can be associated, the search for citizenship is considered as a mean to achieve social justice, focusing on developing critical thinking of young people and their ways of intervention for the construction of an intercultural, inclusive and more egalitarian European society.


RÉSUMÉ:

La recherche ici présentée vise à produire des connaissances sur l'éducation à la citoyenneté européenne (CE) et à la citoyenneté nationale, avec des jeunes issus de ce qui a été conceptualisé comme des groupes ethniques non dominants, qu'ils soient liés à la diversité, en termes sociaux, culturels, religieux et/ou provenant de situations d'échec et/ou d'abandon scolaire. Le débat sur les citoyennetés européennes et nationales est défendu, comme on peut le comprendre dans les arguments présentés dans les conclusions de cette recherche. L'éducation à la citoyenneté nationale et européenne a été explorée et débattue, non seulement en tant que partie intégrante de notre curriculum, mais aussi en tant que pratiques qui vont au-delà du curriculum. En s'interrogeant sur le panorama actuel du multiculturalisme dans l'Union européenne et ses États membres et sur les défis auxquels sont confrontés les systèmes éducatifs, l'accent a été mis sur la compréhension du sentiment d'appartenance et de l'identification des jeunes à la citoyenneté européenne et nationale. L'objectif central de la recherche était d'écouter et de mettre en lumière leurs voix, leurs expériences et leurs perspectives, en cherchant à comprendre si et comment les jeunes s'impliquent et se sentent impliqués dans les pratiques de la citoyenneté nationale et
européenne, dans les contextes scolaire, social et culturel, dans le cadre du développement de la pensée critique et de la citoyenneté active.
Cette recherche auprès des jeunes s'est appuyée sur une étude de cas dans une école professionnelle, que nous appelons l'École quotidienne de formation professionnelle. Dans le cadre d'une approche qualitative, l'observation des participants a été utilisée en vue de se rapprocher du champ de recherche et de la collecte de données auprès des informateurs clés, notamment par une discussion de groupe ciblée et des entretiens individuels approfondis avec les jeunes. La collection a également été complétée par des entrevues avec des directeurs, des coordonnateurs et des formateurs pour faciliter l'immersion dans le contexte. Compte tenu de l'existence potentielle de situations de manque de pouvoir et/ou d'inégalité, la nécessité de créer des lieux où l'on puisse réfléchir sur les pratiques de la citoyenneté européenne et nationale dans l'éducation, dans une perspective plus inclusive, est envisagée. Outre les principes, les droits et les devoirs auxquels la citoyenneté européenne et nationale peut être associée, la recherche de la citoyenneté est considérée comme un moyen de réaliser la justice sociale, en mettant l'accent sur le développement de la pensée critique des jeunes et de leurs formes d'intervention pour la construction d'une société européenne interculturelle, inclusive et plus égalitaire.
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