Você está em: Início > Notícias > CALL FOR PAPERS | I SemEAR - Seminário de Educação Anti-Racista

CALL FOR PAPERS | I SemEAR - Seminário de Educação Anti-Racista

Até 30 de junho de 2020

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e o Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto (CIIE) promove, nos 29 e 30 de setembro de 2020, o I SemEAR - Seminário de Educação Anti-Racista.

Assistimos hoje a um recrudescimento de discursos nacionalistas e xenófobos, frequentemente promotores e normalizadores de discursos de ódio contra minorias étnico-raciais, à sua crescente presença no espaço público, e ao mesmo tempo a uma afirmação, de diferentes movimentos sociais e de comunidades invisibilizadas e racializadas, da necessidade de se aprofundar a crítica às discriminações e injustiças que marcam as suas vidas e a compreensão historicizada e estrutural das mesmas.

O combate ao racismo, que é urgente fazer-se, passa, necessariamente, pelo posicionamento que responsáveis políticos, organizações da sociedade civil, universidades e escolas, assim como os/as seus/suas profissionais, assumem sobre a questão. Torna-se essencial criar espaço para se discutir e efetivar uma educação anti-racista, e mobilizar profissionais e estudantes para refletir sobre os modos de transformação dos contextos educativos, formais e não formais, que isso implica.

I SemEAR será um fórum para estas discussões nomeadamente a partir de quatro eixos principais:

1) Racismo em contextos educativos e académicos;
2) Memória e descolonização da educação;
3) Intervenção anti-racista na escola e/ou comunidade;
4) Formação de professores e educação anti-racista.

Conjugando investigadores, artistas, profissionais e estudantes, este evento procurará reforçar o combate ao racismo e disseminar conhecimento sobre educação anti-racista que se vai produzindo nacional e internacionalmente. Assumindo um compromisso com a transformação da sociedade e com a necessidade de esta se fazer tendo em conta questões de desigualdade de poder e de injustiça social, o I SemEAR será um espaço para se promover o diálogo entre a comunidade universitária, docentes e discentes, movimentos sociais e coletivos de forma a criar novas possibilidades de se educar para uma sociedade anti-racista e mais consciente.

Este evento dirige-se a:
Estudantes do ensino superior, investigadoras/es, professoras/es dos diferentes graus de ensino, outras/os educadoras/es, ativistas e comunidade em geral.

Datas importantes:
- até 30 de junho
: data limite de envio de resumos
- até 31 de julho: comunicação dos resultados relativa aos resumos submetidos
- até 10 de setembro: data limite de inscrição no Seminário e envio de comprovativo de pagamento (quando aplicável) dos/as participantes (com ou sem apresentação de comunicação e incluindo as inscrições gratuitas)

Normas para o envio de resumos:
Este deverá ter até 300 palavras e ser enviado no formulário de inscrição em campo próprio AQUI e em língua portuguesa, espanhola ou inglesa. Aconselha-se que o mesmo inclua informação sobre i) o enquadramento da questão a apresentar; ii) a metodologia do estudo desenvolvido; iii) os principais resultados encontrados. O/A autor/a deve ainda identificar o eixo temático em que inscreve o seu trabalho, a saber: 1) Racismo em contextos educativos e académicos; 2) Memória e descolonização da educação; 3) Intervenção anti-racista na escola e/ou comunidade; e 4) Formação de professores e educação anti-racista. Cada participante poderá submeter até um máximo de 2 resumos.

Valores e Inscrições:
O pagamento da inscrição deverá ser realizado através de transferência bancária:

- Inscrição através de formulárioAQUI
Participantes com ou sem apresentação de comunicação: 10¤
- Estudantes da FPCEUP: gratuito (requer comprovativo).

IMPORTANTE: Na descrição da transferência deve ser colocado o nome correspondente ao pagamento da inscrição em questão. A inscrição só será validada após envio do comprovativo de pagamento para seminarioear.2020@gmail.com

Comissão Organizadora:

Pedro Daniel Ferreira (coordenação geral)
Antônio Cláudio Moreira Costa
Carmo Cabral Gouveia
Cláudio da Silva
Dalila P. Coelho
Juliene Pereira Gonçalves
Karen Feriguetti
Teresa Martins

Mais Informações:
E. | seminarioear.2020@gmail.com

pedroferreiramaio2020

--
Ao participar neste evento, autorizo que a FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto faça a recolha do áudio e/ou da minha imagem em fotografia, vídeo ou outra forma de media.
Os dados recolhidos serão utilizados para registo (arquivo) do evento e poderão ser usados para a sua disseminação nos canais de comunicação da FPCEUP e para a produção de material de divulgação da Faculdade.

By participating in this event, I grant permission to the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP) to capture the audio and/or my image in photographs, video, or any other media format.
The data collected will be used for archive, for the eventual dissemination of the event via FPCEUPs media channels and for the production of promotional material concerning the Faculty.

Copyright 1996-2020 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-03-31 às 00:34:39 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais