Você está em: Início > Notícias > ADIADO | Inclusiveness Meetup Porto: Students as community builders: Enhancing a sense of belonging in higher education

Até 31 de março de 2020

INFORMAÇÃO

Dada a conjuntura e recomendações nacionais atuais necessárias à contenção do COVID-19, a FPCEUP e a equipa do projeto IBelong decidiu adiar o encontro internacional «Students as community builders: Enhancing a sense of belonging in higher education» até novas indicações.

No dia 17 de junho de 2020 realiza-se na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) encontro internacional «Students as community builders: Enhancing a sense of belonging in higher education», está integrado no projeto internacional financiado pelo programa ERASMUS+ «#IBelong – Towards a sense of belonging in an inclusive learning environment».

Este projeto tem vindo a ser desenvolvido na FPCEUP, em conjunto com outras cinco instituições europeias (https://ibelong.eu/). O projecto #I Belong, centra-se na melhoria das experiências e resultados de estudantes de diversas origens (em particular estudantes migrantes e estudantes de primeira geração), através da criação de um ambiente de educação e aprendizagem mais inclusivo no ensino superior.

O encontro científico pretende focar a construção do sentimento de pertença ao ensino superior, e em especial o papel que os/as estudantes desempenham ou podem desempenhar na comunidade académica. O seminário foca também as experiências de estudantes que se enquadram em grupos tradicionalmente sub-representados no ensino superior; e nas políticas educativas, sociais, e institucionais que podem contribuir para a promoção do sentimento de pertença de estudantes ao ensino superior, aumentando as suas possibilidades de sucesso e diminuindo os números do abandono.

O seminário será apresentado maioritariamente em língua inglesa.

Convite à submissão de trabalhos:
 Convidam-se todos/as os/as interessados/as a submeterem as suas propostas até 31 de março de 2020 num máximo de 300 palavras (referências bibliográficas não incluídas), em língua inglesa ou portuguesa, tomando como referência os seguintes eixos temáticos:
  1. Construção de sentimento de pertença ao ensino superior: influência das dinâmicas institucionais; papel dos/as estudantes, docentes, órgãos de gestão e outros serviços.
  2. Estudantes como construtores de comunidade: programas de Mentoria; estratégias informais dinamizadas por estudantes; outros programas, ações, ou atividades desenvolvidas por estudantes.
  3. Experiências de grupos sociais tradicionalmente sub-representados no ensino superior: estudantes provenientes de minorias culturais; estudantes de primeira geração, entre outros.

Formato:
Os trabalho(s) a apresentar deverá(ão) focar-se num dos eixos temáticos propostos e poderá(ão) ser apresentado(s) em três formatos distintos:
  1. Comunicações Orais(tempo limite de apresentação de 15 minutos)
  2. Poster(Formato A1 devendo conter: resumo, metodologia, resultados, conclusões e referências bibliográficas)
  3. Pitching(Formato de apresentação para projetos de intervenção, num máximo de 5 minutos).
Estes formatos abrem espaço ao debate em pequeno grupo, considerando-se que a reflexão promovida e a disseminação do conhecimento permitirão repensar processos e práticas.

Os resumos deverão ser redigidos em língua inglesa ou portuguesa. Os trabalhos poderão ser apresentados em língua inglesa ou portuguesa.

Serão entregues certificados de apresentação de trabalhos a quem estiver presente no evento.

Submissão:
Os resumos deverão ser enviados em documento Word para o email para IBelong@fpce.up.pt indicando no assunto “Submissão – Inclusiveness Meetup Porto”, e incluindo os seguintes elementos:
- Os/as autores/as, filiação institucional, país, contacto de email;
- Um título;
- Um máximo de 3 palavras-chave relacionadas com o título;
- O eixo temático a que se refere o trabalho;
- O formato de apresentação escolhido.

Datas importantes:
  • Data limite para submissão de trabalhos: 31 de março 2020
  • Divulgação dos resultados: 15 de maio de 2020
  • Inscrições: a partir de 1 de março de 2020 em https://ibelong.eu/news-events/

O evento é de participação gratuita.
Mais informações:

--

Ao participar neste evento, autorizo que a FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto faça a recolha do áudio e/ou da minha imagem em fotografia, vídeo ou outra forma de media.
Os dados recolhidos serão utilizados para registo (arquivo) do evento e poderão ser usados para a sua disseminação nos canais de comunicação da FPCEUP e para a produção de material de divulgação da Faculdade.

By participating in this event, I grant permission to the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP) to capture the audio and/or my image in photographs, video, or any other media format.
The data collected will be used for archive, for the eventual dissemination of the event via FPCEUPs media channels and for the production of promotional material concerning the Faculty.

Copyright 1996-2020 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-03-31 às 01:01:08 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais