Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Concurso de Fotografia | Retratos de Educação na Cidade
Mapa das Instalações

Concurso de Fotografia | Retratos de Educação na Cidade

6 a 20 de novembro | Piso 1

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto recebe novamente os retratos vencedores do concurso de fotografia "Retratos de Educação na Cidadede", de 6 a 20 de novembro, no âmbito das das Comemoração da FPCEUP 2019.

Este concurso de fotografia esteve inserido nas comemorações dos 30 anos de Ciências da Educação na Universidade do Porto em 2018 e procurou ensaiar olhares e retratos numa perspetiva assumidamente ampla e diversa de educação, tendo em conta as suas inúmeras manifestações no espaço da cidade enquanto fenómeno social e cultural inseparável da ação humana.
A temática do concurso propôs-se assim refletir não só na temporalidade singular que compõe cada gesto educativo, como na subjetividade estética que se inscreve nos modos de imaginar a relação da cidade com a educação, e cujo património certamente se situa muito além das formas tidas por mais institucionais e escolares. A relação fotográfica com a realidade, esse demónio da técnica como alguns acharam nos inícios do séc. XIX, alterou profundamente a nossa interpretação e atitude em relação ao mundo, para além de continuar a reproduzir, numa dimensão agora ainda mais vasta e generalizada, o espetáculo da representação, para não dizermos indiferença ou uniformização, dos acontecimentos humanos e seus diferentes e complexos significados culturais. É, no entanto, no interior deste contínuo fluxo de imagens, nomeadamente aquele que traz consigo o problema da naturalização das imagens produzidas sobre a cidade e as relações sociais que nela vão sucedendo, que se impõe um trabalho do olhar capaz de resistir à velocidade dos gestos e ao valor do tempo frequentemente medido como mercadoria. A ligação íntima da fotografia de cidade a todos os aspetos da atividade humana pode, portanto, constituir-se num objeto único para testemunharmos o tempo e o espaço da educação numa lógica também de silêncio e memória, usando-se dessa linguagem própria que é a narrativa do olhar, e à qual a presente iniciativa procura dar corpo.


cartaz


 

--
Ao participar neste evento, autorizo que a FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto faça a recolha do áudio e/ou da minha imagem em fotografia, vídeo ou outra forma de media.
Os dados recolhidos serão utilizados para registo (arquivo) do evento e poderão ser usados para a sua disseminação nos canais de comunicação da FPCEUP e para a produção de material de divulgação da Faculdade.

By participating in this event, I grant permission to the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP) to capture the audio and/or my image in photographs, video, or any other media format.
The data collected will be used for archive, for the eventual dissemination of the event via FPCEUPs media channels and for the production of promotional material concerning the Faculty.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-11-27 às 02:11:43 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias