Você está em: Início > Notícias > Exposição | História da Educação de Surdos em Portugal 1823-2019
Mapa das Instalações

Exposição | História da Educação de Surdos em Portugal 1823-2019

6 a 20 de novembro | Piso 1

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto volta a receber a exposição dedicada à “História da Educação de Surdos em Portugal 1823 – 2019", de 6 a 20 de novembro, no âmbito das Comemoração da FPCEUP 2019.

A iniciativa decorreu anteriormente em maio, no âmbito do Meeting Internacional do Projeto Spread the Sign 360 (Erasmus+, ref.ª 2018–1–SE01–KA202‐039088).

A exposição, com conceção e autoria de Paulo Vaz de Carvalho (CED-JRP), está disponível para visita ao público no piso 1 da FPCEUP.

A entrada é livre.

SOBRE A EXPOSIÇÃO

Apresentam-se aspectos marcantes que contribuíram para a construção da educação de surdos em Portugal e da própria comunidade surda portuguesa. Desde a fundação do Real Instituto de Surdos-mudos e Cegos por Per Aron Borg em 1823 e a introdução do ensino através da língua gestual e da língua portuguesa escrita, o Método Misto,passando pelas metodologias oralistas iniciadas por Nicolau Pavão de Sousa em 1905, consequência do Congresso Internacional de Milão de 1880, que decretou o abandono da utilização das línguas gestuais na educação de surdos. Destacam-se os anos 90 do século XX, em que a Língua Gestual Portuguesa é recuperada da clandestinidade, dando-se os primeiros passos em direção à educação bilíngue de alunos surdos.Conclui-se com as novas e modernas respostas e metodologias diferenciadas para uma população surda cada vez mais heterogénea. Esta exposição expressa a defesa de uma educação bilíngue para a população surda e está acessível através da língua portuguesa escrita e da Língua Gestual Portuguesa, é portanto uma exposição bilíngue.

Conceção e Autoria

Paulo Vaz de Carvalho (CED-JRP)

Organização

Unidade de Investigação do Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira – Casa Pia de Lisboa

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

DeafCoPin - Deaf Studies: Comunidade Prática de Investigação em Estudos Surdos do CIIE-FPCEUP

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Acessibilidades

Exposição Bilingue disponível em texto e em Língua Gestual Portuguesa através de Códigos QR.

QR Code QR Code 2

--
Ao participar neste evento, autorizo que a FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto faça a recolha do áudio e/ou da minha imagem em fotografia, vídeo ou outra forma de media.
Os dados recolhidos serão utilizados para registo (arquivo) do evento e poderão ser usados para a sua disseminação nos canais de comunicação da FPCEUP e para a produção de material de divulgação da Faculdade.

By participating in this event, I grant permission to the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP) to capture the audio and/or my image in photographs, video, or any other media format.
The data collected will be used for archive, for the eventual dissemination of the event via FPCEUPs media channels and for the production of promotional material concerning the Faculty.

Copyright 1996-2022 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-11-29 às 11:49:53 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias