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Provas de Doutoramento em Psicologia - Ana Sofia Barros Soares

07 de junho | 14h30 | Auditório 1

Provas de doutoramento no ramo de Psicologia, requeridas pela Mestre Ana Sofia Barros Soares.

Apreciação da tese intitulada: "Desenvolvimento positivo na adolescência: Recursos do desenvolvimento, perceção do estado de saúde, satisfação com a vida e afeto positivo"

Júri:
  • Doutor Félix Fernando Monteiro Neto
  • Doutora Maria Margarida Nunes Gaspar de Matos
  • Doutora Teresa Margarida Moreira Freire Barbas de Albuquerque
  • Doutor José Luis Pais Ribeiro - orientador
  • Doutora Sandra Cristina da Silva Reis Torres

A sessão é aberta a todos os interessados.


RESUMO:

Com base na perspetiva do Desenvolvimento Positivo dos Adolescentes, propondo-se que o desenvolvimento positivo na adolescência pode ser melhor compreendido através da adoção de um modelo integrativo que considere recursos individuais e das ecologias desenvolvimentais em relação a resultados no desenvolvimento, este estudo definiu como objetivos analisar a adequação e aplicabilidade do Modelo de Recursos do Desenvolvimento – Developmental Assets® – na população de adolescentes Portugueses, propondo-se assim analisar a sua experiência, bem como explorar a sua relação com resultados no desenvolvimento, incluindo Thriving, Perceção do Estado de Saúde, Satisfação com a Vida, Afeto Positivo e Afeto Negativo.
Assim, este estudo com foco na análise da adequação e aplicabilidade do Modelo de Recursos do Desenvolvimento inclui uma revisão do Modelo, estudo de adaptação do questionário Profile of Student Life: Attitudes and Behaviors (A&B) para Português-europeu e análise da experiência de Recursos em adolescentes, verificando-se que o Modelo demonstra ser culturalmente válido, relevante na população de adolescentes Portugueses. De uma perspetiva geral, sugere-se que os adolescentes não experimentam os Recursos suficientes que os colocam em estado e processo de Optimal Development. Recursos Externos e Internos tendem a ter uma validade comparável entre género, idade e grau de escolaridade, embora estes possam ser expressos ou experimentados de forma distinta nos diferentes subgrupos. Os dados suportam o pressuposto do Modelo relativamente à natureza aditiva dos Recursos em relação ao seu impacto sobre resultados positivos no desenvolvimento, incluindo, experiência superior de Thriving, melhor do Perceção do Estado de Saúde, maior Satisfação com a Vida, maior experiência de Afeto Positivo e menor experiência de Afeto Negativo. Os resultados deste estudo indicam o impacto de subconjuntos de Recursos na predição de distintos resultados de um desenvolvimento positivo, verificando-se que, de uma perspetiva geral, tanto os Recursos Externos como Internos contribuíram para a variância nos distintos resultados, salientando-se a contribuição mais forte de Recursos Internos tanto em resultados de experiência de Thriving, como Perceção de Saúde, Satisfação coma Vida, experiência de Afeto Positivo e de Afeto Negativo.
Sugere-se a aplicabilidade e utilidade do Modelo de Recursos do Desenvolvimento e da estratégia de Construção de Recursos subjacente ao propósito de proporcionar um desenvolvimento ótimo durante a adolescência. 


ABSTRACT:

Based on Positive Youth Development approach, it is suggested that positive development in adolescence can be better understood through the adoption of an integrative model that considers both individual resources and developmental ecologies in relation to results in development, this study aimed to analyze the adequacy and applicability of the Developmental Assets® framework in the population of Portuguese adolescents, thus proposing to analyze their experience, as well as to explore their relation with results in development, including Thriving, Health Perception, Life Satisfaction, Positive Affect, and Negative Affect.
Thus, this study focusing on analysis of adequacy and applicability of the Development Assets framework includes a review of the model, adaptation study of the survey Profile of Student Life: Attitudes and Behaviors (A&B) for Portuguese-European, and analysis of the experience of Assets in adolescents, verifying that the Model demonstrates to be culturally valid, relevant in the population of Portuguese adolescents. From a general perspective, it is suggested that adolescents do not experience enough Assets that put them in the state and process of Optimal Development. External and Internal Assets tend to have a comparable validity between gender, age and educational level, although these can be expressed or experienced differently in these different subgroups. The data support the assumption of the Model regarding the additive nature of the Assets in relation to their impact on positive development outcomes, including, greater experience of Thriving, better Health Perception, greater Life Satisfaction, greater experience of Positive Affect and less experience of Negative Affect. The results of this study indicate the impact of subsets of Assets on the prediction of distinct results of a positive development, verifying, from a general perspective, that both External and Internal Assets contributed to the variance in the different results, highlighting the strongest contribution of Internal Assets both in Thriving experience results, such as Health Perception, Life Satisfaction, experience of Positive Affect and Negative Affect.
It is suggested the applicability and utility of the Development Assets framework and the Assets-Building approach to foster positive development in adolescence.


RÉSUMÉ:

Dans la perspective du Développement Positif des Adolescents, en proposant que le développement positif à l’adolescence puisse être mieux compris grâce à l’adoption d’un modèle intégratif qui considère les ressources individuelles et de les écologies du développement en relation avec les résultats du développement, cette étude a pour objectif d’analyser l’adéquation et l’applicabilité du modèle d’Ressources de Développement – Developmental Assets® – dans la population des adolescents portugais, proposant d’analyser leur expérience, ainsi que d’explorer leur relation avec les résultats en développement, y compris Thriving, Perception de la Santé, Satisfaction à l’Égard de la Vie, Effet Positif et Effet Négatif.
Ainsi, cette étude axée sur l’analyse de la pertinence et de l’applicabilité du modèle de Ressources de Développement inclut: une révision du modèle, étude d’adaptation du questionnaire Profile of Student Life: Attitudes and Behaviors (A&B) pour le Portugais-européen, et l’analyse de l’expérience des ressources chez les adolescents, il est vérifié que le modèle démontre sa validité culturelle et sa pertinence pour la population d'adolescents Portugais. D’un point de vue général, il est suggéré que les adolescents ne disposent pas de ressources suffisantes pour se retrouver dans l’état et le processus de Développement Optimal. Les ressources externes et internes ont généralement une validité comparable entre genre, âge et niveau d’éducation, bien que ceux-ci puissent être exprimés ou vécus différemment dans les différents sous-groupes. Les données supportent l’hypothèse du Modèle concernant la nature additive des ressources en ce qui concerne leur impact sur les résultats de développement positifs, y compris, expérience supérieure de Thriving, meilleur Perception de la Santé, plus grande Satisfaction à l’Égard de la Vie, plus grande expérience de l’Affect Positif, et moindre expérience de l’Affect Négatif. Les résultats de cette étude indiquent l’impact de sous-ensembles de ressources sur la prévision de résultats distincts d’un développement positif, il a été vérifié que, d’un point de vue général, les ressources internes et externes ont contribué à la variance des résultats, soulignant la contribution plus importante des ressources internes dans les résultats d’expérience de Thriving, tels que la Perception de la Santé, Satisfaction à l’Égard de la Vie, d’expérience de l’Affect Positif et de l’Affect Négatif.
Nous suggérons l’applicabilité et l’utilité du modèle de Ressources de Développement et de la stratégie de Construction de Ressources sous-tendant l’objectif d’assurer un développement optimal au cours de l’adolescence.

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