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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Dalila Margarida Pinto Coelho

16 de maio | 10h00 | Auditório 1

Provas de doutoramento no ramo de Ciências da Educação, requeridas pela Licenciada Dalila Margarida Pinto Coelho.

Apreciação da tese intitulada: "Da educação para o desenvolvimento à educação para a cidadania global: uma leitura crítica e pós-colonial"

Júri:
  • Doutora Maria Amélia da Costa Lopes
  • Doutora Cristina Maria Coimbra Vieira
  • Doutor Almerindo Janela Gonçalves Afonso
  • Doutor Luis Antunes Grosso Correia
  • Doutor João Carlos Pereira Caramelo - orientador
  • Doutora Maria Alexandra de Sá Dias da Costa


A sessão é aberta a todos os interessados.


RESUMO:

Este trabalho centra-se na compreensão e problematização dos discursos de atores do campo da educação para o desenvolvimento e cidadania global (ED/ECG) em Portugal, procurando perceber os contornos da transição discursiva em curso (do desenvolvimento à cidadania global), e as “orientações discursivas” (Andreotti, 2011, 2016a) existentes. A partir de um prisma interpretativo, suportado em perspetivas críticas e pós-coloniais dos campos da educação, da cidadania e do desenvolvimento, o trabalho desenvolvido adotou um desenho metodológico de natureza mista de tipo multifase (Creswell, 2012; Bryman, 2006), tendo como interlocutores atores da ED em Portugal, de modo particular, da esfera das organizações não-governamentais para o desenvolvimento (ONGD). Para tal, para além de análise documental, realizaram-se entrevistas exploratórias junto de especialistas nacionais, fez-se a análise de websites de ONGD que trabalham nesta área e entrevistas de profundidade junto dos/das respetivos/as profissionais, e um inquérito por questionário, destinado a profissionais de educação para o desenvolvimento e cidadania global de variados contextos de intervenção e a participantes de iniciativas na área. Dos estudos realizados resultaram quatro artigos, integrados no corpo desta tese.
Tratando-se de uma área escassamente investigada no nosso país, este trabalho é um contributo para investigação nacional, particularmente, no plano do debate concetual, e para a reflexão em torno da mesma no âmbito das Ciências da Educação. Os resultados, discutidos à luz de perspetivas críticas e pós-coloniais, apontam para a importância de tomar em consideração os legados decorrentes da origem e evolução desta área para a compreensão da transição discursiva e das tensões substantivas identificadas. Confirmam, ainda, o pluralismo ideológico existente sobre a definição, a natureza e os propósitos da educação para o desenvolvimento e cidadania global, sugerindo, no entanto, o predomínio de visões humanistas. Argumenta-se em torno da necessidade de um posicionamento crítico face a esta prevalência, ao correspondente imaginário associado à cidadania global e a ser-se cidadão e cidadã global, e sustenta-se a importância de se investir em perspetivas contra-hegemónicas nesta educação, nomeadamente, pós-coloniais.


ABSTRACT:

From Development Education to Global Citizenship Education: a critical and postcolonial reading.
The current work is focused on understanding and problematizing the discourses of development education and global citizenship education (DE/GCE) actors in Portugal. It seeks to apprehend aspects of the ongoing discursive transition (from development to global citizenship), and the existent “discursive orientations” regarding the field (Andreotti, 2011, 2016a). Relying on an interpretative stance, supported by critical and postcolonial perspectives from education, citizenship and development, a multiphase mixed methods design (Creswell, 2012; Bryman, 2006) was adopted. The research was conducted with actors working in this field in Portugal, particularly, in the scope of non-governmental development organizations (NGDOs).
Besides document analysis, we conducted exploratory interviews with national experts, analysed the websites of NGDOs working in the field, collected in-depth interviews with their practitioners, and finally, a survey aimed at DE/GCE practitioners from various professional contexts and participants in DE/GCE actions. Based on the studies performed, four papers were elaborated and integrated in the current thesis.
Considering that the field of DE/GCE has been insufficiently addressed in terms of research in Portugal, this work contributes to the national research, particularly, at the level of the conceptual debate, and to the reflection regarding this education in the scope of Educational Sciences as well. The results, discussed from critical and postcolonial perspectives, point out the importance of considering the legacies related to the origins and evolution of this education, for a comprehensive understanding of the ongoing discursive transition and of substantive tensions identified. Furthermore, results confirm the ideological pluralism crossing the field, in what concerns its definition, nature and purpose, however, suggesting a predominance of humanist discourses. We argue for the need of a critical positioning towards such prevalence, and in the imaginary of global citizenship and being a global citizen comprised, asserting the importance of investing in counter-hegemonic perspectives in the field, namely, postcolonial.


RÉSUMÉ:

De l'éducation au développement à l'éducation à la citoyenneté mondiale : une lecture critique et postcoloniale Ce travail est axé sur la compréhension et la problématisation des discours des acteurs du domaine de l’éducation au développement et la citoyenneté mondiale (ED/ECM) au Portugal, cherchant à comprendre les contours de la transition discursive en cours (du développement à la citoyenneté mondiale), et les "orientations discursives" existantes (Andreotti, 2011, 2016a). Fondé sur un prisme interprétatif, soutenu par des perspectives critiques et post-coloniales issues des domaines de l'éducation, de la citoyenneté et du développement, le travail a adopté une conception méthodologique de nature mixte multiphase (Creswell, 2012 ; Bryman, 2006). La recherche a été menée avec des acteurs travaillant dans ce domaine au Portugal, en particulier dans des organisations non gouvernementales de développement (ONGD). Pour ce faire, outre des analyses documentaires, des entretiens exploratoires ont été réalisés avec des experts nationaux, on a fait l’analyse des sites Web d’ONGD travaillant dans ce domaine et des entretiens approfondis avec leurs professionnels ont été accomplis. Une enquête par questionnaire destiné aux professionnels de l’éducation au développement et à la citoyenneté mondiale de divers contextes d’intervention et aux participants à des initiatives de cette éducation a également été administré. Sur la base des études réalisées, quatre articles ont été élaborés et intégrés dans la thèse actuelle. En tant que domaine peu étudié dans notre pays, ce travail est une contribution à la recherche nationale, en particulier dans le plan du débat conceptuel, et à la réflexion qui se déroule sur ce domaine dans le champ des Sciences de l’Éducation. Les résultats, discutés à la lumière des perspectives critiques et postcoloniales, soulignent l’importance de prendre en compte les héritages issus de l’origine et de l’évolution de ce domaine pour la compréhension de la transition discursive et des tensions substantielles identifiées. Ils confirment également le pluralisme idéologique existant concernant la définition, la nature et les objectifs de l'éducation au développement et à la citoyenneté mondiale, suggérant néanmoins la prédominance des visions humanistes. Nous plaidons pour la nécessité d'un positionnement critique vis-à-vis la prévalence de cette vision, et du correspondant imaginaire d'une citoyenneté mondiale et d'un citoyen du monde, affirmant l'importance d'un investissement dans des perspectives contre-hégémoniques sur le terrain, notamment, postcoloniales.

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