Você está em: Início > Notícias > Encontros de Fronteira I

Encontros de Fronteira I

6 de junho | 9h30 - 18h00 | Aud. Museu Nadir Afonso, Chaves

A primeira edição dos Encontros de Fronteira, que resulta do Projeto GROW.UP - Crescer em Regiões de Fronteira em Portugal: Jovens, Percursos Educativos Agendas, realizar-se-á no próximo dia 6 de junho, no Auditório do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso em Chaves.

Os Encontros de Fronteira constituem um dos momentos de partilha de resultados da investigação sobre jovens a crescer em regiões de fronteira. São uma oportunidade de diálogo entre a equipa de investigação, as pessoas e organizações que têm contribuído para o desenvolvimento do projeto no terreno - as escolas e os municípios - e estende-se a todas as pessoas interessadas em compreender um pouco mais sobre experiências e percursos sociais e educativos juvenis.

Como tomam os/as jovens decisões sobre sair ou permanecer nas suas regiões? Que aspirações têm rapazes e raparigas sobre o seu futuro? Que fatores promovem sentimentos de pertença às suas regiões? Como estão as escolas, municípios e comunidades a contribuir para politicas juvenis e educativas que respondam a prioridades globais e regionais que afetam as juventudes? Existem nas regiões da fronteira abordagens de resiliência que podem ser inspiradoras para agendas e políticas que integrem visões e participação de jovens? Estas são algumas das questões que a equipa do GROW.UP procurou responder.

Durante um ano o projeto percorreu 38 regiões de fronteira, do Minho ao Algarve. Sentiu-se o peso da interioridade, mas também esforços em ação e contextos de possibilidade. Foram aplicados questionários a cerca de 4000 jovens e entrevistados aproximadamente 70 diretores/as de agrupamentos e responsáveis de câmaras municipais pela definição de politicas de juventude. Serão os resultados decorrentes do tratamento, análise e interpretação daqueles dados que a equipa do GROW.UP irá apresentar na primeira edição dos Encontros de Fronteira.

INSCRIÇÕES:

A sessão é gratuita mas carece de inscrição prévia a partir do endereço grow.up@fpce.up.pt ou através do formulário de inscrição.

9h30: Abertura do Secretariado

10.00h: Sessão de Abertura

Presidente da Câmara Municipal de Chaves – Nuno Vaz

Investigadora Responsável pelo Projeto GROW.UP – Sofia Marques da Silva

10.15h – 11.15h: Sessão 1 | Quem são os/as jovens a crescer em regiões de fronteira?

Apresentação – Equipa GROW.UP

Moderação – Vítor Dias (IDPJ, Instituto Português do Desporto e Juventude)

Relator/a – Joana Freitas (APCER, Associação Portuguesa de Certificação)

11h15 – 11.30h: Pausa

11.30h – 12.30h: Sessão 2 | Escolas e comunidades com abordagens resilientes: indicadores e estratégias

Apresentação – Ana Milheiro Silva & Sofia Marques da Silva

Moderação – Silvano Cancela (Diretor do Agrupamento de Escolas de Mogadouro)

Relator/a – Tiago Ribeiro (Associação INDIEROR, Chaves) & Armando Loureiro (Equipa GROW.UP)

12.30h – 14.00h: Pausa para Almoço

14.00h – 15.00h: Sessão 3 | O que pensam os/as jovens sobre o seu futuro? –  Aspirações e expetativas

Apresentação – Tânia Gouveia & Sofia Marques da Silva (Equipa GROW.UP)

Moderação – Aurora Viães (Vereadora da Juventude de Vila Nova de Cerveira)

Relator/a – Marta Costa (Centro Internacional de Ensino e Investigação Fernão de Magalhães, Chaves) & Gil Nata (Equipa GROW.UP)

15.00h – 16.00h: Sessão 4 | Que retrato de jovens nos dão as políticas? - Perspetivas a partir de lugares de decisão local, nacional e europeu

Apresentação – Marta Sampaio & Sofia Marques da Silva (Equipa GROW.UP)

Moderação – Artur Marques (Chefe de Gabinete da Câmara Municipal de Vinhais)

Relator/a – Jéssica Luís do Canto (Ideias Essenciais Eventos, Chaves) & Rui Serôdio (Equipa GROW.UP)

16h00 - 16h.15: Pausa

16.15h – 17.45h: Quem teima em ficar... Jovens de Chaves para o mundo...

Apresentação do Vídeo “Evidence of Living

Comentário: Diogo Martins (Associação INDIEROR, Chaves)

Moderação – Ana Milheiro Silva (Equipa GROW.UP)

17h45 - Sessão final

Síntese – Equipa de relatores/as

Comentário final – Saudade Baltazar (Universidade de Évora, Consultora do Projeto GROW.UP).

Encerramento – Vice-Presidente da Câmara Municipal de Chaves

Moderação – Eva Oliveira (Equipa GROW.UP)

MAIS INFORMAÇÕES:

cartaz encontros de fronteira I
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-23 às 07:06:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais