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Provas de Doutoramento em Psicologia - Sónia Pires de Lima Araújo Rodrigues

27 de maio | 16h00 | Auditório 1

Provas de doutoramento no ramo de Psicologia, requeridas pela Mestre Sónia Pires de Lima Araújo Rodrigues.

Apreciação da tese intitulada: "A qualidade do acolhimento residencial em Portugal: Avaliação da adequação dos serviços às necessidades das crianças e jovens institucionalizados"

Júri:
  • Doutor Félix Fernando Monteiro Neto
  • Doutora Mónica Lopez Lopez
  • Doutora Maria Manuela Calheiros
  • Doutora Maria Filomena Ribeiro Fonseca Gaspar
  • Doutora Orlanda Maria da Silva Rodrigues da Cruz
  • Doutora Maria Paula Pinto da Rocha Mena de Matos Hüsgen
  • Doutora Maria Adelina Acciaiuoli Faria Barbosa Ducharne - orientadora

A sessão é aberta a todos os interessados.


RESUMO:

O acolhimento residencial (AR) é, em Portugal, a principal medida de colocação extrafamiliar, representando 87% das crianças e jovens em acolhimento. Os escassos estudos sobre a qualidade do AR nacional não permitiram até agora conhecer as reais necessidades
das crianças e jovens acolhidos e o modo como os recursos e serviços disponibilizados pelas casas de AR lhes dão resposta, tornando imperativa a sua investigação.
Analisam-se os conceitos de acolhimento residencial e de qualidade neste contexto e é realizado um levantamento da realidade atual do AR em Portugal. 
Foram visitadas 74 casas de AR no âmbito de uma investigação nacional visando avaliar a qualidade do sistema de AR português com recurso ao ARQUA-P. Participaram neste estudo 841 crianças e jovens e 510 cuidadores, 72 diretores técnicos e 73 técnicos de
acompanhamento na entidade tutelar.
A fim de aferir o nível de ajustamento psicológico (AP), autoestima (AE), satisfação com a vida (SCV) e bem-estar pessoal (BEP) e vivenciados pelos adolescentes aí acolhidos, estes completaram o SDQ, RSES/EAR, SWLS/ESCV e PWB/IBP. 
Os resultados revelaram que todos os participantes e também os investigadores/peritos avaliaram de forma positiva a qualidade total e apenas os investigadores/peritos avaliaram algumas ‘dimensões’ negativamente. Foram encontradas correlações e associações
significativas entre a avaliação da qualidade do AR realizada pelos diferentes participantes ou pelos investigadores/peritos e variáveis contextuais (e.g. dimensão da casa) e características individuais de cada tipo de participante (e.g. sexo). AE, SCV e BEP estão significativamente abaixo dos valores encontrados na população normativa correspondente. Algumas dimensões do ARQUA-P avaliadas pelos adolescentes mostraram correlações significativas com as medidas de AP, positivas com a SCV, BEP e com a AE. As crianças e jovens em acolhimento avaliaram o contexto de AR onde vivem mais positivamente que os cuidadores, diretores técnicos, técnicos de acompanhamento na entidade tutelar e investigadores/peritos. Foram identificados como principais preditores da Qualidade Total, as Casas de Acolhimento serem mistas, terem supervisão e o seu clima afetivo com este último a revelar-se o principal preditor. Implicações para futuras investigações e para a intervenção em AR são discutidas. 

Palavras-Chave: acolhimento residencial, avaliação da qualidade, ajustamento psicológico, satisfação com a vida, bem estar, auto estima, crianças e jovens em acolhimento residencial


ABSTRACT:

Residential care (RC) in Portugal accounts for 87% of out-of-home placements of children. The lack of studies on the quality of RC in Portugal, and the scarce information about how far the available services meet the real characteristics and needs of young people in
care, makes it imperative to carry out research on RC quality. Seventy-four RC centres for children and young people were visited within a nationwide assessment on the quality of the Portuguese RC system. children living in those facilities, 510 caregivers, 72 directors and 73
liaison agents at the tutelary entity, participated in this study. Data on RC quality was collected using the ARQUA-P. Youngsters also filled the, SDQ, RSES, SWLS and PWB.
The results showed that all the participants and also the researchers / experts evaluated the overall quality positively and only the researchers / experts evaluated some ‘dimensions’ negatively. Furthermore, some significant correlations and associations were found between the evaluation performed by different participants or by researchers / experts, relating to specific ‘dimensions’ of the context. Significant differences and correlations in the RC quality assessments were observed associated to individual participants’ variables, such as gender, and context variables, such as centre size. Regarding the psychological adjustment of the youngsters, results showed that the youngsters in care presented more signs of maladjustment and less self-esteem, life satisfaction and personnel wellbeing than their normative counterparts. Significant correlations were found between the dimensions of the RC quality assessment and the measures of youngsters’ psychological adjustment, satisfaction with life, personal well-being and self-esteem. Finally, the children and youngsters evaluated the RC centre in which they live more positively than the caregivers, technical directors, articulation technicians in the tutelary entity and researchers / experts. Main predictors of QT in a RC centre were identified as: being mixed, being supervised and affective climate which is the main predictor. Implications for further research and for RC professional practice improvement are discussed.

Keywords: residential care, quality assessment psychological adjustment, satisfaction with life, personal well-being, self-esteem, children and youngsters in residential care


RÉSUMÉ:

Les services d’Accueil en Institution (AI) pour enfants et jeunes au Portugal représentent 87% des placements d'enfants dans le cadre d’une mesure de protection. Le manque d'études sur la qualité de l’AI au Portugal et les rares informations disponibles sur la façon dont les services répondent aux caractéristiques et besoins réels des jeunes, en rendent impérative la recherche sur la qualité de l’AI. Soixante-quatorze maisons d’accueil pour enfants et jeunes ont été visitées dans le cadre d'une évaluation nationale de la qualité du système portugais. Huit-cent quarante et un enfants/jeunes vivant dans ces maisons d’accueil et 510 professionnels, 72 directeurs et les 73 professionnels de la tutelle accompagnant chaque maison d’accueil ont participé à cette étude. Les données sur la qualité de l’AI ont été
recueillies à l'aide de l'ARQUA-P (le Système d´Évaluation Compréhensive de l’Accueil Institutionnel Portugais). Les jeunes ont également répondu au SDQ, RSES, SWLS et PWB. 
Les résultats ont montré que tous les participants, ainsi que les chercheurs/experts, ont évalué positivement la qualité globale de l’AI et que seuls les chercheurs/experts avaient évalué négativement certaines ‘dimensions’. Des différences significatives dans l'évaluation
de la qualité d l’AI associées aux variables individuelles des participants, telles que le genre, et aux variables de contexte, telles que la dimension de la maison d’accueil, ont été trouvées. En ce qui concerne le bien-être psychologique des jeunes, les résultats ont montré que les jeunes en AI présentaient plus de indices d'inadaptation et des niveaux d’estime de soi-même, satisfaction avec la vie et bonheur personnel plus faibles avec de différences significatives par rapport aux valeurs normatives. Des corrélations significatives ont été trouvées entre les ‘dimensions’ de l'évaluation de la qualité de l’AI et les variables de bien-être psychologique, de satisfaction avec la vie, bien-être personnel et estime de soi-même des jeunes. Les enfants et jeunes participants ont évalué la maison d’accueil où ils vivent de manière plus positive que tous les autres informants. Les principaux prédicteurs de la Qualité Globale ont été identifiés. Le caractère mixte de la maison d’accueil, l’existence de supervision extérieure et le climat affectif positif se sont révélés les principaux predicteurs de la Qualité Globale de l’AI. Les implications pour la poursuite de la recherche et pour l'amélioration de la pratique professionnelle en AI sont discutées.

Mots-clés: accueil en institution, évaluation de la qualité, bien-être, satisfaction avec la vie, estime de soi-même, enfants et jeunes en accueil en Institution

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