Você está em: Início > Notícias > VI Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação

VI Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação

28 de junho | 9h00 - 18h00 | Auditório 1

O OVBIE - Observatório da Vida nas Escolas organiza em 2018 o VI Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação, dedicado ao tema “Desafios e oportunidades da autonomia e flexibilidade curricular”.

O seminário realizar-se-á no dia 28 de junho de 2019, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).

Mais informações e programa disponíveis brevemente.

Chamada à submissão de trabalhos

O VI Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação é um evento organizado pela equipa do Observatório da Vida nas Escolas da FPCEUP/CIIE com a finalidade de dar visibilidade à atividade desenvolvida nas escolas, por um lado, e aos trabalhos de investigação que sejam relevantes para a decisão informada das escolas, por outro. A divulgação e a intervenção são eixos relevantes para cumprir o propósito da atividade do OBVIE, que é o de aproximar a investigação das escolas e dos professores. Assim, este seminário, a exemplo dos anteriores, visa agregar duas das dimensões de investigação em que o OBVIE se tem focado: as políticas e práticas educativas e a vida nas escolas. Uma vez que a via presentemente assumida de promoção do sucesso educativo nas escolas, e da igualdade de oportunidades, passa pelas políticas e práticas de autonomia e flexibilidade curricular, mais uma vez este seminário vem trazer a terreiro os desafios e oportunidades que se colocam às escolas. São seus objetivos gerais dar palco à investigação na prática que vai sendo produzida nas escolas e fazer a sua contextualização e sustentáculo nos conhecimentos produzidos pelos investigadores.
Espera-se, assim, contribuir para promover e fortalecer a reflexão sobre os processos de inovação e flexibilização curricular em marcha nas escolas, e estimular a presença da universidade e da investigação nesses processos.

Por tal, convidam-se quaisquer educadores e investigadores que tenham estado a acompanhar as práticas e resultados da implementação de processos de flexibilização, autonomia e inovação curricular e pedagógica nas escolas, a submeter, até dia 28 de abril, uma proposta de comunicação oral a este seminário, num dos seguintes subtemas:
1 – Gestão curricular e pedagógica
2 – Trabalho docente
3 – Avaliação das aprendizagens

Formato:

O(s) trabalho(s) a apresentar deverá(ão) focar-se num dos subtemas propostos e envolver explicitamente processos de organização e recolha de dados em contexto escolar. Os trabalhos a apresentar serão comunicações orais que envolvem 15 minutos de apresentação oral e 5 minutos de discussão. A propostas serão em Português. O resumo deve ter até 500 palavras. Após a avaliação de uma comissão científica e comunicação da aceitação, poderão ser necessárias reformulações para publicação em e-book. As referências bibliográficas não contarão para o número limite de palavras.

Submissão:
A submissão dos resumos deve ser feita num documento Word (ver template), a enviar por email para obvie.ciie@gmail.com, indicando no assunto “Submissão – VI SIOEF 2019”, e referindo os autores, filiação institucional, país, contacto de email, subtema e um máximo de 3 palavras-chave relacionadas com o subtema.

template para submissão de trabalhos

--
Ao participar neste evento, autorizo que a FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto faça a recolha do áudio e/ou da minha imagem em fotografia, vídeo ou outra forma de media.
Os dados recolhidos serão utilizados para registo (arquivo) do evento e poderão ser usados para a sua disseminação nos canais de comunicação da FPCEUP e para a produção de material de divulgação da Faculdade.

By participating in this event, I grant permission to the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP) to capture the audio and/or my image in photographs, video, or any other media format.
The data collected will be used for archive, for the eventual dissemination of the event via FPCEUPs media channels and for the production of promotional material concerning the Faculty.

Copyright 1996-2019 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-03-21 às 23:15:49 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais