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Provas de Doutoramento em Psicologia - Maria de Lurdes Gomes Neves

14 de dezembro | 14h | Auditório 1

Provas de doutoramento no ramo de Psicologia, requeridas pela Mestre Maria de Lurdes Gomes Neves.

Apreciação da tese intitulada: "A liderança em contexto educativo em Portugal: estudo sobre as suas variantes e impacto nos professores"

Júri:
  • Doutor Félix Fernando Monteiro Neto
  • Doutora Maria Paula Barbas Albuquerque Paixão
  • Doutor Fernando Luís Teixeira Diogo
  • Doutora Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo
  • Doutor Joaquim Luís Braga dos Santos Coimbra - orientador
  • Doutor Carlos Manuel Gonçalves
  • Doutora Catarina do Vale Brandão

A sessão é aberta a todos os interessados.


RESUMO:

Esta investigação centra-se no estudo da liderança do diretor (de escola ou de agrupamento de escolas) e respetivo impacto na motivação no trabalho e no comprometimento dos professores, no âmbito do contexto educativo público português. Delimitaram-se três grandes objetivos de investigação: (i) identificar o tipo de liderança (transformacional, ética e moral) predominante nessas instituições de ensino, as competências necessárias no perfil de liderança, assim como as estratégias e práticas de promoção da motivação aí desenvolvidas e implementadas; (ii) analisar as relações entre os constructos de liderança ética, a motivação no trabalho e o comprometimento
organizacional dos professores; (iii) adaptar e validar instrumentos de medida, passíveis de operacionalizar e medir os constructos da liderança transformacional, ética e moral, da motivação no trabalho e do comprometimento organizacional para o contexto educativo
português. Em termos metodológicos, enveredou-se por uma perspetiva de investigação mista, com um desenho de investigação não experimental e de natureza transversal. A recolha de dados foi realizada através do método do inquérito, com recurso às técnicas do
questionário de autorrelato e da entrevista semiestruturada. Os procedimentos aplicados permitiram evidenciar qualidades psicométricas
adequadas dos instrumentos de medida adaptados e validados, bem como concluir por um grau aceitável de confiança na sua aplicação. Concluiu-se que o Questionário de Liderança Ética foi o que apresentou melhores indicadores de medida. Atendendo aos resultados obtidos, constatou-se que a liderança dos diretores de escola oscila entre os tipos transacional e transformacional enquanto predominantes. Verificou-se que as práticas promotoras da motivação desenvolvidas fomentam mais frequentemente a motivação de natureza extrínseca, mais concretamente da regulação introjetada e identificada, em detrimento da motivação intrínseca. Quanto à análise da relação entre a liderança ética, o comprometimento organizacional e a motivação no trabalho, foi possível verificar que a liderança ética é detentora de efeitos positivos e de uma relação positiva com a motivação intrínseca e com o comprometimento. Apurou-se ainda que o comprometimento apresenta um efeito mediador na relação entre a liderança ética e a motivação intrínseca. Finalmente, considera-se a pertinência e a relevância deste estudo na redefinição e na avaliação das práticas de liderança do diretor e na melhoria dos processos de tomada de decisão no contexto educativo português.

Palavras-chave: liderança transformacional; liderança ética; liderança moral; comprometimento organizacional; motivação no trabalho; instituições do ensino público obrigatório português; diretores de escola; professores.


ABSTRACT:

The present research focuses on the study of school director’s leadership, its impact in motivation at work and teachers’ commitment within Portuguese public education schools. Three main research goals were defined: (i) to identify the type of leadership 
(transformational, ethical and moral) most prevalent in those institutions, the necessary skills in the leadership profile, as well as the strategies and practices of motivation promotion developed and implemented there; (ii) to analyze the relationships between ethical leadership, motivation at work and the organizational commitment of teachers; (iii) to adapt and validate measurement instruments, capable of operationalizing and measuring the constructs of transformational, ethical and moral leadership, motivation at work and
organizational commitment in the context of Portuguese education system. As to the methodology adopted, a mixed research method was chosen, with a nonexperimental research design, of a transversal nature. Data collection was done through survey research, using self-administered questionnaires and semi-structured interviews. The procedures applied made clear the adequate psychometric qualities of the adapted and validated measurement instruments that were used, as well as an acceptable degree of confidence in its application. It was also made clear that the Ethical Leadership Questionnaire presented the best measurement indicators. Given the results obtained, it was found that school director’s leaderships oscillate predominantly between the transactional and transformational types. It was also verified that the motivational practices, developed by school leaders for teachers, more often promote extrinsic motivation, more specifically introjected and identified regulation, than intrinsic motivation. As to the analysis of the relationship between ethical leadership, organizational commitment and motivation at work, it was verified that ethical leadership has a positive correlation with intrinsic motivation and commitment. In addition, it was found that commitment has a mediating effect between ethical leadership and intrinsic motivation. Finally, we consider the application and relevance of this study to the redefinition and evaluation of the director's leadership practices and in the improvement of the decision-making processes in the Portuguese educational context. 

Keywords: transformational leadership; ethical leadership; moral leadership; organizational commitment; motivation at work; Portuguese public school system institutions; school directors; teachers.


RÉSUMÉ:

Cette recherche porte sur l'étude du leadership du directeur scolaire (d’une école ou d’un groupe d’écoles) et de son impact dans la motivation au travail et l'engagement des professeurs, au sein du système de l'enseignement public portugais. On a donc délimité
trois grands objectifs de recherche: (i) identifier le type de leadership (transformationnel, éthique et morale) prédominant dans ces institutions éducatives, les compétences nécessaires dans le profil de leadership, ainsi que les stratégies et les pratiques qui visent
promouvoir la motivation y développées et mises en oeuvre; (ii) analyser les relations du leadership éthique avec la motivation au travail et l'engagement organisationnel des enseignants; (iii) adapter et valider les instruments de mesure, capables d'opérationnaliser
et de mesurer les constructions de leadership transformationnel, éthique et morale, de la motivation au travail et de l'engagement organisationnel dans le contexte éducatif portugais. Sur le plan méthodologique, on a utilisé une perspective de recherche mixte, avec
une conception de recherche non expérimentale et transversale. La recueille des données a été réalisée en utilisant la méthode d'enquête, avec les techniques de questionnaire d’auto récit et des interviews semi-structurées. Les procédures suivies ont mis en évidence les adéquates qualités psychométriques des instruments de mesure adaptés et validés, aussi bien qu’elles ont permis de conclure un
degré de confiance acceptable dans son application. On a conclu que le Questionnaire de Leadership Éthique a montré les meilleurs indicateurs de mesure. Compte tenu des résultats, on a constaté que le leadership des directeurs d'école varie entre les types transactionnels et transformationnels, comme les plus répandus. On a également constaté que les pratiques qui contribuent à la motivation favorisent le plus souvent la motivation extrinsèque, en particulier la régulation introjectée et identifié, au détriment de la motivation intrinsèque. En ce qui concerne l'analyse de la relation entre le leadership éthique, l'engagement organisationnel et la motivation au travail, on a constaté que le leadership éthique tient une relation positive avec la motivation intrinsèque et l'engagement. En outre, on a vérifié que l'engagement a un effet médiateur sur la relation entre le leadership éthique et la motivation intrinsèque.
Pour terminer, nous considérons la convenance et la pertinence de cette étude dans la redéfinition et l'évaluation des pratiques de leadership des directeurs et dans l'amélioration des processus de prise de décision dans le contexte éducatif portugais.

Mots-clés: leadership transformationnel; leadership éthique; leadership moral; engagement organisationnel; motivation au travail; institutions portugaises d’enseignement obligatoire; directeurs d'école; enseignants.



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