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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Elane Cristina Tonin

7 de dezembro | 14h00 | Auditório 1

Provas de doutoramento no ramo de Ciências da Educação, requeridas pela Mestre Elane Cristina Tonin.

Apreciação da tese intitulada: "Os estudantes adultos no ensino superior: O caso dos “Maiores de 23” no acesso à universidade em Portugal"

Júri:
  • Doutora Maria Amélia da Costa Lopes
  • Doutor Leandro da Silva Almeida
  • Doutora Paula Cristina da Encarnação Oliveira Guimarães
  • Doutor Paulo Gomes de Lima
  • Doutor José Alberto de Azevedo e Vasconcelos Correia
  • Doutor Joaquim Luís Braga dos Santos Coimbra
  • Doutor José Pedro de Melo Rosa Amorim - orientador

A sessão é aberta a todos os interessados.


RESUMO:

Nas últimas décadas, observa-se, em escala mundial, transformações na educação superior, retratadas pela transição histórica dos sistemas de ensino superior. Tais transições ocorrem de maneira desigual entre os países: de “sistema de elite” para o
“sistema de massa” e deste para o “sistema de acesso universal” (Trow, 1973, 2005). Associadas a essas desiguais alterações no campo da educação superior, a implementação do Processo de Bolonha fez emergir a discussão necessária da dimensão
social no ensino superior (Ayalon & Shavit, 2004), constituída em certa medida pela equidade no acesso dos estudantes “não tradicionais”. Nesse sentido, o trabalho centrase no acesso dos adultos ao ensino superior em Portugal, a partir do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, que reorganiza as provas do concurso especial de acesso (antigo exame ad hoc), passando a ser designado de concurso dos “maiores de 23 anos”. Este estudo de caso, realizado no âmbito de uma universidade de prestígio em Portugal, é composto de dois estudos: um estudo quantitativo com dois momentos de observação (transversal e longitudinal) e um estudo qualitativo organizado em três fases (análise de documentos, observação direta e entrevistas). Tem como objetivos centrais: i) compreender quem são os estudantes adultos “maiores de 23” e levantar suas experiências de participação e acesso, expectativas acadêmicas e percepções dos níveis de envolvimento acadêmico e empoderamento psicológico e ii) entender os diferentes enfoques e percepções acerca dos estudantes “maiores de 23” e do concurso de acesso.
A análise dos resultados permitiu concluir que os estudantes “maiores de 23” no âmbito da Universidade do estudo poderiam ser compreendidos, simultaneamente, como estudantes “não tradicionais” e “tradicionais”, por apresentarem diferentes
características, percursos e histórias de vida, evidenciando que categorizá-los por um único atributo é, de certo modo, reduzir as possibilidades diferenciadas de refletir sobre quem de fato “são”. Demonstram ter experiências de participação mais continuadas em grupos de voluntariado e de caridade. Nas experiências de acesso, concordam destacadamente que, sem o concurso dos “maiores de 23”, não teriam chances de acesso à universidade. Suas expectativas acadêmicas estão centradas na qualidade da formação e o seu envolvimento acadêmico é sobretudo cognitivo e individual. Estes estudantes relatam desafios e superações no acesso à universidade pela via do concurso para “maiores de 23”, sendo identificados, pelos diretores e professores das faculdades, enquanto estudantes “motivados”, “trabalhadores” e “adultos”. Conclui-se ainda da necessidade de redimensionar as concepções sobre os estudantes “maiores de 23”, a fim de reconhecer as suas particularidades e integração no contexto da Universidade. 

Palavras-chave: Acesso, estudantes “maiores de 23”, ensino superior, educação de adultos, estudantes adultos


ABSTRACT:

In the last decades, transformations in higher education, portrayed by the historical transition of higher education systems, have been observed worldwide. Such transitions occur unevenly between countries: from "elite system" to "mass system" and from "universal access system" (Trow, 1973, 2005). Associated with these unequal changes in the field of higher education, the implementation of the Bologna Process has given rise to the necessary discussion of the social dimension in higher education (Ayalon & Shavit, 2004), constituted to a certain extent by the fairness of "nontraditional". In this sense, the work focuses on the access of adults to higher education in Portugal, based on Decree-Law n.º 64/2006, of march 21, which reorganizes the tests of the special access contest (former ad hoc examination), and it will be called a competition for "over 23". This case study, carried out within a prestigious university in Portugal, is composed of two studies: a quantitative study with two moments of observation (transversal and longitudinal) and a qualitative study organized in three phases (document analysis, direct observation and interviews). Its central objectives are: (i) to understand who are adult students "over 23" and to raise their experiences of participation and access, academic expectations and perceptions of levels of academic involvement and psychological empowerment, and (ii) to understand different approaches and perceptions about students "over 23" and the access contest. The analysis of the results allowed to conclude that the students "over 23" in the scope of the study university could be understood simultaneously as "nontraditional" and "traditional" students, because they present different characteristics, paths and life histories, to categorize them by a single attribute is, in a way, to reduce the differentiated possibilities of reflecting on who in fact "are". They demonstrate more continuous participation experiences in volunteer and
charitable groups. In the access experiments, they agree that, without the participation of the "over 23", they would not have a chance of accessing the university. His academic expectations are centered on the quality of training and his academic involvement is mainly cognitive and individual. These students report challenges and overcomes in accessing the university through the "over 23" competition, being identified by the faculty directors and faculty as "motivated", "working" and "adult" students. It is also concluded that there is a need to redimension the conceptions about students "over 23" in order
to recognize their particularities and integration in the context of the University. 

Keywords: Access, students ‘’over 23’’, higher education, adult education, adult students


RÉSUME:

Au cours des dernières décennies, des transformations dans l'enseignement supérieur, représentées par la transition historique des systèmes d'enseignement supérieur, ont été observées dans le monde entier. De telles transitions se produisent de manière
inégale entre les pays: du «système d'élite» au «système de masse» et du «système d'accès universel» (Trow, 1973, 2005). Associé à ces changements inégaux dans le domaine de l'enseignement supérieur, la mise en oeuvre du processus de Bologne a donné lieu à la discussion nécessaire de la dimension sociale dans l'enseignement supérieur (Ayalon et Shavit, 2004), composée dans une certaine mesure par l'équité dans l'accès des étudiants «non traditionnels». En ce sens, le travail se concentre sur l'accès des adultes à l'enseignement supérieur au Portugal, sur la base du Décret-Loi n.° 64/2006 du 21 mars, qui réorganise les tests du concours d'accès spécial (ancien examen ad hoc), et il sera appelé un concours pour "plus de 23 ans". Cette étude de cas, réalisée au sein d'une université prestigieuse au Portugal, est composée de deux études: une étude
quantitative avec deux moments d'observation (transversale et longitudinale) et une étude qualitative organisée en trois phases (analyse documentaire, observation directe) et interviews). Ses objectifs principaux: i) comprendre qui sont les étudiants adultes «plus de 23» et élever leurs expériences de participation et d'accès, les attentes académiques et les perceptions des niveaux d'engagement scolaire et l'autonomisation psychologique et ii) comprendre les différentes approches et les perceptions des les étudiants de plus de 23 ans et le concours d'accès. L'analyse des résultats a permis de conclure que les étudiants de plus de 23 ans dans le cadre de l'université d'étude pouvaient être considérés simultanément comme des étudiants «non traditionnels» et «traditionnels», car ils présentent des caractéristiques, des parcours et des histoires de
vie différents, les classer par un seul attribut revient, en quelque sorte, à réduire les possibilités différenciées de réfléchir à qui «est» en réalité. Ils démontrent plus d'expériences de participation continue dans des groupes de bénévoles et de
bienfaisance. Dans les expériences d'accès, ils conviennent que, sans la participation des «plus de 23 ans», ils n'auraient aucune chance d'accéder à l'université. Ses attentes académiques sont centrées sur la qualité de la formation et son implication académique est principalement cognitive et individuelle. Ces étudiants font état des défis et des dépassements en matière d'accès à l'université par l'appel d'offres pour «plus de 23» et sont identifiés par les directeurs et les enseignants des collèges, les étudiants «motivés », «travailleurs » et «adultes». La conclusion est toujours la nécessité de redimensionner
les conceptions des élèves «plus de 23» afin de reconnaître leurs caractéristiques spéciales et l'intégration dans le cadre de l'Université. 

Mots-clés: Accès, étudiants de ‘’plus de 23 ans’’, enseignement supérieur, éducation des
adultes, étudiants adultes

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