Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Carolina da Costa Santos

Notícias

Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Carolina da Costa Santos

14 de setembro | 14h | Auditório 1

Provas de doutoramento no ramo de Ciências da Educação, requeridas pela Mestre Carolina da Costa Santos.

Apreciação da tese intitulada: "A construção de identidades académicas: percursos e tendências no Brasil e em Portugal"

Júri:
  • Doutora Isabel Maria Alves e Menezes de Figueiredo
  • Doutor José Ignácio Rivas Flores
  • Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira
  • Doutora Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite
  • Doutora Maria de Fátima Carneiro Ribeiro Pereira - orientadora
  • Doutor Rui Eduardo Trindade Fernandes

A sessão é aberta a todos os interessados.



RESUMO

O Ensino Superior tem sofrido transformações significativas, relacionadas, principalmente, com uma lógica neoliberal e os seus efeitos nas universidades. A demanda pela massificação do ensino superior e o imperativo da empregabilidade, por exemplo, implicam novas exigências. Em um mundo baseado na economia do conhecimento, as universidades interferem e são influenciadas pela globalização. Novos desafios são impostos à universidade, considerando as tendências e necessidades do mercado. A produção do conhecimento se alterou, estando cada vez mais relacionada com a sua relevância, utilidade e aplicabilidade. As universidades se preocupam com economia e eficiência, no contexto de um capitalismo académico. As novas exigências que são feitas à Universidade implicam mudanças no dia a dia académico. O trabalho dos professores passa a ser associado a uma lógica de competitividade, com ênfase em performance e em resultados imediatos. A intensificação do trabalho emerge como cenário da docência universitária. Considerando que, em decorrência dessas transformações, a identidade dos professores sofre uma reconstrução, o presente estudo procura compreender a construção da identidade académica no contexto de constantes mudanças, discutindo aspetos que afetam o trabalho, a atividade, a profissão e a identidade académica. A investigação recorre a um estudo multicasos, envolvendo a área de Pedagogia de uma universidade pública no Brasil e a área de Ciências da Educação de uma universidade pública em Portugal. Foram realizadas 13 entrevistas de tipo biográfico com professores brasileiros e 10 entrevistas com professores portugueses. São apresentados 23 relatos biográficos assim como uma discussão dos resultados da análise das 23 entrevistas. A discussão de resultados realça diferentes aspetos que contribuem para a construção da identidade docente nos percursos dos professores, como a família, a escolarização e a formação inicial e avançada. Também se destacam as relações com os pares, os estudantes, a comunidade, o conhecimento e a instituição como essenciais para a docência. Identificamos, no contexto atual, a fragmentação da identidade académica, a partir da intensificação do trabalho docente, da burocratização e de uma cada vez maior avaliação do trabalho que enfatiza a publicação. O estudo enumera algumas narrativas sobre as dimensões da docência, as expetativas da profissão e a resistência às transformações atuais. A identidade desejada pelos professores pretende uma articulação entre as dimensões da docência, principalmente entre ensino e investigação, para um trabalho mais articulado e coerente e de melhor qualidade na investigação, na formação dos estudantes e no trabalho da universidade para a comunidade.

 

ABSTRACT

Higher Education has experienced meaningful transformations, mostly due to a neoliberal rationale and its effects in universities. For instance, the demand for the massification of higher education and the imperative of employability entail new requirements. In a world routed on the knowledge economy, universities influence and are influenced by globalisation. New challenges are presented to the University, based on market trends and needs. Knowledge production has changed, becoming more related with its relevance, usefulness and applicability. In a context of academic capitalism, Universities are concerned with economy and efficiency. The new demands addressed to the University lead to changes in the academic daily routines. Teachers work becomes associated with competitiveness, emphasising performance and immediate results. The intensification of the workload emerges as the setting of higher education teaching. Considering that, as a result of these changes, teachers’ identities are rebuilt, this study aims to explore the construction of the academic identity in a context of constant change, by discussing aspects that affect the academic work, activities, profession and identity. The research was developed through a multicase study, focused on the field of Pedagogy in a Brazilian public university and on the field of Education Sciences in a Portuguese public university. A total of 13 biographic interviews with Brazilian teachers and 10 biographic interviews with Portuguese teachers were conducted. The 23 biographic narratives, as well as a discussion of its analysis are hereby are presented. The results discussion highlights the aspects that contribute for the construction of the teaching identity, such as family, schooling and initial and continuous training. Also important for teaching are the relationship with peers, the students, the community, the knowledge and the institution. It was possible to find, currently, a fragmentation of the academic identity resulting from the intensification of the teaching workload, the bureaucratisation and the increasing work assessment focused on publishing. The study lists some narratives regarding teaching, the expectations with the profession and the resistance to current changes. The identity desired by teachers aims for an articulation between teaching dimensions, particularly between teaching and research, towards a more articulated, coherent and higher quality work in research, in training students and in the university’s work towards the community.


RESUMEN

La Enseñanza Superior ha sufrido transformaciones significativas, relacionadas, principalmente, con una lógica neoliberal y sus efectos en las universidades. La demanda por la masificación de la enseñanza superior y lo imperativo de la empleabilidad, por ejemplo, implican nuevas exigencias. En un mundo basado en la economía del conocimiento, las universidades interfieren y son influenciadas por la globalización. Nuevos desafíos se imponen a la universidad, considerando las tendencias y necesidades del mercado. La producción de conocimiento de alteró, y está cada vez más relacionada con su relevancia, utilidad y aplicabilidad. Las universidades se preocupan por la economía y eficiencia, en el contexto de un capitalismo académico. Las nuevas exigencias que se hacen a la Universidad implican cambios en el día a día académico. El trabajo de los profesores pasa a ser asociado a una lógica de competitividad, con énfasis en performance y en resultados inmediatos. La intensificación del trabajo emerge como escenario de la docencia universitaria. Considerando que, como consecuencia de esas transformaciones, la identidad de los profesores sufre una reconstrucción, el presente estudio busca comprender la construcción de la identidad académica en el contexto de constantes cambios, discute aspectos que afectan el trabajo, la actividad, la profesión y la identidad académica. La investigación recurre a un estudio multicasos, involucrando el área de Pedagogía de una universidad pública en Brasil y el área de Ciencias de la Educación de una universidad pública en Portugal. Se realizaron 13 entrevistas de tipo biográfico a profesores brasileños y 10 entrevistas a profesores portugueses. Se presentan 23 relatos biográficos, así como una discusión de los resultados del análisis de las 23 entrevistas. La discusión de resultados realza diferentes aspectos que contribuyen a la construcción de la identidad docente en la trayectoria de los profesores, tales como la familia, la escolarización y la formación inicial y avanzada. También se destacan las relaciones con los pares, los estudiantes, la comunidad, el conocimiento y la institución como esenciales para la docencia. Identificamos, en el contexto actual, la fragmentación de la identidad académica, a partir de la intensificación del trabajo docente, de la burocratización y de una evaluación cada vez más grande del trabajo que enfatiza la publicación. El estudio enumera algunas narrativas sobre las dimensiones de la docencia, las expectativas de la profesión y la resistencia a las transformaciones actuales. La identidad deseada por los profesores pretende una articulación entre las dimensiones de la docencia, principalmente entre enseñanza e investigación, para un trabajo más articulado y coherente y de mejor calidad en la investigación, en la formación de los estudiantes y en el trabajo de la universidad para la comunidad.


RÉSUMÉ

L'enseignement supérieur a connu des transformations significatives, principalement en raison d'une logique néolibérale et de ses effets dans les universités. Par exemple, la demande pour la massification de l'enseignement supérieur et l'impératif de l'employabilité entraînent de nouvelles exigences. Dans un monde axé sur l'économie du savoir, les universités influencent et sont influencées par la mondialisation. De nouveaux défis sont présentés à l'Université, en fonction des tendances et des besoins du marché. La production de connaissances a changé, elle obéit maintenant à des problématiques de pertinence, d'utilité et d'applicabilité. Dans un contexte de capitalisme académique, les universités sont soucieuses d'économie et d'efficacité. Les nouvelles demandes adressées à l'Université conduisent à des changements dans les routines académiques quotidiennes. Le travail des enseignants est associé à la compétitivité, l'accent est mis sur la performance et les résultats immédiats. L'intensification de la charge de travail apparaît comme l’étant le nouveau cadre de l'enseignement supérieur. Considérant que, suite à ces changements, les identités des enseignants sont reconstruites, cette étude vise à explorer la construction de l'identité académique dans un contexte de changement constant, et discute des aspects qui affectent le travail académique, les activités, la profession et son identité. La recherche a été développée à travers une étude de cas, axée sur le domaine de la pédagogie dans une université publique brésilienne et sur le domaine des sciences de l'éducation dans une université publique portugaise. Au total, 13 entretiens biographiques avec des enseignants brésiliens et 10 entretiens biographiques avec des enseignants portugais ont été menés. Les 23 récits biographiques, ainsi qu'une discussion de son analyse sont présentés ici. La mise en lumière des résultats met en évidence les aspects qui contribuent à la construction de l'identité enseignante, tels que la famille, la scolarité et la formation initiale et continue. Les relations avec les pairs, les étudiants, la communauté, les connaissances et l'institution sont également importantes pour l'enseignement. Il a été possible de trouver, grâce à cette étude, une fragmentation de l'identité académique résultant de l'intensification de la charge de travail de l'enseignement, de la bureaucratisation et de l'évaluation croissante du travail axée sur la publication. L'étude énumère quelques récits concernant l'enseignement, les attentes vis-à-vis de la profession et la résistance aux changements actuels. L'identité souhaitée par les enseignants vise une meilleure articulation entre les dimensions pédagogiques, notamment entre l'enseignement et la recherche. Elle vise aussi à atteindre un travail de recherche mieux articulé, plus cohérent et de meilleure qualité dans la formation des étudiants et dans le travail de l'université vers la communauté.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-10-21 às 08:06:06 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais