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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Marisa de Fátima Correia Ferreira da Silva

27 de setembro | 14h30 | Auditório 1

Provas de doutoramento no ramo de Ciências da Educação, requeridas pela Mestre Marisa de Fátima Correia Ferreira da Silva.

Apreciação da tese intitulada: "Trabalhar em rede e sucesso escolar em territórios educativos de intervenção prioritária. Um modelo estratégico para a melhoria das escolas".

Júri:
  • Doutora Maria Amélia da Costa Lopes
  • Doutor Manuel Joaquim Pinto Moreira de Azevedo
  • Doutora Florbela Luiz de Sousa
  • Doutora Helena Costa Gomes de Araújo - orientadora
  • Doutora Preciosa Teixeira Fernandes
  • Doutora Eunice Margarida Baptista de Macedo Alves

A sessão é aberta a todos os interessados.


RESUMO

Esta tese organiza-se em torno do trabalho em rede na educação, na sua relação com o Programa TEIP e com a promoção do sucesso escolar, num percurso analítico e reflexivo através do olhar da Sociologia da Educação. Partindo-se do reconhecimento teórico das potencialidades do trabalho em rede no âmbito da educação escolar, pretende-se revelar as suas contribuições para a melhoria das escolas, através das perspetivas de diretores de escola/AE e docentes coordenadores/as do programa TEIP de 39 escolas TEIP no norte do país.
O trabalho em rede na educação apresenta-se, essencialmente, sob duas formas de operacionalização: ao nível interinstitucional (as parcerias) e ao nível intrainstitucional (trabalho colaborativo docente). Os dados, resultantes da análise de contúdo de 77 entrevistas semiestruturadas, corroboram os benefícios do trabalho em rede para as escolas, os/as alunos/as e docentes, sugerindo o trabalho em rede desenvolvido no contexto educativo TEIP como uma resposta e/ou estratégia utilizada pelas escolas/AE para a promoção do sucesso escolar. Sugerem, ainda, a sua inevitabilidade para as escolas/AE num cenário socioeconómico vulnerável. Não obstante, a cultura de isolamento e o carácter individual do trabalho docente são sentidos e apresentados como fortes obstáculos à operacionalização do trabalho em rede nas escolas/AE. Para além disso, assume particular predominância o discurso em torno das desigualdades sociais e culturais, constituindo-se como um foco relevante e sistemático de análise e reflexão.
Embora haja um amplo reconhecimento do valor do trabalho em rede na educação, há um conjunto igualmente amplo e diversificado de pontos de vista e diferentes formas de implementação nas escolas/AE TEIP, que estruturam e organizam esta tese.

Palavras-chave: educação, trabalho em rede, sucesso escolar, programa TEIP

ABSTRACT

This thesis is structured on networking in education, in its relation with the TEIP Program and the promotion of school achievement, following an analytical and reflective path from the perspective of education sociology. Starting from the theoretical acknowledgement of the potential of networking in school education, it is intended to reveal its contributions to school improvement, through the perspectives of school/school clusters principals and teachers coordinating the TEIP program, from 39 TEIP schools in northern Portugal.
Networking in education assumes, essentially, two forms of operationalization: at the interinstitutional level (partnerships) and at the intrainstitutional level (collaborative work among teachers). The data, resulting from the content analysis of 77 semi-structured interviews, corroborates the benefits of networking for schools, students, and teachers, suggesting that networking, as developed in the TEIP educational context, can be an answer and/or strategy used by the schools/school clusters for promoting educational achievement. It also suggests its inevitability for schools/school clusters that are socioeconomically vulnerable. Even so, the culture of isolation and the individual nature of teachers work are perceived and presented as strong obstacles to the implementation of networking in schools/school clusters. In addition, the reference to social and cultural inequalities is predominant, constituting a relevant and systematic focus of analysis and reflection.
Although the value of networking in education is widely recognized, there are an equally wide and diversified number of perspectives and strategies of implementation in TEIP schools that structure and organize this thesis.

Keywords:
education, networking, school achievement, TEIP Programme

RÉSUMÉ

Cette thèse s'organise autour du travail en réseau dans l'éducation, à propos de sa relation avec le Programme TEIP et avec la promotion du succès scolaire, dans un parcours analytique et réfléchi à travers le regard de la Sociologie de l'Éducation. En partant de la reconnaissance théorique des potentialités du travail en réseau dans le contexte scolaire, on a l'intention de révéler ses contributions pour l'amélioration des écoles, à travers le point de vue des directeurs d'écoles et des professeurs coordinateurs du programme TEIP, de 39 écoles TEIP au nord du pays.
Le travail en réseau dans l'éducation se présente, essentiellement, sous deux formes de mise en ½uvre: au niveau interinstitutionnel (les partenariats) et au niveau intra-institutionnel (travail collaboratif entre enseignants). Les résultats de l'analyse du contenu de 77 interviews semi-structurées, corroborent les avantages du travail en réseau pour les écoles, les étudiants et les professeurs, en suggérant que le travail en réseau développé dans le contexte éducatif TEIP soit une réponse et / ou une stratégie utilisée par les écoles pour la promotion du succès scolaire. Il est pratiquement inévitable aux écoles situées dans un contexte socioéconomique vulnérable. Malgré que la culture d'isolement et le caractère individuel du travail éducatif soient sentis et présentés comme de forts obstacles pour l'opérationnalisation du travail en réseau dans les écoles. Car en plus, le discours autour des inégalités sociales et culturelles prédomine comme un sujet central approprié et systématique d'analyse et de réflexion.
Bien qu'il y ait une large reconnaissance de la valeur du travail en réseau dans l'éducation, il y a également une large diversité de points de vue et différentes formes de mise en ½uvre, dans les écoles TEIP, qui structurent et organisent cette thèse.

Mots-clés:
éducation, Travail en réseau, succès scolaire, programme TEIP
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