Você está em: Início > Notícias > Apoie a proposta da FPCEUP ao OPP

Apoie a proposta da FPCEUP ao OPP

votação entre 11 de junho e 30 de setembro

Proposta 144 - Cuidar de quem socorre: Apoio psicologico para profissionais de socorro

Uma doutoranda da FPCEUP, em colaboração com o INEM, submeteu um projeto a financiamento no Orçamento Participativo Português (OPP). O projeto pretende, com o apoio da UP Digital, criar uma disciplina moodle com componente psicoeducativa e uso de questionários sobre estados emocionais.

Votar

A proposta passou à 4ª fase, de votação pelos cidadãos.
Cada cidadão, de qualquer idade, pode votar em 2 projetos, tendo apenas de se identificar com os dados do cartão de cidadão ou bilhete de identidade.

Votar online
Para votar nesta proposta através da internet, clique aqui.

Votar por SMS (gratuito)
Enviar uma SMS para o número 3838 com a seguinte mensagem: OPP(espaço)144(espaço)nº completo do CCidadao(números e letras)

Sobre a proposta

Trata-se de uma proposta de âmbito nacional, na área da saúde, desenvolvida entre o LabRP - Laboratório de Reabilitação Psicossocial (FPCEUP/ ESS.P.Porto) e o INEM, com apoio da UP Digital.
Foi desenhada no contexto de de uma tese de doutoramento a desenvolver na FPCEUP.

Passaram à 4ª fase 694 projetos e foram rejeitados cerca de 700.

Face ao desgaste emocional contínuo dos profissionais de socorro (ex: bombeiros, técnicos de emergência médica, polícias, profissionais de saúde que atuam em urgência/emergência), é importante agir precocemente e o projeto "Cuidar de Quem Socorre" propõe:
  1. Criar um acesso gratuito online, acessível e dirigido a todos os profissionais de socorro/emergência em Portugal, que permita informar, psicoeducar e apoiar estes profissionais no que diz respeito à sua saúde psicológica/ocupacional e bem-estar.
  2. Monitorizar online e devolver a cada profissional os resultados relevantes para a sua saúde psicológica/ocupacional.

Este recurso, em formato e-learning (à distância) será apoiado pela FPCEUP e pelo INEM, terá módulos temáticos e questões que permitam aferir o estado de conhecimentos e poderá ser realizado por cada profissional em função da sua disponibilidade. Incluirá diversos conteúdos psicoeducativos e um espaço para partilha, discussão e dúvidas, bem como a auto-avaliação do estado emocional de cada profissional. Permitirá o contacto online frequente com um psicólogo responsável que, através da monitorização, alertará para sintomas que poderão indicar a necessidade de encaminhamento destes profissionais para serviços mais adequados e especializados. Durante o primeiro ano pretende-se construir e testar os conteúdos, e no segundo ano disponibilizar a nível nacional, contribuindo para o conhecimento do estado emocional destes profissionais, para a sensibilização dos sintomas de desgaste psicológico e sua prevenção.

Será alertado que "Cuidar de Quem Socorre" não pretende ser um consultório de psicologia online, mas um espaço de psicoeducação, monitorização de sintomas e partilha de vivências com efeito preventivo.

Este recurso será desenvolvido na plataforma online da Academia UP, com apoio do serviço Porto Digital da Universidade do Porto, e ficará disponível para futuras edições, com possibilidade de novos módulos temáticos.

> Acompanhar no Facebook

Copyright 1996-2018 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-08-18 às 05:42:16 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais