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Provas de Doutoramento em Psicologia - Ana Isabel da Silva Tavares

13 de julho 2018 | 14h30 | Auditório 1

Provas de doutoramento no ramo de Psicologia, requeridas pela Lic. Ana Isabel da Silva Tavares.

Apreciação da tese intitulada: "Prevenção do consumo de substâncias nos adolescentes. A intervenção em contexto escolar: validação de um programa preventivo".

Júri:
  • Doutor José da Conceição Mendes Marques
  • Doutora Teresa Maria Mendes Dinis de Andrade Barroso
  • Doutora Tânia Gaspar Sintra dos Santos
  • Doutor Jorge Nuno Negreiros de Carvalho - orientador
  • Doutora Sandra Cristina da Silva Reis Torres

A sessão é aberta a todos os interessados.

RESUMO

A presente dissertação tem como objetivo analisar a eficácia de um programa preventivo em contexto escolar – Trilhos-R – Desenvolvimento de competências pessoais e sociais em prevenir, adiar ou reduzir o uso de substâncias psicoativas como o tabaco, álcool e cannabis.

Partindo da análise da literatura, capítulos I e II, reafirma-se a adolescência como período com maior probabilidade de envolvimento em comportamentos de risco, mas também como base do desenvolvimento saudável na idade adulta. Os estudos epidemiológicos apontam a idade média de início do consumo de tabaco, álcool e cannabis entre os 12 e os 14 anos, o que fundamenta a necessidade da intervenção preventiva.

Com base na evidência científica, o programa Trilhos-R, apresentado no capítulo III, considera uma abordagem teórica compreensiva e dirige-se a alunos que frequentam o 7o ano de escolaridade. Composto por 15 sessões para o 7o ano e 9 sessões de reforço, organiza-se nas componentes informativa, emocional e social, utilizando métodos e estratégias interativas. Para assegurar a fidelidade de implementação, considera a formação prévia de professores e apoio técnico durante a implementação.

Os resultados deste estudo de investigação salientam os condicionalismos da implementação de programas preventivos em contexto real e como estes podem afetar a eficácia de um programa de intervenção, apresentados e discutidos nos capítulos V e VI. Nas medidas comportamentais, verificaram-se efeitos iatrogénicos, ainda que de magnitude pequena, no consumo experimental de tabaco e no consumo atual de cannabis. Apesar disso, a intervenção contribuiu para o aumento da perceção de risco face ao consumo intensivo tabaco, assim como de outras substâncias psicoativas. As expectativas sobre o impacto do consumo de álcool nos objetivos de realização e nas aspirações futuras também aumentaram. Em relação à fidelidade da implementação, assume-se a necessidade de reformulação da formação e do apoio técnico, ao nível dos módulos formativos e do número de horas, reformulação de algumas sessões do programa, a análise diferencial de cada uma das componentes, assim como uma possível evolução para um programa integrador de vários domínios comportamentais.

ABSTRACT

The present dissertation aims to analyze the effectiveness of a school based preventive program - Trilhos-R - Development of personal and social skills in preventing, delaying or reducing substance use (tobacco, alcohol and cannabis).

From literature review, presented in chapters I and II, it can be assumed that adolescence is the most likely period to be involved in risk behaviors, but also is the basis for healthy development in adulthood. Evidence from epidemiological studies show that the onset of tobacco, alcohol and cannabis use is in average between 12 and 14 years old, which supports the need for preventive intervention.
Trilhos-R is a preventive evidence-based program, presented in chapter III, with a comprehensive approach and aims students from 7th grade. Consisting of 15 sessions for the 7th grade and 9 booster sessions, is organized in the informative, emotional and social components, applying interactive methods and strategies. To ensure fidelity, the program considers prior to implementation teacher training and technical support during implementation.

The results highlight the constraints of implementing preventive programs in a real context and how these may affect the effectiveness of an intervention, presented and discussed in Chapters V and VI. The results evidence iatrogenic effects, although of small magnitude, on behavioral measures, like tobacco experimental use and current use of cannabis. Nevertheless, the intervention increased risk perception of intensive tobacco use and other psychoactive substances. Expectations about the impact of alcohol use on achieving goals and future aspirations have also increased with the intervention. Considering implementation fidelity, it is discussed the need of the reframing training and technical support, including new training modules and increase the training hours. Some of the program sessions should be rewrite to reduce the probability to uncontrolled changes.

The results also evidence the need for a differential analysis for each program component. The future of this preventive program may bring to a possible evolution to an integrative program for various behavioral domains.

RÉSUMÉ

Cette thèse vise l’évaluation d’efficace d'un programme de prévention dans le contexte scolaire - Trilhos-R - Développement des compétences personnelles et sociales pour prévenir, éteindre ou réduire la consommation des substances comme le tabac, l’alcool et le cannabis.

À partir de la littérature, chapitres I et II, l'adolescence est réaffirmée comme le période le plus susceptible d'être impliquée dans les comportements à risque, mais aussi comme une base pour un développement sain à l'âge adulte. Les études épidémiologiques
indiquent l'âge moyen du début de la consommation du tabac, de l'alcool et du cannabis entre 12 et 14 ans, ce qui confirme le besoin d'une intervention préventive.

Sur la base de l’évidence scientifique, le programme Trilhos-R, présenté au chapitre III, envisage une approche théorique globale et s'adresse aux élèves en 7ème année. Composé de 15 sessions pour la 7ème année et 9 sessions de renforcement, il s'organise en components informative, émotionnelle et sociale, en utilisant des méthodes et des stratégies interactives.

Les résultats de cette étude évidence les contraintes liées à la mise en ½uvre de programmes de prévention dans un contexte réel et leur impact sur l'efficace d'un programme d'intervention, présenté et discuté aux chapitres V et VI. Dans les mesures comportementales, des effets iatrogènes ont été observés, quoique de faible ampleur, dans la consommation expérimentale de tabac et dans la consommation actuelle de cannabis. Malgré cela, l'intervention a contribué à augmenter le risque perçu de consommation intensive de tabac, ainsi que d'autres substances psychoactives. L’expectation concernant l'impact de la consommation d'alcool sur les objectifs de réussite et les aspirations futures ont également augmenté. En ce qui concerne la fidélité de l’implémentation, il est nécessaire de reformuler la formation et support technique, des certains modules et nombre d’heures de formation, des certes sessions du programme et l’analyse de l’efficace différentielle de chacun des components. Aussi, il peut se considérer une évolution possible vers un programme intégrateur de plusieurs domaines comportementaux.

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