Você está em: Início > Notícias > International Seminar | LGBTI youth in schools: Challenges and policies

International Seminar | LGBTI youth in schools: Challenges and policies

20 de junho | 14h00 | Auditório 2A

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto recebe Stephen Russell (Universidade do Texas em Austin, EUA), um conceituado investigador na área LGBTI no Seminário Internacional “Jovens LGBTI na escola: Desafios e Políticas”.

Este seminário, que está integrado no 4º ciclo de conferências do Programa Doutoral em Psicologia (PDP/PRASI), pretende constituir-se como um espaço onde se discutem os desafios e as políticas em torno da juventude LGBTI estudante, quer do ponto de vista da intervenção, quer do ponto de vista da investigação. Será, pois, uma oportunidade para apresentar projetos de intervenção, resultados de estudos e partilhar experiências, tendo como mote a construção de uma sociedade e de uma educação mais justa, inclusiva, segura e plural.

O seminário tem entrada gratuita. Inscrição AQUI

14h00 - Sessão de abertura
     - Fernando Barbosa, Vice Diretor da FPCEUP

14h15 - Painel 1: Intervenções comunitárias

Paula Allen
     - Centro Gis
Rita Carmona
     - Rede ex aequo
Telmo Fernandes
     - ILGA Portugal/Alianças da Diversidade
Alexandra Teixeira
     - AMPLOS

cartaz daniela freitas
15h15 - Painel 2: Investigação

Discriminação e ajustamento psicológico: O papel das estratégias de coping
     - Daniela Fonseca de Freitas, CPUP/FPCEUP

Estudo sobre Bullying Homofóbico em Portugal com recurso à Análise de Correspondências Múltiplas
     - Liliana Rodrigues, CPUP/FPCEUP & ISAVE

Discursos e atitudes perante a diversidade sexual na escola: entre a aceitação liberal e a tolerância
     - Hugo Santos, CIIE/FPCEUP

16h00 - Pausa para café

16h30 - Estudo nacional sobre o ambiente escolar: Alguns resultados
     - ILGA Portugal
     - GLSEN
     - FPCEUP
     - ISCTE-IUL

16h50 - Conferência: "Sexual orientation and gender identity (SOGI) in schools in the United States: programs and policies"

- Stephen Russell, University of Texas at Austin

17h30 - Sessão de encerramento

- Conceição Nogueira, CPUP/FPCEUP

Daniela Fonseca de Freitas, CPUP/FPCEUP
Jorge Gato, CPUP/FPCEUP
Hugo Santos, CIIE/FPCEUP
Daniela Leal, FPCEUP

Sobre Stephen T. Russell

Dr. Stephen T. Russell’s work focuses on adolescent sexuality, LGBTQ youth health and rights, victimization related to sexual orientation and gender identity, school climate, and parent-adolescent relationship. Much of his research focuses on programs and policies to improve human development.

Dr. Stephen T. Russell is currently the Chair of the Department of Human Development and Family Sciences, at the University of Texas at Austin and member of the Population Research Center. Among other institutional affiliations, he is past chair of the Board of Directors of the Sexuality Information and Education Council of the United States, and past President of the Society for Research on Adolescence.

E. | danfreitas@fpce.up.pt

--
Ao participar neste evento, autorizo que a FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto faça a recolha do áudio e/ou da minha imagem em fotografia, vídeo ou outra forma de media.
Os dados recolhidos serão utilizados para registo (arquivo) do evento e poderão ser usados para a sua disseminação nos canais de comunicação da FPCEUP e para a produção de material de divulgação da Faculdade.

By participating in this event, I grant permission to the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP) to capture the audio and/or my image in photographs, video, or any other media format.
The data collected will be used for archive, for the eventual dissemination of the event via FPCEUPs media channels and for the production of promotional material concerning the Faculty.

Copyright 1996-2018 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-06-20 às 15:55:24 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais