Você está em: Início > Notícias > Novo | Unidade de Intervenção Alimentar na Criança (UnIAC)

Novo | Unidade de Intervenção Alimentar na Criança (UnIAC)

Inaugura a 1 de junho 2018

A alimentação infantil pode ser um grande desafio para os pais e nem sempre é fácil encontrar uma orientação para superar as dificuldades. Algumas das situações mais comuns passam pela recusa das crianças em ingerir determinados alimentos, resistência em experimentar alimentos novos e a preferência por alimentos pouco saudáveis. Foi a pensar nestas situações que foi criada a Unidade de Intervenção Alimentar na Criança (UnIAC), fruto de uma parceria entre várias instituições da Universidade do Porto: Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Faculdade de Medicina e Instituto de Saúde Pública.

A UnIAC tem como missão a promoção de uma alimentação saudável em crianças dos 2 aos 5 anos, sem patologia médica associada, intervindo conjuntamente com pais e filhos. Nesta unidade é disponibilizado:
  • Um conjunto de estratégias e ferramentas que capacitem os pais para lidar com as dificuldades na alimentação dos filhos (não decorrentes de um problema médico)
  • Orientação prática sobre os estilos e práticas alimentares da família
  • Educação alimentar junto das crianças, com recurso a metodologias ativas, interativas e digitais
  • Oficinas para pais e filhos sobre alimentação saudável

Horário e local
A UnIAC funciona através do Serviço de Consulta Psicológica, nas instalações da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), com os seguintes horários:
  • terça-feira, 9h00 – 16h00 (incluindo hora de almoço)
  • sábado, 9h00 – 13h00

Marcações
As marcações deverão ser feitas através dos seguintes contactos:
T. | 220 400 600; 220 428 922