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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Antónia Ribeiro de Távora Vasconcelos Silva

3 de julho 2018 | 10h00 | Auditório 1

Provas de doutoramento no ramo de Ciências da Educação, requeridas pela Mestre Antónia Ribeiro de Távora Vasconcelos Silva.

Apreciação da tese intitulada: "Educação e formação de adultos em contexto empresarial: das políticas às dinâmicas em contexto de trabalho. Um estudo de caso"

Júri:
  • Doutor José Alberto de Azevedo e Vasconcelos Correia
  • Doutor Joaquim Luís Medeiros Alcoforado
  • Doutora Ana Filipa Fernandes Aguiar Brandão
  • Doutora Maria Teresa Guimarães de Medina
  • Doutor Henrique Malheiro Vaz - orientador
  • Dr. José Manuel Almeida de Castro

A sessão é aberta a todos os interessados.


RESUMO

Esta tese tem por base a temática da educação e formação de adultos, particularmente na sua relação com o trabalho e na sua expressão enquanto formação profissional contínua. As questões da articulação entre a formação e a produtividade nos contextos de trabalho representa uma problemática atual e importante no âmbito lato da educação e formação de adultos. Torna-se assim indispensável, perceber a articulação destas políticas em contextos de trabalho, eles próprios, num processo importante de transformação, e seus impactos na formação, considerando-se as relações entre formação e trabalho uma relação entre dois mundos intercomunicáveis (Santos, 1989).
Centrando-se nas questões da formação em contexto empresarial, o objetivo é tentar perceber quais os sentidos que adultos/trabalhadores e empresas/empregadores atribuem à formação, ou seja, quais as perceções que atualmente os atores mais relevantes do mercado de trabalho têm sobre a formação de adultos, particularmente sobre a formação profissional continua. Tratando-se de um estudo de caso de um grupo empresarial no setor do Turismo, importa perceber também as especificidades inerentes ao mesmo e enquadrá-lo no âmbito das políticas relativas à formação das empresas em Portugal e seu desenvolvimento na prática. Através de uma metodologia mista, embora privilegiando uma abordagem qualitativa, o interesse é perceber a realidade das várias empresas do grupo em estudo, no que respeita à(s) necessidade(s), conteúdos e funções da formação, procurando compreender a articulação entre as medidas postas em prática e as questões da sua operacionalidade em contexto de trabalho.

Palavras-chave: Educação de adultos, Trabalho, Formação Profissional, Turismo.

ABSTRACT

This thesis is based on the theme of adult education and training, particularly in relation to work and in their expression as continuing vocational training. The issues of articulation between training and productivity in work contexts represent a current and important in the broader scope of problem in adult education and training. It is thus essential to understand the articulation of these policies in work contexts, themselves, in an important process of transformation, and its impacts on formation, considering the relations between formation and work a relation between two intercommunicable worlds (Santos, 1989).
Focusing on the issues of training in a business context, the objective is to try to understand the meanings that adults / workers and employers / employers attribute to training, that is, what perceptions currently the most relevant actors in the labor market have on the training, particularly on continuing vocational training. As it is a case study of a business group in the tourism sector, it is also important to understand the inherent specificities of the same and to frame it within the scope of the policies regarding the formation of companies in Portugal and their development in practice. Through a mixed methodology, while favoring a qualitative approach, the interest is to perceive the reality of the various companies in the study group, regarding the need (s), contents and functions of the training, seeking to understand the articulation between the measures put in practice and the  questions of its operability in the context of work.

Keywords: Adult education, Work, Vocational training. Tourism

RÉSUMÉ

Cette thèse est basée sur le thème de l'éducation et de la formation des adultes, notamment en relation avec le travail et dans leur expression de formation professionnelle continue. Les problèmes d'articulation entre la formation et la productivité dans les contextes de travail représentent un problème actuel et important dans le cadre plus large de l'éducation et la formation des adultes. Il est donc essentiel de comprendre l'articulation de ces politiques dans les contextes de travail, eux-mêmes, dans un important processus de transformation, et ses impacts sur la formation, considérant les relations entre formation et travail comme une relation entre deux mondes intercommunicables (Santos, 1989).
En se concentrant sur les questions de formation dans un contexte d'entreprise, l'objectif est d'essayer de comprendre les significations que les adultes / travailleurs et employeurs / employeurs attribuent à la formation, c'est-à-dire quelles sont les perceptions actuelles des acteurs les plus pertinents sur le marché du travail. formation, notamment en matière de formation professionnelle continue. Comme il s'agit d'une étude de cas d'un groupe d'entreprises dans le secteur du tourisme, il est également important de comprendre les spécificités inhérentes et de l'intégrer dans le cadre des politiques concernant la formation des entreprises au Portugal et leur développement dans la pratique. A travers une méthodologie mixte, tout en privilégiant une approche qualitative, l'intérêt est de percevoir la réalité des différentes entreprises du groupe étudié, en ce qui concerne le (s) besoin (s), contenu (s) et fonctions de la formation, cherchant à comprendre l’articulation entre les mesures mises en pratique et les questions de son opérabilité dans le cadre du travail.

Mots clés: éducation des adultes, travail, formation professionnelle. Tourisme.
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