Você está em: Início > Notícias > Call for Papers | Seminário Internacional sobre Assédio e Violência Sexual

Call for Papers | Seminário Internacional sobre Assédio e Violência Sexual

de 22 de maio a 30 de junho

A FPCEUP – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta e o projeto Bystanders – Desenvolver Respostas para o assédio sexual entre jovens através de bystanders, têm o prazer de o/a convidar para o Seminário Internacional sobre Assédio e Violência Sexual: Vítimas, perpetradores e bystanders que terá lugar nos dias 8 e 9 de outubro de 2018 na FPCEUP, Porto.

O objetivo deste seminário internacional é juntar investigadores/as, académicos/as, estudantes de doutoramento profissionais e decisores/as políticos para:
  • promover o desenvolvimento de investigação e práticas no âmbito da prevenção e combate ao assédio sexual e à violência sexual;
  • debater conceptualizações e perspetivas sobre o assédio sexual e a violência sexual;
  • articular a investigação e a intervenção na área;
  • criar um fórum de contactos entre investigadores/as e profissionais;
  • partilhar estratégias de intervenção de forma a melhorar a proteção das vítimas de assédio sexual e de violência sexual;
  • disseminar e partilhar os resultados do Projeto “Bystanders”;
  • e partilhar resultados de políticas sociais e jurídicas sobre assédio sexual e violência sexual.
Os temas do seminário são:
  • Violência sexual e suas consequências
  • Conceptualizações em torno do assédio sexual e da violência sexual
  • Violência sexual contra crianças e adolescentes
  • Assédio sexual em contexto escolar
  • Assédio sexual em contexto laboral
  • Assédio sexual nos espaços públicos
  • Prevenção do assédio sexual e da violência sexual
  • Intervenção com vítimas de assédio sexual e de violência sexual
  • Intervenção com perpetradores de assédio sexual e de violência sexual
  • O papel dos bystanders no assédio sexual e na violência sexual.
O evento contará com a presença e participação das conferencistas Liz Kelly, Marceline Naudi e Alessandra Pauncz.
As línguas oficiais do seminário serão o português e o inglês.

No primeiro dia serão apresentados e debatidos os resultados do projeto "Bystanders - Developing bystander responses to sexual harassment among young people" que contou com a participação de 4 países: Portugal, Reino Unido, Malta and Eslovénia. Jovens e professores/as que participaram neste projeto estarão presentes para partilhar as suas experiências. Estas sessões do primeiro dia são abertas a todos os/as participantes e podem ser uma oportunidade de estabelecer contactos e futura implementação do projeto Bystanders noutros países.O segundo dia é dedicado à apresentação de trabalhos/comunicações distribuídas por diversos painéis.

Submissão dos resumos

A submissão dos resumos deve ser feita entre os dias 22 de maio e 30 de junho de 2018 aqui.
Notificação de aprovação de resumos até dia 15 de julho.

Cada pessoa pode submeter apenas um resumo como primeiro autor/a, para cada tipo de apresentação (serão aceites apresentações orais e apresentações de posters). O resumo deve ter no máximo 300 palavras e 3 palavras-chave.

Mais informação

Website | www.fpce.up.pt/bystandersconference
Email | ic_shsv@fpce.up.pt
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas