Você está em: Início > Notícias > Aula Aberta | Terapia de Aceitação e Compromisso com Crianças e Adolescentes

Aula Aberta | Terapia de Aceitação e Compromisso com Crianças e Adolescentes

17 de maio | 9h00 | sala 250

Integrada no Mestrado Integrado em Psicologia, a FPCEUP acolhe uma aula aberta sobre Terapia de Aceitação e Compromisso com Crianças e Adolescentes, com Maria do Céu Salvador, da Universidade de Coimbra.
Acontece no dia 17 de maio, entre as 9h00 e as 11h00 na sala 250.

Sobre a aula aberta

A Terapia Cognitivo-Comportamental é a intervenção de primeira linha no tratamento das perturbações emocionais em crianças e adolescentes, com vários estudos de resultados a comprovar a sua eficácia terapêutica. No entanto, depois do tratamento, uma percentagem significativa de crianças e adolescentes com estas dificuldades continuam a experienciar uma interferência significativa, ou apresentam sintomas residuais que predizem a taxa de recaída a longo-prazo. Em face disto, existe ainda espaço para aumentar a eficácia dos tratamentos disponíveis, com uma inclinação para modelos tranversais de intervenção, que possam ser aplicados a várias perturbações, nomeadamente, em comorbilidade.
Nesta busca de intervenções que ajudem crianças e adolescentes a lidar com problemas de ansiedade, a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) (Hayes et al., 1999) pode ser uma abordagem útil e inovadora. Mais do que ter como alvo o conteúdo e a forma da experiência interna (pensamentos, sentimentos, sensações corporais), a ACT visa alterar a relação que se tem com estes fenómenos, com vista a diminuir o seu impacto comportamental. Isto representa uma alternativa contra intuitiva, que inclui a aceitação de pensamentos e sentimentos, o desenvolvimentos de uma atitude de curiosidade em relação a eles e a tomada de decisão comportamental baseada no que é mais importante, mesmo quando pensamentos e sentimentos o dificultam.
Nesta aula aberta, será apresentado o modelo ACT e alguns aspetos do processo terapêutico dele decorrente, abordando estratégias específicas que poderão ser aplicadas a crianças e adolescentes.

Sobre Maria do Céu Salvador

Doutorada pela Universidade de Coimbra.
Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), onde leciona unidades curriculares relacionadas com os modelos comportamentais e cognitivos na prática clínica e com intervenções cognitivo-comportamentais com crianças e adolescentes. É também supervisora de estágio de alunos do 5º ano do Mestrado Integrado em Psicologia, e orientadora de teses de Mestrado Integrado, na área de Intervenções Cognitivo-Comportamentais e Psicologia da Saúde.
Membro do CINEICC – Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental da FPCEUC - uma unidade de investigação classificada com Excelente pela Fundação para a Ciência e tecnologia, onde desenvolve investigação na área da ansiedade, nomeadamente da ansiedade social (desenvolvimento e adaptação de instrumentos de avaliação, relação com construtos que ajudem na sua conceptualização e melhor compreensão e desenvolvimento de novas intervenções terapêuticas).
Psicóloga Clínica e Diretora Clínica do Psikontacto – Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica.
Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Acreditada como Psicoterapeuta e Supervisora pela Associação Portuguesa de Terapia Comportamental.
Acreditada como Psicoterapeuta em Terapia Focada nos Esquemas pela International Society for Schema Therapy.

--
Ao participar neste evento, autorizo que a FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto faça a recolha do áudio e/ou da minha imagem em fotografia, vídeo ou outra forma de media.
Os dados recolhidos serão utilizados para registo (arquivo) do evento e poderão ser usados para a sua disseminação nos canais de comunicação da FPCEUP e para a produção de material de divulgação da Faculdade.

By participating in this event, I grant permission to the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP) to capture the audio and/or my image in photographs, video, or any other media format.
The data collected will be used for archive, for the eventual dissemination of the event via FPCEUPs media channels and for the production of promotional material concerning the Faculty.

Copyright 1996-2018 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-05-26 às 20:51:41 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais