Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Seminário | Intervenção narrativa e aplicações com jovens em contextos de promoção e proteção

Notícias

Seminário | Intervenção narrativa e aplicações com jovens em contextos de promoção e proteção

30 de abril | 17h00 | Sala 250

Dia 30 de abril, a FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto acolhe o seminário "Intervenção Narrativa e aplicações com Jovens em Contextos de Promoção e Proteção" com Carlos Chimpén López.

O seminário, dinamizado pelo CPDEC – Centro de Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança, no contexto do Mestrado em Temas de Psicologia (área do Desenvolvimento e Educação da Criança: Proteção e Direitos da Criança, unidade curricular de Modelos e Programas de Intervenção em Contextos de Proteção de Crianças e Jovens), acontece entre as 17h00 e as 21h00.

Sobre o seminário

Este seminário pretende abordar intervenções narrativas e aprofundar aspetos da sua aplicação em contextos de promoção e proteção, em particular com jovens que se encontram em acolhimento residencial.
Pouco divulgadas em Portugal as práticas de intervenção especializadas neste contexto teórico, pretende-se fornecer uma oportunidade de partilha de conhecimentos e experiências neste campo.
O seminário integrará então dois momentos:
- uma primeira fase dedicada à apresentação e debate sobre os princípios de base à intervenção narrativa
- uma segunda grande fase destinada à apresentação aprofundada de estratégias narrativas de intervenção com jovens que se encontram no sistema de promoção e proteção, nomeadamente focando o trabalho específico com casos de jovens que apresentam comportamentos agressivos.

cartaz
Como breve resumo do seminário, Carlos Chimpén López refere o seguinte:
Uno de los conceptos clave de la práctica narrativa implica el desarrollo de una "doble historia" para lo cual los participantes aprenderán a desarrollar la capacidade de “doble escucha”. Esto implica conocer las maneras en que los indivíduos pueden desarrollar formas de respuesta ante los efectos de los problemas y las dificultades en sus vidas, así como ser capaces de articular sus respuestas, las habilidades especiales y conocimientos que poseen y que estarían asociados a la creación de una historia alternativa. La práctica narrativa abre un amplio abanico de aplicación a diferentes contextos. Seran profundizados diversos tipos de conversaciones terapéuticas con chicos/as que se han visto dominados por la violencia filo-parental y que quieren dejarla atrás. Ofrece distintas estrategias terapéuticas, con la deconstrucción como eje vertebrador de la intervención.
Se aportarán casos prácticos para aprender a poner en marcha todo lo anterior y se ofrecerá un espacio de reflexión para los participantes. El taller aportará herramientas prácticas y útiles para distintos profesionales: educador social, psicólogos, trabajador social, monitores, entre otros, relacionadas con la proteción y promoción del desarrollo personal.
  TEMA 1: Principios de la intervención narrativa
  TEMA 2: Una forma de intervención diferente con niños y adolescentes en protección


Sobre Carlos Chimpén López

Dr. Carlos Chimpén López, actual presidente de la Asociación Española de Terapia Narrativa, doctor en Psicología Clínica y de la Salud por la Universidad de Salamanca y Master en Psicoterapia por la misma Universidad. También posee el Master en Terapia Narrativa de la Universidad de Melbourne, Australia en colaboración con el Dulwich Centre, lugar donde se crea la Terapia Narrativa por Michael White, en Adelaide, Australia. Posee amplia experiencia en formación y atención a niños y adolescentes. En la actualidad el Dr. Carlos Chimpén se desempeña como docente de la Universidad de Extremadura.

Inscrições

A participação no seminário tem um custo de ¤10 e dará lugar a um certificado de presença.

As inscrições são abertas a todos os interessados, estudantes ou profissionais, devendo preencher a ficha de inscrição aqui, até 27 de abril. A inscrição ficará válida após a transferência bancária do valor da inscrição. O comprovativo de transferência deverá ser enviado para saracrsilva@outlook.pt.
IBAN: PT50 0781 0112 0112 0012 2942 4
Código Swift: IGCPPTPL
Banco: IGCP

Mais informações

Margarida Rangel Henriques
E. | mrangel@fpce.up.pt
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-12-16 às 08:53:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais