Você está em: Início > Notícias > 16.ª Mostra da U.Porto: Visitas ao Observatório Astronómico e ao Instituto Geofísico da U.Porto

-

No âmbito da 16.ª Mostra da U.Porto, a Faculdade de Ciências proporciona-lhe a visita a dois dos seus mais emblemáticos espaços:

O primeiro espaço – Observatório Astronómico Professor Manuel de Barros – será possível visitar durante o fim de semana, de 7 e 8 de abril pelas 15h00

O Observatório Astronómico “Professor Manuel de Barros” (OAPMB) foi fundado em 1948 pelo Professor Manuel Pereira de Barros, docente de Astronomia e Geodesia na FCUP, que reconhecia a necessidade de a Faculdade ter um Observatório onde pudessem ser complementados os estudos teóricos em Astronomia.
Nesta visita pode conhecer o Grande Telescópio do Observatório que foi alvo de recuperação recente, bem como o renovado Círculo Meridiano de Espelhos, um equipamento destinado à determinação da hora por técnicas astronómicas e totalmente construído no Observatório na década de 50, e que, à época, constituía um dos três únicos equipamentos do género existentes no mundo e um dos dois – juntamente com o de Pulkovo, na ex-URSS – que alguma vez funcionaram.

O segundo espaço – Instituto Geofísico da Universidade do Porto – estará de portas abertas dia 20 de abril pelas 17h30 e 21 de abril, 10h ou 11h30

A Mostra da U.Porto faz tremer a cidade
O Instituto Geofísico da Universidade do Porto (IGUP) situado na Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia foi fundado em 1885, na altura como Posto Meteorológico e Casa Magnética da Cidade do Porto (também referenciado alguns anos mais tarde como Observatório Princesa D. Amélia). O IGUP é uma das duas únicas estações climatológicas seculares existentes no país, sendo a outra o Instituto Geofísico Infante D. Luís localizado em Lisboa. Faz parte da Rede Meteorológica Nacional, ESTAÇÃO 08 546, e enquanto a estação meteorológica manual esteve em funcionamento, várias vezes ao dia eram enviados dados meteorológicos para o Instituto Meteorológico de Lisboa. Atualmente está instalada no IGUP uma estação meteorológica automática. Funcionou igualmente neste espaço uma estação sísmica integrada numa rede mundial que fornecia dados para os Estados Unidos.
Nesta ação propõe-se uma visita ao edifício, ao sismógrafo histórico e também à exposição “Fragmentos do Espaço: a exploração espacial tripulada” patente no piso 1 do IGUP, que nos remeterá para muitos paralelos com a época das grandes epopeias de exploração espacial levadas a cabo por Portugal. Se por um lado os portugueses tiveram que conquistar o imenso mar e os ventos para chegar aos vários cantos da Terra os países que empreenderam a corrida ao espaço, os Estados Unidos e a União Soviética, tiveram  de conquistar a atmosfera e a gravidade Terrestre.
As distâncias são imensas em ambos os casos...

Mais informações e inscrições online em www.mostra.up.pt
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-09-22 às 01:04:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais