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Provas de Doutoramento em Psicologia - Sofia dos Santos Rodrigues

20 de abril 2018 | 14h30 | Aud.1

Provas de doutoramento no ramo de Psicologia, requeridas pela Mestre Sofia dos Santos Rodrigues.

Apreciação da tese intitulada: "Orient’Arte: projeto psicoeducativo de construção pessoal e vocacional com recurso ao cinema".

Júri:
  • Doutor Amâncio da Costa Pinto
  • Doutora Luisa Maria Saavedra Ferreira Almeida
  • Doutora Isabel Maria da Costa Nunes Janeiro
  • Doutora Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo
  • Doutor Joaquim Luis Braga dos Santos Coimbra - orientador
  • Doutor Carlos Manuel Gonçalves
  • Doutor José Eduardo Leite Fernandes da Silva

A sessão é aberta a todos os interessados.

RESUMO

O presente trabalho de investigação pretende ser uma abordagem aprofundada e atual sobre a relação entre a Psicologia Vocacional e o Cinema, propondo um diálogo interdisciplinar que seja palco de (re)construção de sentidos ou de novos significados numa fase tão crucial de construção da identidade como a adolescência.

As abordagens ecológicas, desenvolvimentistas e construtivistas estão subjacentes às opções do presente projeto de investigação, assim como a perspetiva cognitivista das artes de Nelson Goodman (Goodman, 1968, 1978).

Concretamente, pretendeu-se construir, implementar e avaliar um projeto psicoeducativo de construção pessoal e vocacional denominado “Orient’Arte”, procurando compreender em que medida o recurso ao cinema promove o desenvolvimento psicológico global e qual o valor acrescentado que pode trazer à mudança psicológico-desenvolvimental.

Optou-se por uma abordagem mista, sendo que a investigação integra métodos de recolha e de análise de dados quantitativos e qualitativos. O desenho do estudo é quase-experimental com dois grupos de intervenção e um grupo de controlo, com medidas pré e pós-teste. A amostra é constituída por 202 participantes de idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos (M=13.22, DP=0.59) do 8o ano de três escolas da Área Metropolitana do Porto. A principal diferença nas condições experimentais dos grupos é a utilização de estratégias de visualização e debate de filmes e de experiência da criação de uma produção cinematográfica. A intervenção foi realizada no ano letivo 2011/2012 com periocidade semanal, sendo em média realizadas trinta sessões. Os resultados revelam que a intervenção de orientação vocacional sem cinema produziu mais efeitos ao nível do desenvolvimento crítico e criativo e a intervenção com cinema produziu mais efeitos ao nível do desenvolvimento vocacional. Demonstra-se a complementaridade entre a Psicologia Vocacional e o Cinema, as suas comunalidades e potencialidades ao nível do desenvolvimento psicológico global.

ABSTRACT

The present research aims to be an in-depth approach to the relationship between Vocational Psychology and Cinema, proposing an interdisciplinary dialogue that sets the stage for the (re)construction of meanings in a crucial phase to the construction of identity, adolescence.

Ecological, developmental and constructivist approaches are underlined in this research project, as well as Nelson Goodman's (1968, 1978) cognitive perspective on arts.

The design, implementation and evaluation of a psychoeducational project on personal and vocational construction, called “Orient'Arte”, was aimed at understanding the extent to which cinema promotes global psychological development and what added value it can bring to developmental psychology.

A mixed approach was chosen, integrating methods for collecting and analyzing both quantitative and qualitative data. The study design is quasi-experimental with two intervention groups and one control group, with pre and post-test measures. The sample consisted of 202 participants aged 13 to 16 (M = 13.22, SD = 0.59) from the 8th grade of three schools in the Porto Metropolitan Area. The main difference between the groups was the use of strategies for watching and debating films and the experience of creating a cinematographic production. The intervention was carried out in the 2011/2012 academic year, with weekly periodicity and an average of thirty sessions. The results show that the intervention group with vocational counseling without cinema produced more effects in terms of critical and creative development and the intervention group with cinema produced more effects in terms of vocational development. This demonstrates the complementarity between Vocational Psychology and Cinema, its commonalities and potential to foster global psychological development.


RÉSUMÉ

Le présent travail de recherche a comme but d'être une approche approfondie et actuelle de la rélation entre la Psychologie de l’orientation et le Cinéma, en proposant un dialogue interdisciplinaire qui soit la scène de (ré)construction de directions ou de nouvelles significations dans une phase de construction identitaire tellement cruciale comme l' adolescence.

Ce projet est basé sur des approches écologiques, de développement et constructivistes, ainsi que la perspective cognitive des arts de Nelson Goodman (1968, 1978).

En particulier, nous avons l'intention de construire, mettre en ½uvre et évaluer un projet psychopédagogique de construction personnelle et professionnelle appelé "Orient'Arte", essayant de comprendre dans quelle mesure l'utilisation du cinéma favorise le développement psychologique général et quelle est la valeur ajoutée que peut apporter à la modification psychologique et de developpement.

Nous avons choisi une approche mixte. La recherche intègre les méthodes de collecte et d'analyse des données quantitatives et qualitatives. La conception de l'étude est quasi-expérimentale, avec deux groupes d'intervention et un groupe de contrôle, avec des mesures prétest et posttest. L'échantillon est composé de 202 participants âgés de 13 à 16 ans (M= 13.22, SD= 0.59) de la 4 ème de trois écoles de la région métropolitaine de Porto. La principale différence dans les conditions expérimentales des groupes est l'utilisation de stratégies visuelles et de discussion de films, et l'expérience de la création d'une production cinématographique. L'intervention a été réalisée durant l'année scolaire 2011/2012 avec une périodicité hebdomadaire, avec une moyenne de trente sessions. Les résultats montrent que l'intervention de l'orientation professionnelle sans cinéma produit plus d'effets sur le développement critique et créatif, et l'intervention avec le cinéma produit plus d'effets sur le développement professionnel. On démontre la complémentarité entre la psychologie professionnelle et le cinéma, leurs points communs et le potentiel au niveau global du développement psychologique.

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