Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Seminário Internacional | Jogos Sérios no Ensino Superior: Experiências e Possibilidades Educativas e Cívicas
Mapa das Instalações

Seminário Internacional | Jogos Sérios no Ensino Superior: Experiências e Possibilidades Educativas e Cívicas

13 e 14 de abril

No âmbito do projeto "Jogos Sérios no Ensino Superior: Impactos, Experiências e Expectativas", a decorrer no CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, a FPCEUP acolhe o Seminário Internacional: "Jogos Sérios no Ensino Superior: Experiências e Possibilidades Educativas e Cívicas", com a presença de investigadores/as e ativistas de diferentes países. Será uma oportunidade para apresentar resultados do projeto de investigação, e de partilhar experiências com outros projetos internacionais.

O evento conta também com a organização pioneira de uma "Game Jam (a sério)", no 2º dia do seminário, que terá como foco a criação de videojogos sérios, - cívicos e educacionais - na qual, durante 12 horas, estudantes, investigadores/as e docentes de diferentes áreas de estudo terão a oportunidade de criar colaborativamente videojogos, que possam refletir as suas visões, necessidades, e a forma como constroem a sua realidade universitária.

O seminário decorre nos dias 13 e 14 de abril e tem entrada gratuita, sujeita a inscrição aqui.

Programa 

13 de abril
  • 09h30   Sessão de abertura
    José Alberto Correia, FPCEUP
    Pedro Ferreira, CIIE / FPCEUP
    Helena Costa Araújo, CIIE / FPCEUP

  • 10h00   1º painel: Videojogos sérios: Dimensão educativa
    Hugo Santos, CIIE / FPCEUP
    Comentários/Moderação: Marta Pinto, CIIE / FPCEUP

  • 10h45   2º painel: Videojogos sérios: Dimensão cívica
    Lucinda Saldanha, CIIE / FPCEUP
    Comentários/Moderação: Carla Malafaia, CIIE / FPCEUP

  • 11h30   Coffee break

  • 11h45   "In the beginning was the game!. Civic and educational dimensions of videogames"
    Beatriz Legerén Lago, Universidade de Vigo
    Comentários/Moderação: Tiago Neves, CIIE/FPCEUP

  • 12h30   Comentário final
    Sofia Pais, CIIE/FPCEUP
    Carolina Magalhães Dias, participante nas oficinas do projeto “Videojogos no Ensino Superior”
    José Raimundo, participante nas oficinas do projeto “Videojogos no Ensino Superior”

  • 13h00   Almoço

  • 14h30   Workshops sobre criação de videojogos educativos e cívicos
    Workshop 1: How to design a game called serious. Beatriz Legéren Lago (sala 250)
    Workshop 2: De-constructing and re-constructing game mechanics and their world views. Sebastian Uribe (sala 256)

  • 18h00   Coffee break

  • 18h15   Games, Jams and Civics: Vehicles for participation
    Sebastian Uribe, Imaginary gGmbH, Berlin Game Scene
    Comentários/Moderação: Isabel Menezes, CIIE/FPCEUP

  • Sessão de encerramento
    Pedro Daniel Ferreira, CIIE/FPCEUP

14 de abril
  • 10h00 - 22h00   Game Jam (a sério): 12 horas para a criação de videojogos sérios

cartaz 1

cartaz 2
Nota: Haverá possibilidade das comunicações dos/as oradores/as estrangeiros serem realizadas em língua espanhola.

Sobre os/as convidados/as

Beatriz Legéren Lago
PhD em Comunicação Audiovisual, é atualmente professora Assistente na Faculdade de Comunicação e Ciências Sociais da Universidade de Vigo, onde leciona Itinerário dos novos media, Videogames: Design e Desenvolvimento, Design e Gestão de produtos interativos, Storytelling interativo e criação de projetos de Transmedia. As suas linhas de pesquisa focam-se nos “Game Studies”, mais especificamente na fase de design – compreender o design como momento de criação de um produto que necessita na sua construção, regras, mecânicas, tecnologia e narração – de produtos de entretenimento interativo e os seus usos como ferramentas de trabalho, para lá do uso recreativo. Ao longo da sua carreira, ocupou várias posições em associações profissionais em setores audiovisuais e no ICT, tais como Presidente da Eganet (Associação de companhias galegas dedicadas à Internet e novas tecnologias), entre outros.


Sebastian Uribe
Universidade de Buenos Aires, Argentina. Analista Universitário em Computação e Licenciatura em Ciências da Computação. Trabalhou como Professor Auxiliar e mais tarde como Professor Assistente no Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA), onde lecionou Computação Gráfica e Visualização e dirigiu o Centro de Animação e Videojogos. Coordenou o Workshop Argentino de Videojogos (WAVi) e co-fundou a Associação Argentina de “Game Developers”, onde coordenou a Exibição de Videojogos Argentinos (EVA) e desempenhou o papel de Diretor Executivo. Desde 2012, vive em Berlim, Alemanha, e desde 2014 é Coordenador de Workshops para o festival AMAZE. Trabalha no IMAGINARY, projeto de matemática interactiva e faz parte da equipa de organização da Civic Game Jam, integrando a Berlin Game Scene.

Comissão organizadora

Carla Malafaia
Hugo Monteiro
Hugo Santos
Isabel Menezes
Lucinda Saldanha
Marta Pinto
Pedro Ferreira
Sofia Castanheira Pais
Sofia Marques da Silva
Tiago Neves

Mais informações

CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto
T. | +351 22 040 06 15
E. | ciie_secretariado@fpce.up.pt; ciie@fpce.up.pt
W. | www.fpce.up.pt/ciie
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-03-19 às 09:02:16 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias