Seminário Internacional | Jogos Sérios no Ensino Superior: Experiências e Possibilidades Educativas e Cívicas
13 e 14 de abril
No âmbito do projeto "Jogos Sérios no Ensino Superior: Impactos, Experiências e Expectativas", a decorrer no CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, a FPCEUP acolhe o Seminário Internacional: "Jogos Sérios no Ensino Superior: Experiências e Possibilidades Educativas e Cívicas", com a presença de investigadores/as e ativistas de diferentes países. Será uma oportunidade para apresentar resultados do projeto de investigação, e de partilhar experiências com outros projetos internacionais.
O evento conta também com a organização pioneira de uma "
Game Jam (a sério)", no 2º dia do seminário, que terá como foco a criação de videojogos sérios, - cívicos e educacionais - na qual, durante 12 horas, estudantes, investigadores/as e docentes de diferentes áreas de estudo terão a oportunidade de criar colaborativamente videojogos, que possam refletir as suas visões, necessidades, e a forma como constroem a sua realidade universitária.
O seminário decorre nos dias 13 e 14 de abril e tem entrada gratuita, sujeita a inscrição
aqui.
Programa
13 de abril
- 09h30 Sessão de abertura
José Alberto Correia, FPCEUP
Pedro Ferreira, CIIE / FPCEUP
Helena Costa Araújo, CIIE / FPCEUP
- 10h00 1º painel: Videojogos sérios: Dimensão educativa
Hugo Santos, CIIE / FPCEUP
Comentários/Moderação: Marta Pinto, CIIE / FPCEUP
- 10h45 2º painel: Videojogos sérios: Dimensão cívica
Lucinda Saldanha, CIIE / FPCEUP
Comentários/Moderação: Carla Malafaia, CIIE / FPCEUP
- 11h30 Coffee break
- 11h45 "In the beginning was the game!. Civic and educational dimensions of videogames"
Beatriz Legerén Lago, Universidade de Vigo
Comentários/Moderação: Tiago Neves, CIIE/FPCEUP
- 12h30 Comentário final
Sofia Pais, CIIE/FPCEUP
Carolina Magalhães Dias, participante nas oficinas do projeto “Videojogos no Ensino Superior”
José Raimundo, participante nas oficinas do projeto “Videojogos no Ensino Superior”
- 13h00 Almoço
- 14h30 Workshops sobre criação de videojogos educativos e cívicos
Workshop 1: How to design a game called serious. Beatriz Legéren Lago (sala 250)
Workshop 2: De-constructing and re-constructing game mechanics and their world views. Sebastian Uribe (sala 256)
- 18h00 Coffee break
- 18h15 Games, Jams and Civics: Vehicles for participation
Sebastian Uribe, Imaginary gGmbH, Berlin Game Scene
Comentários/Moderação: Isabel Menezes, CIIE/FPCEUP
- Sessão de encerramento
Pedro Daniel Ferreira, CIIE/FPCEUP
14 de abril
- 10h00 - 22h00 Game Jam (a sério): 12 horas para a criação de videojogos sérios
Nota: Haverá possibilidade das comunicações dos/as oradores/as estrangeiros serem realizadas em língua espanhola.
Sobre os/as convidados/as
Beatriz Legéren Lago PhD em Comunicação Audiovisual, é atualmente professora Assistente na Faculdade de Comunicação e Ciências Sociais da Universidade de Vigo, onde leciona Itinerário dos novos media, Videogames: Design e Desenvolvimento, Design e Gestão de produtos interativos, Storytelling interativo e criação de projetos de Transmedia. As suas linhas de pesquisa focam-se nos “Game Studies”, mais especificamente na fase de design – compreender o design como momento de criação de um produto que necessita na sua construção, regras, mecânicas, tecnologia e narração – de produtos de entretenimento interativo e os seus usos como ferramentas de trabalho, para lá do uso recreativo. Ao longo da sua carreira, ocupou várias posições em associações profissionais em setores audiovisuais e no ICT, tais como Presidente da Eganet (Associação de companhias galegas dedicadas à Internet e novas tecnologias), entre outros.
Sebastian UribeUniversidade de Buenos Aires, Argentina. Analista Universitário em Computação e Licenciatura em Ciências da Computação. Trabalhou como Professor Auxiliar e mais tarde como Professor Assistente no Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA), onde lecionou Computação Gráfica e Visualização e dirigiu o Centro de Animação e Videojogos. Coordenou o Workshop Argentino de Videojogos (WAVi) e co-fundou a Associação Argentina de “Game Developers”, onde coordenou a Exibição de Videojogos Argentinos (EVA) e desempenhou o papel de Diretor Executivo. Desde 2012, vive em Berlim, Alemanha, e desde 2014 é Coordenador de Workshops para o festival AMAZE. Trabalha no
IMAGINARY, projeto de matemática interactiva e faz parte da equipa de organização da
Civic Game Jam, integrando a Berlin Game Scene.
Comissão organizadora
Carla Malafaia
Hugo Monteiro
Hugo Santos
Isabel Menezes
Lucinda Saldanha
Marta Pinto
Pedro Ferreira
Sofia Castanheira Pais
Sofia Marques da Silva
Tiago Neves
Mais informações
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto
T. | +351 22 040 06 15
E. | ciie_secretariado@fpce.up.pt; ciie@fpce.up.pt
W. |
www.fpce.up.pt/ciie