Você está em: Início > Notícias > Revista Labor(e)al

Revista Labor(e)al

Uma Plataforma Virtual sobre o Trabalho Real

Laboreal, revista científica internacional e interdisciplinar, edita artigos que colocam a atividade real de trabalho no âmago das suas análises. Privilegia as contribuições que alargam os conhecimentos dos fenómenos envolvidos nas questões da saúde, do bem-estar e da segurança de quem trabalha.

Indexada em bases de dados científicas, editada em formato eletrónico, de acesso gratuito, a revista difunde textos inéditos com uma periodicidade de dois números por ano. Com a finalidade de conferir maior visibilidade a pesquisas e reflexões redigidas nas línguas espanhola e portuguesa, a Laboreal está também atenta à sua difusão mais ampla e publica por isso a tradução dos resumos em francês e em inglês.

A revista favorece o debate sobre as formas de investigar e de agir sobre o trabalho.
Assumindo a centralidade do trabalho na história individual e coletiva, serão privilegiadas pesquisas que favoreçam a sua compreensão e também perspetivem formas de intervenção na conceção, realização e transformação dos processos de trabalho. Considerando as questões de prevenção, proteção, bem-estar e desenvolvimento pessoal e profissional, os artigos publicados na Laboreal abarcam diversas problemáticas, de que se salientam: a gestão da segurança e da saúde no/pelo trabalho, a formação profissional e contínua, os processos de (re)conceção dos equipamentos e de (re)organização do trabalho humano, a promoção da saúde pública, o desenvolvimento local e regional.

Ao nível dos princípios orientadores, valorizam-se artigos que:
- Equacionem o trabalho real a partir de critérios de contextualização e de exequibilidade em detrimento de critérios que derivem do universal e do ideal;
- Contribuam para a ação/transformação das situações concretas;
- Configurem temáticas inovadoras que concorram para o desenvolvimento dos conhecimentos científicos e de intervenção;
- Apresentem (ou remetam para) dados que sustentam a argumentação desenvolvida.
- Numa lógica de parceria e de cooperação não hierarquizada, a proposta de abertura pluridisciplinar que pretendemos para a Laboreal convoca a integração dos conhecimentos disponíveis sobre o trabalho humano, nomeadamente nos seguintes domínios: psicologia; ergonomia; sociologia; ciências do design e da computação; ciências da educação; ciências da saúde; economia e gestão.

Dadas as opções referidas, a revista dirige-se a públicos de investigadores, professores e estudantes, assim como todos os profissionais que se interessam pelas questões relacionadas com a atividade real de trabalho.

Todos os textos submetidos que se enquadram na política editorial de Laboreal são avaliados por dois peritos em função dos seguintes critérios:
- Pertinência do artigo para os leitores;
- Originalidade do artigo;
- Qualidade do enquadramento teórico;
- Adequação e rigor da metodologia;
- Clareza e justificação das conclusões;
- Pertinência da bibliografia;
- Coerência e equilíbrio da estrutura do texto;
- Respeito das normas formais da revista.

No seguimento desta peritagem, algumas modificações poderão ser solicitadas aos autores, sendo posteriormente reanalisada a nova versão de modo a decidir sobre a sua publicação efetiva.

Os textos publicados refletem as opiniões dos autores. Os membros dos comités não podem ser responsabilizados pelo uso que possa ser feito do seu conteúdo.

W | Revista Labor(e)al
E | laboreal@fpce.up.pt

Copyright 1996-2019 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-03-21 às 22:36:56 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais