Você está em: Início > Notícias > Seminário | Uma abordagem emergente à psicopatologia: Research Domain Criteria (RDoC)

12 de março | 10h00 | sala a indicar

Dia 12 de março, entre as 10h00 e as 12h30, decorre na FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto o seminário "Uma abordagem emergente à psicopatologia: Research Domain Criteria (RDoC)", dinamizado pelo Laboratório de Neuropsicofisiologia.

Como parte do plano Estratégio do National Institute of Mental Health (U.S.A), foi criada em 2009 a iniciativa Research Domain Criteria (RDoC). RDoC assume-se como uma abordagem emergente à psicopatologia, com enfoque nas trajetórias do desenvolvimento, interação do indíviduo com o meio, comportamento observável e correlatos neurobiológicos. O RDoC vai além das tradicionais categorias de diagnóstico que se mostram heterógeneas, ao propor novas dimensões de análise que, no futuro, têm o potencial de tornar o diagnóstico mais preciso e mais específico ao indíviduo.

Este seminário pretende dar a conhecer os avanços da iniciativa RDoC no estudo da psicopatologia a estudantes e profissionais das áreas de Psicologia, Psiquiatria, Neurociência e respetivas áreas de interseção, sendo organizado em duas comunicações:
  • Fundamentos e Implicações para a classificação das perturbações mentais (Eva Martins, investigadora no Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento – Centro de Psicologia da Universidade do Porto)
  • Pressupostos e Progressos da investigação no domínio nas neurociências (Rita Pasion, estudante de doutoramento na FPCEUP)

Inscrição

As inscrições têm um custo de ¤10,00 e prevêm a emissão de um certificado de presença.
Devem ser feitas até 6 de março em goo.gl/forms/CepLRMkYQnv5k2W13

Laboratório de Neuropsicofisiologia | Laboratory of Neuropsychophysiology
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto