Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Diálogos em torno da área "Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano"

Notícias

Diálogos em torno da área "Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano"

11 de abril | 15h00 | Auditório 1

No âmbito das comemorações dos 40 anos de Psicologia na Universidade do Porto, o Mestrado Integrado em Psicologia organiza 4 sessões relativas a cada uma das suas áreas de especialidade.
Estas sessões pretendem criar um espaço para conversa sobre o passado de cada um dos participantes vivido na FPCEUP, em termos de importância e contributos do curso/área na sua vida pessoal e profissional. Por outro lado, pretendem também perspetivar o futuro, enfatizando os desafios que se põem à Psicologia e aos Psicólogos na respetiva área de especialização e de que forma o MIPSI pode contribuir para tal. Haverá também espaço para debater as saídas profissionais em cada uma das áreas.

A terceira sessão é dedicada à área de Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano e acontece no dia 11 de abril às 15h00 no Auditório 1 da FPCEUP.

A sessão conta com a presença de
  • Leandra Rodrigues, Psicóloga e coordenadora do GAF - Gabinete de Atendimento à Família em Viana do Castelo
  • Luísa Costa,Psicóloga e diretora da Unidade de Desenvolvimento Social e Programas no Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social do Porto
  • Sofia Mendes, Psicóloga no Agrupamento de Escolas Gaia Nascente
  • Teresa Baldaque, Psicóloga na Equipa Local de Intervenção (ELI) de Matosinhos - Sistema Nacional de Intervenção Precoce
A entrada é livre.

cartaz

Sobre as convidadas

Leandra Rodrigues
Leandra Rodrigues é licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho (Licenciatura pré-bolonha com especialização em Psicologia da Justiça) e mestre em Psicologia da Justiça.
É psicóloga especialista em Psicologia da Saúde e em Psicologia do Trabalho, Social e Organizações, com especialidade avançada em Psicologia da Justiça e Psicologia Comunitária (OPP). É colaboradora do Gabinete de Atendimento à Família desde 2008. É psicóloga nas valências Núcleo de Atendimento a Vítimas e Casa Abrigo entre 2008 e 2013, e coordenadora geral da instituição desde 2013. Tem formação profissional e especializações pós licenciatura em áreas como Gestão de Instituições Sociais, Atendimento a Vítimas, Igualdade de Género, Elaboração de Projetos, entre outras.

Luísa Costa
Maria Luísa Costa licenciou-se em Psicologia na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Em 1984 integra o Centro Distrital de Segurança Social do Porto onde desenvolveu trabalho sistemático na área da Infância e Juventude onde se destaca a organização do primeiro serviço de adoção. Integrou grupo nacional para a monitorização e elaboração de orientações em matéria de adoção. Em dezembro de 2005 é nomeada pelo Centro Distrital de Segurança Social de Braga para o cargo de Diretora do Núcleo de Infância e Juventude continuando a comissão de serviço no cargo de Diretora do Núcleo de Qualificação de Famílias e Territórios até setembro de 2012. Reintegra o Centro Distrital do Porto no Núcleo de Infância e Juventude, enquanto Técnica da Equipa de Assessoria Técnica aos Tribunais. Atualmente é Diretora de Unidade de Desenvolvimento Social no Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social do Porto, cargo para que foi nomeada em 2016.

Sofia Mendes
Sofia Mendes é doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação versam a prática profissional da psicologia escolar, área em que exerce funções desde 2007. Foi bolseira FCT e da FLAD, o que lhe permitiu realizar parte da sua formação na Universidade da Carolina do Norte - Chapel Hill e na Universidade Estatal do Texas. Tem participado como oradora em diversos eventos nacionais e internacionais discutindo o exercício profissional da psicologia escolar em Portugal. O seu trabalho de investigação tem sido publicado em revistas nacionais e internacionais. Atualmente é psicóloga no Agrupamento de Escolas de Gaia Nascente, membro do Conselho de Especialidades de Psicologia da Educação e do Grupo de Trabalho em Intervenção Psicológica em Contexto Escolar da OPP.

Teresa Baldaque
Teresa Baldaque fez formação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, tendo concluído os dois primeiros anos da licenciatura em Ciências da Educação, completando em seguida a licenciatura em Psicologia que conclui em 1998. Iniciou o seu trabalho no acompanhamento individualizado de crianças no Psicorumo, gabinete privado no Porto. Em 2001 integra a equipa de intervenção precoce da Cercigaia como psicóloga. Em 2009 inicia também funções como psicóloga no Centro de Recursos para a Inclusão da Cercigaia.Com o início da implementação do SNIPI, em 2011, a sua equipa de intervenção precoce deu origem à Equipa Local de Intervenção Gaia Sul. Em 2017 inicia funções na ELI de Matosinhos, através do protocolo da ELI com a APPACDM de Matosinhos. Tem inúmeras formações no âmbito da Intervenção Precoce e conclui em 2010 o Mestrado em Intervenção Precoce na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-06-23 às 05:13:23 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais