Você está em: Início > Notícias > Seminário | O trabalho na informalidade: Formação e manutenção de redes sócio produtivas

17 de janeiro | 15h00 | Atelier de Psicologia do Trabalho

A FPCEUP, através do Atelier de Psicologia do Trabalho, recebe Regina Heloisa Maciel para um seminário intitulado O trabalho na informalidade: Formação e manutenção de redes sócio produtivas.

O seminário decorre no dia 17 de janeiro de 2018, às 15h00, na sala do Atelier de Psicologia do Trabalho (sala 017).

Regina Heloisa Maciel é coordenadora do Laboratório de Estudos sobre o Trabalho do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, Brasil e é estudante de Pós-Doutoramento no Centro de Psicologia da Universidade do Porto/FPCEUP.

Sobre o seminário
O trabalho informal, redes sociais e capital social são conceitos que se inter-relacionam. Com base nisso, são formadas redes socioprodutivas de trabalhadores informais para fazer frente às condições de vulnerabilidade em um mercado de trabalho instável. Trabalhar na informalidade, no entanto, embora sendo uma estratégia de sobrevivência, pode trazer consequências no que se refere à segurança e outros aspectos relacionados à exposição a riscos no trabalho.

Buscaremos trazer alguns elementos para essa discussão a partir de duas pesquisas de terreno: uma realizada entre os catadores de material reciclável e outra com trabalhadores de uma feira de roupas da cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. As investigações foram realizadas com a premissa de que esses trabalhadores formam redes sócio produtivas para poderem se inserir na informalidade e superar as adversidades.

Atelier de Psicologia do Trabalho
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto
T.| +351 22 040 06 64 / 22 040 06 75