Você está em: Início > Notícias > Formação Contínua | Orientação Sexual e Identidade de Género (financiada)

Formação Contínua | Orientação Sexual e Identidade de Género (financiada)

Prazo de Inscrições Online: até 16 de janeiro

Ação de formação inserida no quadro de financiamento Portugal 2020, Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), apoiado financeiramente pela União Europeia

Objetivo Temático 9
 - Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação

Eixo Prioritário 3 - Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação

Prioridade de Investimento 9.iii - Luta contra todas as formas de discriminação e promoção da igualdade de oportunidades

Tipologia de Intervenção 36 - Combate às discriminações e aos estereótipos

Tipologia de Operação 3.15 - Formação de Públicos Estratégicos

Entidade Promotora: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Organismo Intermédio: CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género

____________________________________________________________

Resumo: Esta formação pretende sensibilizar profissionais de áreas de (potencial) intervenção com a população LGBT para a complexidade das vivências e dos mecanismos sociais de grave discriminação ainda dirigidos a orientações sexuais e/ou identidades de género não normativas. São temáticas centrais de formação dimensões como a necessidade de linguagens e atitudes que favoreçam o entrave à reprodução profissional de formas opressivas de entender e atuar junto destas pessoas, bem como a invisibilidade, o silenciamento, o sofrimento psicossocial, os crimes de ódio, o contexto português e a lei portuguesa relacionada com estas temáticas e/ou a violência doméstica, de acordo com os conhecimentos e as linhas orientadoras atuais da intervenção profissional com esta população. A ação de formação em Orientação Sexual e Identidade de Género potencia, assim, a consciência crítica dos/as formandos/as, no sentido de promover uma cidadania ativa, fundamental para a construção de práticas profissionais inclusivas e respeitadoras da diversidade sexual e de género, numa ótica de direitos humanos.

Destinatários: Professores/as dos Ensinos Básico e Secundário e Educadores/as de Infância(curso em processo de acreditação pelo CCPFC), Formadores/as.

Coordenação Científica:
 Prof.ª Doutora Conceição Nogueira

Formadores:

A equipa pedagógica desta ação de formação é composta pela Doutor Nuno Santos Carneiro, Doutor Jorge Gato e Doutora Daniela Freitas.

Objetivo Principal: Promover a inclusão social e combater a pobreza

Programa: descarregar documento (link - clique aqui)

Datas e Horário:

24, 29 e 31 de janeiro; 5, 7 e 12 de fevereiro – segundas e quartas, 19h00-22h00

Nota: frequência presencial obrigatória de 75% da carga horária total

Local:
FPCEUP

Custo: gratuito (formação financiada)

Vagas: 8

Modo de candidatura: Online - clique para aceder ao formulário de candidatura: Candidatura (link)

Documentos obrigatórios a apresentar: CV resumido e Cópias de certificados de habilitações académicas OU  envio de comprovativo de situação profissional

Como enviar documentos: enviar para poise.genero@gmail.com