Você está em: Início > Notícias > X Tertúlia Dialógica | "O senhor é o que sabe. Nós, não"

X Tertúlia Dialógica | "O senhor é o que sabe. Nós, não"

14 de junho | 17h00 | sala 120

Em 2017 foram retomadas as Tertúlias Dialógicas. Estas foram iniciadas por Maria José Chisvert Tarazona, numa colaboração entre o Instituto Paulo freire de Portugal, a Associação Espaços: Projetos Alternativos de Mulheres e Homens, o CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas e o CRPF - Centro de Recursos Paulo Freire da FPCEUP; dá-se resposta ao interesse manifestado por muitos/as participantes numa sessão que a Maria José dinamizou e intitulou "Las comunidades de aprendizaje en España".

Este ano letivo, o ciclo de Tertúlias é desenvolvido em cumplicidade com o Programa Doutoral em Ciências da Educação da FPCEUP com o propósito de que alunos/as possam coconstruir espaços de aprofundamento do pensamento fundador de Paulo Freire.

A X Tertúlia Dialógica “O senhor é o que sabe. Nós, não” tem lugar no dia 14 de junho (quarta-feira) às 17h00, na sala 120 da FPCEUP e será dinamizada por Luiza Cortesão *.

Se esta sessão encerra da melhor maneira as Tertúlias Dialógicas, deste ano letivo, que têm vindo a ser dinamizadas por estudantes do Programa Doutoral em Ciências da Educação da FPCEUP, também inaugura o Óprima 2017 – Encontro de Teatro do Oprimido e Ativismo, que decorre entre 14 e 18 de junho, no Porto. Este encontro, que tem acontecido anualmente desde 2012, constrói-se em múltiplos espaços de partilha e debate, com oficinas de teatro dialético, teatro fórum e teatro jornal. Toda a informação, historial e inscrições em oprima.wordpress.com

A dinamização da tertúlia será desenvolvida a partir do visionamento prévio da última entrevista de Paulo Freire, disponível aqui.

cartaz
Sobre Luiza Cortesão:
É presidente da Direção do Instituto Paulo Freire de Portugal, onde desenvolve trabalho de investigação e extensão. Professora Emérita da Universidade do Porto. É investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FPCEUP e professora jubilada da mesma Faculdade. Desenvolve vários projetos de investigação e intervenção na área da educação e diversidade cultural. Foi consultora da UNESCO com missões nos PALOP, tais como Moçambique, Cabo Verde, Angola e São Tomé. Tem publicado livros e artigos em revistas nacionais e internacionais.
Foi agraciada, pelo então Presidente da República Jorge Sampaio, com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública.

Sobre as Tertúlias Dialógicas

por María José Chisvert

“¿Qué es?
Se trata de la construcción colectiva de significado y conocimiento en base al diálogo con todo el alumnado participante en la tertulia. El funcionamiento de las tertulias dialógicas se basa en los 7 principios del Aprendizaje Dialógico y se desarrollan en base a las mejores creaciones de la humanidad en distintos campos: desde la literatura hasta el arte o la música.
¿Cómo se organiza?
- En cada sesión todo el alumnado participante expone su interpretación sobre aquello en lo que se está trabajando en la tertulia dialógica (un texto literario, una obra de arte, una pieza musical, una aportación matemática, etc.).
- Através del diálogo y las aportaciones de cada estudiante se genera un intercambio enriquecedor que permite profundizar en aquello sobre lo que versa la tertulia, promoviendo a su vez la construcción de nuevos conocimientos.
- En cada sesión una de las personas participantes asume el rol de moderadora con la idea de favorecer una participación igualitaria entre todo el alumnado.”

As Tertúlias Dialógicas inserem-se nas "Atuações de êxito" que corporizam o trabalho das comunidades de aprendizagem, como forma de transformação social e educativa de caráter inclusivo.

Tertúlias já realizadas este ano:
25 de janeiro - 'Não há Docência sem Discência’: Paulo Freire e a Hibridação de Saberes, João Martins
22 de fevereiro - Rigor e Amor na Prática Educativa: Reflexões e Inquietações, Joana Cruz
22 de março - VII Tertúlia Dialógica, Louise Lima
19 de abril - VIII Tertúlia Dialógica, Isabel Amorim
17 de maio - IX Tertúlia Dialógica, Carla Cardoso

IPFP - Instituto Paulo Freire de Portugal
Centro de Recursos Paulo Freire
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen,
4200-135 Porto
T. | +351  22 040 06 18