Você está em: Início > Notícias > No laboratório à conversa com... Ana Correia de Barros

No laboratório à conversa com... Ana Correia de Barros

27 de janeiro | 14h30 | Laboratório da fala

cartaz
Dia 27 de janeiro decorre mais uma sessão do ciclo "No laboratório à conversa com...". Nesta sessão, a convidada é Ana Correia de Barros, da Fraunhofer Portugal.
A temática abordada será "Novas tecnologias para pessoas com doença crónicas e pessoas idosas: Princípios de interação com a tecnologia e trabalho participativo.

Decorre no Laboratório da Fala, às 14h30, na sala do Laboratório de Fala (FPCEUP, Piso 0).
A entrada é livre.

Resumo
As tecnologias de informação e comunicação têm vindo a ser cada vez mais utilizadas no apoio a desafios que aparecem com o envelhecimento, doenças crónicas ou de ciência. Uma das abordagens ao desenvolvimento de novas tecnologias tem sido o 'design centrado em humanos'. Sob esta abordagem, os futuros utilizadores são colocados no centro do processo e envolvidos desde o princípio, de modo a garantir que as soluções são realmente úteis e usáveis. O desenho de novas tecnologias para utilizadores não familiarizados com conceitos relacionados com o mundo digital ou utilizadores com deficiências traz também desafios à equipa de desenvolvimento. Estes desafios dividem-se em dois grandes grupos: princípios de interação com a tecnologia e princípios de participação. Para dar início a esta conversa, pretendemos apresentar alguns exemplos deste processo em que foram desenvolvidas soluções digitais com e para pessoas com doenças crónicas e pessoas idosas, falando daquilo que aprendemos em termos de princípios de interação (e.g. atenção e perceção, aprendizagem e memória), poder das novas tecnologias, aceitação da tecnologia e trabalho participativo.

Laboratório de Fala
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen,
4200-135 Porto