Você está em: Início > Notícias > Iniciativa NEOTEC
Mapa das Instalações

Iniciativa NEOTEC

Apoio à criação de novas empresas

Neotec Um dos objectivos inscritos no Plano de Acção para a Sociedade da Informação é o estímulo à criação de novos produtos e serviços para o mercado, através do apoio à criação de novas empresas de base tecnológica. Neste contexto, a Iniciativa NEOTEC, a coordenar pela UMIC, é uma das ferramentas propostas para atingir este objectivo.
Esta iniciativa visa suprir uma lacuna de financiamento no processo de criação de novas empresas de base tecnológica e com elevado potencial de crescimento, procurando contribuir para:
  • a constituição de novas empresas de base tecnológica com elevado potencial de crescimento, cobrindo as diferentes fases deste processo, desde a identificação do potencial de mercado das tecnologias envolvidas até à fase inicial de operacionalização e comerciallização de resultados;
  • a mudança de atitude dos actores do Sistema Científico Nacional, induzindo-os a incorporar nas suas actividades regulares o desenvolvimento e a aplicação de métodos para a valorização do conhecimento por si gerado.
Os projectos de criação e desenvolvimento de empresas, a apoiar pela Iniciativa NEOTEC, compreendem três fases sequenciais distintas:
Fase 1 - Geração de conceitos de produtos, serviços ou processos
  • Esta fase tem por objectivo apoiar a geração de conceitos de produtos, serviços ou processos a partir de tecnologias inovadoras e a análise da sua potencial aceitação pelo mercado;
  • O projecto será considerado apto a passar à fase seguinte quando os seus promotores conseguirem demonstrar o potencial das tecnologias em causa para gerar produtos, serviços ou processos inovadores;
  • Esta fase tem uma duração máxima de 6 meses.
Fase 2 - Desenvolvimento de um modelo e de um plano de negócio
  • Esta fase consiste na análise da viabilidade técnica, económica e financeira do projecto definido e conceptualizado na fase 1.
  • O projecto será considerado apto a passar à fase seguinte quando os promotores conseguirem demonstrar, por um lado, a viabilidade do seu projecto e, por outro, a capacidade de reunirem uma equipa de gestão capaz de sustentar negócio proposto.
  • A apresentação de parceiros ou investidores no final desta fase é considerada uma mais valia.
  • Esta fase tem uma duração máxima de 6 meses.
Fase 3 - Constituição e arranque da empresa
  • Esta fase inclui os procedimentos para a constituição e o arranque da empresa, segundo o projecto definido nas fases anteriores.
  • Para se candidatarem aos apoios da Iniciativa NEOTEC para esta fase, os promotores, na sua totalidade ou em parte, devem ter participado na constituição de uma sociedade comercial cujo objectivo seja o de materializar o projecto nas fases anteriores.
  • Esta fase tem uma duração máxima de 14 meses. A duração máxima cumulativa das três fases é de dois anos.
Destinatários:
  • Estudantes de graduação e pós-graduação do ensino superior, com inscrição em vigor, ou com última inscrição válida com antiguidade não superior a 3 anos;
  • Investigadores e docentes pertencentes a instituições do Sistema Científico Nacional.
  • Programas realizados por instituições do Sistema Científico Nacional que visem a valorização do conhecimento nelas gerado.
Os promotores dos projectos de criação e desenvolvimento de empresas podem concorrer individualmente ou em equipa, formada a partir dos diferentes grupos mencionados no número anterior.
O Promotor tem que estar constituído como empresário em nome individual.
Edital
Para obter mais informações relativas à candidatura deverá consultar os seguintes websites: NEOTEC: http://www.neotec.gov.pt Agência de Inovação: http://www.adi.pt/ POS_Conhecimento: http://www.pos-conhecimento.pcm.gov.pt
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-12-06 às 17:32:08 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais